Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Related links
Similars in SciELO
Share
Revista Pan-Amazônica de Saúde
Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223
Abstract
SANTOS, Orianna dos et al. Ocorrência de Biomphalaria kuhniana (Clessin, 1883) no estado do Piauí, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2024, vol.15, e202401558. Epub Oct 23, 2024. ISSN 2176-6215. http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202401558.
OBJETIVO:
Apresentar o primeiro registro de Biomphalaria kuhniana para o estado do Piauí, Brasil.
MATERIAIS E MÉTODOS:
As coletas dos moluscos ocorreram na barragem de Boa Esperança, situada no município de Guadalupe (área I), e no Complexo Lagoas do Norte (área II), em Teresina. As coletas biológicas ocorreram de forma direta, por meio de conchas de captura e/ou pinças. Os exemplares foram triados e encaminhados ao Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica do Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, referência nacional para esquistossomose, para identificação morfológica e molecular, seguida de exame para verificar a presença de Schistosoma mansoni.
RESULTADOS:
Foram pesquisados 15 pontos de coletas, sendo: 12 na área I, que revelou a ocorrência de oito exemplares de Biomphalaria straminea e quatro de B. kuhniana; e três pontos na área II, de onde foram obtidos um exemplar de B. straminea e 40 de B. kuhniana. Nenhum molusco esteve parasitado por cercárias de S. mansoni.
CONCLUSÃO:
Este primeiro registro de B. kuhniana no Piauí agrega conhecimentos acerca da biodiversidade de moluscos Biomphalaria na região e enfatiza a importância da utilização de técnicas moleculares para a separação de B. straminea e B. kuhniana. A ocorrência de B. straminea revela a necessidade de novas investigações sobre a presença de focos de transmissão de esquistossomose mansônica no estado do Piauí, uma vez que a espécie é o principal hospedeiro de S. mansoni no Nordeste brasileiro.
Keywords : Biodiversidade; Biomphalaria; Moluscos; Schistosoma mansoni.