SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Características clínico-epidemiológicas de pessoas vivendo com HIV e com neurotoxoplasmose na região oeste do estado do Pará, BrasilGastroenterite por rotavírus do grupo A em Leopardus tigrinus e Leopardus pardalis (Carnivora: Felidae) órfãos na Amazônia Oriental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

PINTO, Claudeth de Souza; ALVES, Veracilda Ribeiro; SANTOS, Walter Souza  e  GARCEZ, Lourdes Maria. Flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) do nordeste do Pará, Brasil, com expansão da distribuição conhecida de Evandromyia andersoni. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2023, vol.14, e202301302.  Epub 03-Fev-2023. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202301302.

OBJETIVO:

Identificar a composição faunística de flebotomíneos no município de Cachoeira do Piriá, estado do Pará, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Capturas entomológicas foram realizadas com armadilhas luminosas tipo CDC, a 1,5 m de altura em relação ao solo, durante 12 h, em 80 pontos amostrais nas interfaces urbana e rural de Cachoeira do Piriá, de agosto a outubro de 2021. Após montagem em lâminas, usando bálsamo do Canadá, os espécimes foram identificados, quantificados, e os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas para a realização de estatística descritiva.

RESULTADOS:

Foram capturados 544 espécimes (28 espécies de 12 gêneros). Nyssomyia antunesi, Nyssomyia fraihai, Evandromyia infraspinosa e Bichromomyia flaviscutellata foram as mais frequentes. Espécies com importância vetorial foram identificadas (Bi. flaviscutellata, Lutzomyia gomezi, Ny. antunesi, Psychodopygus davisi, Psychodopygus ayrozai e Psychodopygus complexus), além de um exemplar de Evandromyia andersoni, primeiro registro de ocorrência no Pará.

CONCLUSÃO:

Há espécies importantes na transmissão de leishmanias em Cachoeira do Piriá que necessitam de investigação. O registro de ocorrência de Ev. andersoni para o estado do Pará amplia a área de distribuição conhecida da espécie no Brasil e indica que a riqueza de flebotomíneos no Pará pode ser ainda maior.

Palavras-chave : Entomologia; Vetores; Leishmaniose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )