SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Primeira descrição de um genoma completo de Bavovirus na Região Amazônica, detectado em uma granja comercial brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

LIMA, Dayane Pereira de; MENDES, Gabriella da Silva  e  SANTOS, Norma. Isolamento, tipagem e suscetibilidade ao aciclovir de herpesvírus humanos 1 e 2 detectados no Rio de Janeiro, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2023, vol.14, e202301253.  Epub 15-Mar-2023. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202301253.

OBJETIVOS:

Isolar e identificar cepas de herpesvírus humano (HHV) circulantes em indivíduos saudáveis no Rio de Janeiro, Brasil, e caracterizar sua suscetibilidade ao aciclovir (ACV).

MATERIAIS E MÉTODOS:

Quinze swabs de lesões cutâneas ou mucosas foram utilizados para inocular células Vero para propagação viral. As espécies dos isolados foram identificadas pela amplificação e sequenciamento de uma porção da região conservada do gene da DNA polimerase do herpesvírus. A suscetibilidade ao ACV foi determinada usando ensaios de dose-resposta.

RESULTADOS:

Cepas de HHV foram isoladas de todas as 15 amostras. Dez isolados pertenciam à espécie HHV-1 e cinco, à espécie HHV-2. Os ensaios de suscetibilidade mostraram que 13 isolados foram sensíveis ao ACV, um apresentou resistência intermediária e um foi resistente.

CONCLUSÃO:

Os resultados apresentados neste estudo demonstram a circulação do HHV-1 e HHV-2 em indivíduos saudáveis no Rio de Janeiro, incluindo cepas resistentes ao ACV, e destacam a necessidade de vigilância contínua diante do surgimento de cepas resistentes do HHV aos medicamentos antivirais usados no tratamento dessas infecções.

Palavras-chave : Herpesvírus Humano 1; Herpesvírus Humano 2; Aciclovir; Farmacorresistência Viral.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )