SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14First description of a whole genome of Bavovirus at the Amazonian Region, detected in a commercial chicken farm from BrazilList of sand fly (Diptera: Psychodidae) and spatial distribution of leishmaniasis main vector species in Mato Grosso State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

NINA, Rachel Vilela de Abreu Haickel et al. Percepção, sentimentos e atitudes frente à morte para profissionais de Unidades de Terapia Intensiva. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2023, vol.14, e202301342.  Epub Aug 21, 2023. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202301342.

OBJETIVO:

Descrever as percepções, sentimentos e atitudes dos profissionais de saúde diante da morte em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), bem como analisar fatores associados a esses desfechos.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Estudo transversal com 45 enfermeiros e 52 médicos de quatro UTI (geral, cardíaca, pediátrica e neonatal) em um hospital universitário na Amazônia Legal brasileira. Um questionário estruturado autoaplicável foi utilizado para coletar dados. Associações foram estimadas em análises de regressão logística multinomial (α = 5%).

RESULTADOS:

A morte de pacientes da UTI significou especialmente fracasso/culpa para médicos e dor para enfermeiros, enquanto eles entenderam o óbito de doentes terminais como descanso/alívio para o paciente. Atitudes de compartilhar a comunicação da má notícia, não reanimar pacientes terminais e discutir essa conduta foram predominantemente relatadas. As percepções/sentimentos sobre a morte na UTI foram associadas à categoria profissional, idade da primeira experiência pessoal com a morte e especialidade da UTI. As atitudes laborais foram associadas ao tempo de graduação, categoria profissional, quantidade de UTI em que trabalha, discussão sobre a morte durante a vida profissional, idade da primeira experiência pessoal com a morte e religião.

CONCLUSÃO:

A morte de pacientes de UTI está ligada à dor, culpa e fracasso. As percepções, sentimentos e atitudes dos trabalhadores de saúde da UTI frente à morte são afetados por aspectos socioculturais, experiências anteriores e formação profissional. Suas atitudes expressam uma obstinação terapêutica.

Keywords : Atitude Frente a Morte; Assistência Terminal; Unidades de Terapia Intensiva; Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública; Ética Profissional.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )