SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Isolamento, tipagem e suscetibilidade ao aciclovir de herpesvírus humanos 1 e 2 detectados no Rio de Janeiro, BrasilPercepção, sentimentos e atitudes frente à morte para profissionais de Unidades de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

CASTRO, Ceyla Maria Oeiras et al. Primeira descrição de um genoma completo de Bavovirus na Região Amazônica, detectado em uma granja comercial brasileira. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2023, vol.14, e202300961.  Epub 04-Abr-2023. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202300961.

OBJETIVO:

Investigar a presença de vírus em amostras fecais de frangos clinicamente normais do gênero Gallus gallus, coletadas em uma granja comercial localizada no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém, estado do Pará, Região Norte do Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Um genoma inteiro foi identificado em um pool fecal de frango de corte, usando sequenciamento de alto rendimento e análise filogenética.

RESULTADOS:

O genoma completo foi caracterizado como pertencente ao gênero Bavovirus da família Caliciviridae.

CONCLUSÃO:

Esta é a primeira descrição desse gênero na Região Amazônica e uma das poucas no Brasil, evidenciando a necessidade de monitoramento do vírus para melhor compreender sua epidemiologia e potencial zoonótico.

Palavras-chave : Sequenciamento Completo do Genoma; Caliciviridae; Galinhas; Gallus gallus; Aves Domésticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )