SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Ethanol exposition in the perinatal to aguardente into rats cerebral cortexHuman exposure to mercury in the west region of State of Pará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. vol.20 no.1 Belém Mar. 2006

 

ARTIGO ORIGINAL

 

Efeito do extrato de sacaca (croton cajucara, benth) nas glândulas mamárias de ratas submetidas à ooforectomia1

 

Effects of the extract of sacaca (croton cajucara, benth) in oophorectomized rat mammary gland1

 

 

Nara Macedo Botelho BritoI; Gilberto Pinheiro Nunes da Silva NetoII; Inês Ohashi Torres; Felipe Torres PachecoII; Lorena Lira BatistaII

IProfa. Dra. da Universidade do Estado do Pará
IIGraduandos de Medicina da Universidade do Estado do Pará

Endereço para correspodência

 

 


RESUMO

OBJETIVO: verificar o efeito da Croton cajucara Benth (sacaca) nas glândulas mamárias de ratas submetidas à ooforectomia.
MÉTODO: utilizados 10 ratos (Rattus norvegicus albinus), da linhagem Wistar, fêmeas, virgens, adultos, pesando entre 200 – 250 gramas; todas submetidas à ooforectomia bilateral e distribuídas de maneira randomizada em dois grupos, recebendo as substâncias por gavagem: GC (n=5), no qual foi administrado 0,5 ml de soro fisiológico; GS(n=5), administrado 5mg/kg de extrato de sacaca. As substâncias foram administradas no período de 28 dias. Realizada a mastectomia do 1o par abdomino-inguinal e o material levado à análise histológica. O teste estatístico utilizado foi o de Kruskal-Wallis.
RESULTADOS: verificou-se diminuição do número de alvéolos e da secreção intra-ductal no grupo Sacaca, apresentando diferença, estatisticamente, significante em relação ao grupo controle (P<0,05).
CONCLUSÃO: a Croton cajucara, Benth, apresentou um efeito antiestrogênico sobre a glândula mamária de ratas.

Descritores: Sacaca, Mama, Ratos


SUMMARY

OBJECTIVE: To verify the effects of the Croton Cajucara Benth (sacaca) in oophorectomized rat mammary gland.
METHOD: The authors used 10 Rattus norvegicus albinus, female, virgins, adults, weighting 200 – 250 grams. In everyone were realized bilateral oophorectomize and they were distributed into control (n=5), and experimental groups (n=5), that received distilled water (0,5 mL) and sacaca’s extract (5mg/kg) per oral, respectively. The substances were administred per 28 days. The first pair of abdominal-inguinal mammary gland was dried up and it’s submitted to histologic evaluation. After, the authors used Kruskal-Wallis as statistic test.
RESULS: There were significant diferences between experimental and control groups (P<0,05).
CONCLUSION: The Croton cajucara, Benth presented an anti-estrogenic effect on rat mammary gland.

Key-Words: Sacaca, gland mammary, rat


 

 

INTRODUÇÃO

A mama é, seguramente, um órgão-alvo ainda desconhecido, uma vez que, atualmente, é impossível obter resultados significativos e específicos sobre a fisiologia mamária, podendo ser muito útil considerar os resultados dos recentes achados das várias áreas biomédicas, entre elas a farmacologia, e procurar integrá-los e transportá-los ao estudo da mama, com o conseqüente desenvolvimento de linhas de pesquisas específicas sobre a fisiologia mamária1.

A ciência moderna vem despertando progressivo interesse em relação às plantas da Amazônia, visto que, o uso popular atribui a tais ervas efeitos alcançados, até então, somente por medicamentos industrializados, como analgésicos, antiinflamatórios, cicatrizantes entre outras finalidades2.

Uma planta medicinal muito usada nesta região também, é o Croton cajucara, Benth (Euphorbiaceae), conhecida, popularmente, como sacaca e utilizada sob a forma de infuso ou decoto de sua casca e folhas2,3,4. Vários autores relatam propriedades antiinflamatória5,6, hipoglicemiante7,antiulcerogênicas8,9,10 , hipocolesterolêmicas11 e antiestrogênica12.

No entanto, apesar dos usos difundidos pela população, não foi possível encontrar na literatura informações a respeito de suas ações na glândula mamária. Além disso, os resultados do uso empírico de plantas medicinais mostram-se, com o passar do tempo, uma alternativa para as terapêuticas tradicionais. Por outro lado, o desconhecimento dos efeitos adversos de algumas destas ervas e seus usos indiscriminados por influência de modismos ou fatores culturais suscita o interesse em conhecer melhor suas propriedades deletérias, bem como, confirmar, cientificamente, seus resultados terapêuticos2,3.

 

OBJETIVO

Verificar o efeito da Croton Cajucara Benth nas glândulas mamárias de ratas submetidas à ooforectomia.

 

MÉTODO

Amostra

Utilizados 10 ratos (Rattus norvegicus albinus) da linhagem Wistar, fêmeas, virgens, adultos, pesando entre 200 e 250 gramas, provenientes do biotério do Instituto Evandro Chagas (Belém – Pará), adaptados ao Laboratório de Cirurgia Experimental da Universidade do Estado do Pará por 15 dias antes do início do experimento, mantidos em ambiente controlado, com água e ração ad libitum.

Os animais distribuídos por randomização em dois grupos de estudo, cada qual com 5 (cinco) animais, sendo que as substâncias foram administradas via oral por gavagem, do seguinte modo:

 

 

Procedimentos

Os animais foram submetidos à anestesia inalatória de éter etílico, depilados manualmente e feita laparotomia mediana de 2 cm para abordagem dos ovários, os quais foram ligados proximal e distalmente em conjunto a 1 cm do corno uterino, sendo por fim seccionados. Realizada a laparorrafia com algodão 3-0. Depois de 20 dias, as ratas foram submetidas à citologia vaginal esfoliativa, com escovinhas de endocérvice embebidas em solução de soro fisiológico de acordo com o método descrito por Gronroos e Kauppila (1959)13; em seguida o conteúdo espalhado em lâmina, e logo submersa em álcool absoluto para fixação. Coraram-se, estas, pelo método de Shorr-Harris e análisadas ao microscópio óptico a fim de caracterizar o ciclo estral. Ao 20º dia do experimento, as ratas receberam as substâncias de acordo com cada grupo e dias pré-determinados. Após esse período, submetidas à anestesia inalatória por éter etílico, sendo, então, realizada a mastectomia do 1° par abdômino-inguinal por depilação manual da região, seguida por incisão cutânea de forma quadrada, cujos lados medem, aproximadamente, 1 cm ao redor da glândula para análise histológica e morfométrica.

 

 

As peças foram fixadas em solução de Bouin por 72 h e, então, submetidas ao processamento histológico de rotina. Os cortes foram obtidos em micrótomo ajustado para 5 micrômetros, corados pela Hematoxilina-eosina e analisados ao microscópio óptico. No estudo utilizou-se ocular k da Zeiss, com retículo de integração contendo 25 pontos organizados em cinco fileiras, acoplado em microscópio de luz com aumento final de 100 vezes. Os dados foram anotados em protocolos de estudo e levados à análise estatística. Utilizou-se o teste e Kruskal Wallis e o índice de hipótese de nulidade adotado foi de 0,05%.Todos os animais foram submetidos à eutanásia com dose letal de éter etílico ao final do experimento.

 

RESULTADOS

 

 

 

 

 

 

DISCUSSÃO

A planta Croton cajucara Benth é amplamente utilizada na Medicina popular da Amazônia para o tratamento de grande variedade de doenças, principalmente, desordens gastro-intestinais.9,14

Apesar do uso difundido da sacaca, não se encontrou na literatura informações a respeito de sua ação na glândula mamária. Luna-Costa e col (1999)15 observaram sua ação antiestrogênica em vagina de ratas.

Os resultados do uso empírico de plantas medicinais mostram uma alternativa para as terapêuticas tradicionais. Contudo, o desconhecimento dos efeitos adversos de algumas dessas ervas e seus usos indiscriminados por influência de modismos ou fatores culturais suscita o interesse em conhecer melhor suas propriedades deletérias, bem como, confirmar, cientificamente, seus resultados terapêuticos.

Os procedimentos realizados no estudo foram orientados pela Medicina tradicional.16 Como a maior parte da população utiliza a droga por via oral, optouse por gavagem em dose terapêutica.

O peso dos animais foi indiferente comparandose os dois grupos, pois em ambos as ratas apresentaram ganho ponderal pouco significante, proporcional ao esperado de acordo com o número de dias do experimento em que receberam água e ração ad libitum. Discordando do estudo de Santos e col (2001)17, que notou um aumento de peso inicialmente, seguido de perda ponderal na fase final do estudo de animais submetidos à ooforectomia, recebendo ou não estrógenos conjugados.

Neste trabalho, não houve diferença em relação ao número de ductos/campo, comparando-se o grupo controle e o grupo sacaca, estando ambos diminuídos.

Verificou-se diminuição do número de alvéolos no grupo Sacaca deste experimento (Tabela I), apresentando diferença estatisticamente significante em relação ao grupo controle.

Esses achados estão de acordo com os encontrados no trabalho de Shida e col (2001)18, que constatou que a utilização do danazol, altera a quantidade de alvéolos, mas não influencia no número de ductos. No entanto, o estudo de Santos e col (2001)17 demonstrou aumento do número de ductos, bem como do número de alvéolos em ratas estimuladas com estrogênios conjugados.

Nas ratas do grupo controle foi comum o achado de secreção intra-ductal, presente em todas as ratas estudadas. Porém, no grupo sacaca a secreção, embora presente, apresentou-se de maneira escassa, gerando um resultado estatístico significante. Também houve uma diminuição da vacuolização intra-plasmática no grupo sacaca, porém, não foi suficiente para comprovar estatisticamente essa variação.

A mama de ratas em estro permanente apresenta desenvolvimento da unidade lóbulo-acinar com secreção intraluminal (atividade secretora) e um nítido predomínio dos ductos sobre os alvéolos, possivelmente resultante da estimulação crônica pelos estrogênios.18,19

A diminuição do número de ácinos mamários/ ducto terminal, menor intensidade de vacuolização intra-citoplamática e a escassez de secreção intraductal nas mamas dos animais do grupo sacaca, quando comparados ao grupo controle, demonstra maior grau de hipotrofia glandular nos animais do primeiro grupo, que também apresentaram intensa rarefação glandular, com predomínio de tecido adiposo, ocorrendo, portanto, a substituição do estroma interlobular de mamas jovens por tecido adiposo, devido à diminuição dos hormônios estrogênicos, como ocorre naturalmente com o decorrer da idade.

Nos animais do grupo controle foram encontradas áreas de tecido mamário moderadamente desenvolvido. Esses achados ratificam, portanto, a existência de efeito anti-estrogênico da sacaca sugerido por Luna Costa e col(1999) em vagina de ratas.15

 

CONCLUSÃO

A Croton cajucara, Benth, (sacaca) apresenta efeito anti-estrogênico sobre a glândula mamária de ratas.

 

REFERÊNCIAS

1 - PINOTTI JA, MONTRUCCOLLI GC. Fisiologia da mama. In: Pinotti JA e col. Compêndio de Mastologia.1ª ed. São Paulo (SP): Manole; 1991. p 11-20.

2 - PIMENTEL, AAMP. Cultivo de Plantas medicinais na Amazônia. Belém (PA): FCAP, Serviço de Documentação e Informação; 1994.

3 - MARTINS, JEC. Plantas medicinais na Amazônia. 2ª ed. Belém (PA): CEJUP; 1989.

4 - RODRIGUES RM. A flora da Amazônia. 1a ed. Belém (PA), CEJUP, 1989 p 92.

5 - CARVALHO JCT e col. Investigation of anti-inflammatory and antinociceptive activities of trans-deydrocrotonin, a 19-nor-clerodane diterpene from Croton cajucara. Planta Medica. 1992; 62(5):402-4.

6 - Ichiara Y e col. Cajucarinolide and iso-cajucarinolide: anti-inflammatory diterpenes from Croton cajucara. Planta Medica. 1992; 58(6):549-51.

7 - FARIAS RAF e col. Hypoglycemic effect of trnas-deydrocrotonin, a nor-clerodane diterpene from Croton cajucara. Planta Medica. 1997; 63(2):558-61.

8 - BRITO ARMS; RODRIGUEZ JA, HIRUMA-LIMA CA, HAUN M, NUNES DS. Antiulcerogenic from the bark of Croton cajucara, Benth on experimental gastric ulcer models in rats and mice. J Pharm Pharmacol. 1998; 51 (12): 341-6.

9 - HIRUMA-LIMA CA, SPADARI-BRATFISCH RC; GRASSI-KASSISSE DM, BRITO ARMS. Antiulcerogenic mechanisms of deydrocrotonin, a diterpene lactone obtained from Croton cajucara. Planta Medica. 1999; 65 (4): 325-30.

10 - HIRUMA-LIMA CA, GRACIOSO JS, NUNES DS, SOUZA-BRITO ARM. Effects of an essential oil from the bark of Croton cajucara, Benth on experimental gastric ulcer models in rats mice. J Pharm Pharmacol. 1998; 51(12):341-6.

11- FARIAS RAF, NETO MFO, VIANA GSB, RAO VSN. Effects of Croton cajucara extract on serum lipids of rats fed diet. Phytotherapy research. 1996; 10(8): 697-9.

12 - BRITO NMB, LAMARÃO LG, DAMOUS SHB, BRITO RB, CARVALHO RA. Morfologia e morfometria do epitélio cérvicovaginal, após o uso de óleo de copaíba em ratas ooforectomizadas. Ver Par Méd 2001; 15(4): 42-6.

13 - GRONROOS M, KAUPPILA O. Hormonal-cyclic in rats under normal conditions and under stress as revealed by vaginal smears after Shorr staining. Acta Endocrinol 1959; 32: 261-71.

14 - BIGHETTI EJ, HIRUMA-LIMA CA, GRACIOSO JS, BRITO AR. Anti-inflammatory and antinociceptive effects in rodents of the essential oil of Croton cajucara Benth. J Pharm Pharmacol. 1999; 51(12): 1447-53.

15 - LUNA-COSTA AM, SILVA JC, CAMPOS AR, RAO VS, MACIEL MA, PINTO AC. Antiestrogenic effect of transdehydrocrotonin, a nor-clerodane diterpene from Croton cajucara, Benth in rats. Phytoter Res 1999; 13(8): 689-91.

16 - MACIEL MA, PINTO AC, ARRUDA AC et al. Ethnopharmacology, phitochemistry and pharmacology: a successful combination in the study of Croton cajucara. J Ethnopharmacol 2000; 70(1): 41-55.

17 - SANTOS LOM, BIONDO-SIMÕES MLP, IOSHII SO. Efeito dos estrógenos conjugados e da medroxiprogesterona sobre a mama: estudo experimental. Rev Bras Ginecol Obstet 2001; 23(8): 507-13.

18 - SHIDA JY, GEBRIM LH, SIMÕES MJ, BARACAT EC, LIMA GR. Estudo morfológico e morfométrico da mama de ratas em estro permanente, tratadas com Danazol. Rev Bras Ginecol Obstet 2001; 23(1): 41-5.

19 - SOUZA AZ. Contribuição para ao estudo da mama de ratas em estro permanente, em hipotireoidismo experimental [dissertação]. São Paulo: Universidade Estadual de São Paulo; 1970.

 

 

Endereço para correspondência:
Nara Macedo Botelho Brito
Trav Perebebuí. 340, Belém – PA.
Tel: (91)32760829
e-mail: narabrito@amazon

 

Recebido em 14.12.2005
Aprovado em 08.03.2006

 

 

1Trabalho realizado no Laboratório de Cirurgia Experimental da Universidade do Estado do Pará, com apoio do Instituto Evandro Chagas e financiamento da Funtec-Sectan.