SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Perceptions, feelings, and attitudes towards death for Intensive Care Units professionalsComposition and distribution of freshwater mollusks in the Pantanal biome, Mato Grosso State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

THIES, Sirlei Franck; MENEGATTI, Jaqueline Aparecida; MORAES, Sinara Cristina de  and  MARTINS, Mirian Francisca. Lista das espécies de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) e distribuição espacial das principais espécies vetoras de leishmanioses no estado de Mato Grosso, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2023, vol.14, e202301427.  Epub Sep 27, 2023. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202301427.

OBJETIVOS:

Atualizar a lista das espécies de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) existentes no estado de Mato Grosso, Brasil, assim como demonstrar a distribuição espacial dos principais vetores das leishmanioses no estado.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Os dados foram obtidos de conteúdos acadêmicos publicados sobre a fauna flebotomínica de Mato Grosso e de relatórios entomológicos do banco de dados da Secretaria de Estado de Saúde referentes ao período de 2006 a 2021. A nomenclatura taxonômica dos espécimes seguiu as atualizações recentes de pesquisadores de referência na área.

RESULTADOS:

Houve detecção de 26 novas espécies na fauna flebotomínica de Mato Grosso, totalizando 132 espécies, sendo seis pertencentes ao gênero Brumptomyia e 126 distribuídas em 16 outros gêneros. Os principais vetores de leishmaniose tegumentar americana (Nyssomyia whitmani e Bichromomyia flaviscutellata) e de leishmaniose visceral (Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis e Lutzomyia (Lutzomyia) cruzi) foram registrados nos três biomas existentes no estado, com ênfase para o Cerrado.

CONCLUSÃO:

A fauna flebotomínica de Mato Grosso é uma das mais ricas e diversificadas do país, apresentando espécies de importância na epidemiologia das leishmanioses distribuídas nos três biomas, fato que reforça a importância e a necessidade de levantamentos entomológicos para monitorar a ocorrência e a distribuição dos vetores dessas doenças na região.

Keywords : Phlebotomus; Vetores de Doenças; Leishmaniose; Entomologia; Biomas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )