SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) do nordeste do Pará, Brasil, com expansão da distribuição conhecida de Evandromyia andersoni índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

GABRIEL, Áurea Martins et al. Gastroenterite por rotavírus do grupo A em Leopardus tigrinus e Leopardus pardalis (Carnivora: Felidae) órfãos na Amazônia Oriental. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2023, vol.14, e202301030.  Epub 06-Mar-2023. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202301030.

Rotavírus (RV) são altamente infecciosos e transmitidos pela via fecal-oral. São uma das principais causas de mortes por diarreia em crianças de países em desenvolvimento e causam impactos econômicos significativos como enteropatógenos entre os animais domésticos. Este relato apresenta achados clínicos e diagnósticos em dois casos de infecção por rotavírus envolvendo Leopardus tigrinus (Schreber, 1775) e Leopardus pardalis (Linnaeus, 1758), representando a primeira infecção registrada por RV do grupo A (RVA) nessas espécies. Os felinos foram resgatados no estado do Pará pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e tratados em uma unidade de terapia intensiva em um parque ambiental público de Belém. Após adaptação, até o 40º dia do período de quarentena, esses animais não apresentaram sintomas típicos de gastroenterite aguda fulminante. As amostras coletadas foram examinadas no Laboratório de Virologia do Instituto Evandro Chagas. O antígeno RVA foi detectado em amostras de sangue e fezes de L. tigrinus por ensaio imunoenzimático e imunocromatografia. Amostras positivas para RVA foram submetidas à eletroforese em gel de poliacrilamida e reação em cadeia da polimerase com transcriptase reversa para os genes VP4 e VP7, usando primers convencionais, porém com resultados negativos. As fezes foram examinadas para identificar ovos e parasitas e endoparasitas intestinais, com resultados negativos. Os animais morreram poucos dias após uma exacerbação clínica, logo não responsiva ao tratamento. As necropsias e análises histopatológicas foram realizadas no Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal Rural da Amazônia. Apesar dos achados patológicos típicos da infecção por RV, a gastroenterite hemorrágica seria incomum se a etiologia presumida fosse reconhecida.

Palavras-chave : Infecções por Rotavírus; Zoonoses Virais; Felidae; Fisiopatologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )