SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Composição e distribuição de moluscos de água doce no bioma Pantanal, estado de Mato Grosso, BrasilTendência das taxas de detecção da hanseníase em um estado da Região Norte do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

SPINELLI, Dayane Azevedo et al. A febre de chikungunya em gestantes e suas repercussões imediatas no momento do parto: uma análise clínica, epidemiológica e espacial em Belém, estado do Pará, Amazônia oriental brasileira. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2023, vol.14, e202301312.  Epub 22-Nov-2023. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202301312.

OBJETIVO:

Analisar o perfil clínico-epidemiológico e a distribuição espacial dos casos notificados de febre de chikungunya em gestantes, bem como a repercussão imediata da doença nos recém-nascidos, no município de Belém, estado do Pará, Brasil, nos anos de 2016 a 2018.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Este é um estudo descritivo, ecológico e transversal, que utilizou dados secundários presentes no Sistema de Informação de Agravos de Notificação e no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos da Secretaria Municipal de Saúde de Belém. Foram descritas variáveis clínicas e epidemiológicas dos casos, seguidas de análises estatísticas e geoestatísticas.

RESULTADOS:

Das 52 gestantes com febre de chikungunya, houve predomínio de pardas (61,5%), da faixa etária de 20 a 29 anos (48,1%) e com o ensino médio completo (36,6%). Além disso, os casos apresentaram, principalmente, febre, mialgia, exantema e artralgia. O maior percentual de recém-nascidos nasceu de parto cesáreo. Houve ainda a predominância de recém-nascidos a termo e maior proporção de neonatais com peso adequado. A doença apresentou um padrão de distribuição espacial heterogênea nos bairros de Belém, com densidade muito alta em gestantes residentes em Ponta Grossa, Agulha, Parque Guajará, Guamá e Canudos.

CONCLUSÃO:

Observou-se uma distribuição desigual da doença em diferentes bairros de Belém, evidenciando a importância de políticas de saúde pública direcionadas para grupos de risco e áreas de maior incidência, visando à prevenção e ao controle da febre de chikungunya em gestantes.

Palabras clave : Distribuição Espacial; Epidemiologia; Febre de Chikungunya; Gestantes; Recém-Nascido.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )