SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Tendência das taxas de detecção da hanseníase em um estado da Região Norte do BrasilCaracterísticas clínico-epidemiológicas de pessoas vivendo com HIV e com neurotoxoplasmose na região oeste do estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

ALVES, Mario Ribeiro. Deficiências nutricionais e iniquidades em municípios do estado de Mato Grosso, Amazônia brasileira: 2007 a 2021. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2023, vol.14, e202301453.  Epub 22-Dez-2023. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202301453.

OBJETIVO:

Analisar iniquidades e deficiências nutricionais em residentes no estado de Mato Grosso, Brasil, de 2007 a 2021.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Trata-se de estudo ecológico, com abordagem espaçotemporal. Os registros de internações por deficiências nutricionais foram adquiridos junto ao DATASUS, sendo classificados por ano de atendimento, por municípios de residência no estado de Mato Grosso e sob variáveis sociodemográficas. Foram feitas associações estatísticas sob o teste de qui-quadrado, com 5% de nível de significância. Mapas temáticos foram gerados para as taxas médias, dos índices de Moran Local (autocorrelação espacial) e dos aglomerados espaçotemporais.

RESULTADOS:

Foram analisados 22.302 registros, dos quais foram observadas 22.648 internações por deficiências nutricionais, com 15,7% destas em crianças de até 4 anos de idade. Mais da metade dos registros de internação foi classificada como de indivíduos pardos. Destaca-se também a maior quantidade de internação em idosos, que representam a faixa etária de maior tendência à anemia. De forma geral, observou-se tendência de aumento nos valores das taxas médias por período, exemplificada pelos mapas.

CONCLUSÃO:

A contradição entre deficiências nutricionais e a alta produtividade agropecuária de Mato Grosso deve ser compreendida a partir de estudos interdisciplinares que visem melhorar a saúde da população local.

Palavras-chave : Iniquidades; Deficiências Nutricionais; Vulnerabilidades; Desigualdades Sociais; Análise Espaçotemporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )