SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Leprosy in children under 15 in the Amazon: epidemiology, surveillance, and challenges in Pará State, BrazilOccurrence of Biomphalaria kuhniana (Clessin, 1883) in Piauí State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

BOTARO, Nicolle Alves et al. Análise espacial da concessão de benefícios previdenciários a pessoas vivendo com HIV/aids no Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2024, vol.15, e202401611.  Epub Dec 20, 2024. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202401611.

OBJETIVO:

Analisar os padrões de associação espacial da concessão de benefícios previdenciários a pessoas vivendo com HIV/aids no Brasil entre 2004 e 2016.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Estudo do tipo ecológico, utilizando dados secundários do Ministério do Trabalho e Previdência Social. As análises foram realizadas com o uso de técnicas de autocorrelação espacial, nomeadamente os índices I de Moran Global e Local.

RESULTADOS:

Foram concedidos 73.066 benefícios. Macrorregiões de saúde das Regiões Norte e Nordeste do país se destacaram com a formação de aglomerados de padrão baixo-baixo quando analisadas as concessões de benefícios de forma geral, em relação ao sexo e nas áreas urbanas, enquanto o estado de Santa Catarina apresentou aglomerado de padrão alto-alto para essas mesmas variáveis. Apenas nas Regiões Norte e Nordeste foi observado aglomerado de padrão alto-alto para concessão de benefícios em áreas rurais. Em macrorregiões de saúde da Região Norte, observou-se principalmente a formação de aglomerados de padrão baixo-baixo quando analisada a idade no início da doença e da incapacidade laboral. Quando analisado o tempo médio decorrido entre o início da doença e da incapacidade, um extenso aglomerado de padrão baixo-baixo cobriu grande parte das Regiões Norte e Nordeste, e outro extenso aglomerado de padrão alto-alto formou-se nas Regiões Sul e Sudeste do país.

CONCLUSÃO:

Os dados apresentados refletem a vulnerabilidade social que as populações das Regiões Norte e Nordeste do Brasil estão submetidas em relação à aids, particularmente nos aspectos de informalidade do trabalho e dificuldade de acesso aos serviços de saúde e previdência social.

Keywords : Previdência Social; Seguridade Social; Mapeamento Geográfico; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )