SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Mastopatia diabética bilateral: relato de casoEstudo das principais causas que levam à gravidez na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.20 n.3 Belém set. 2006

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Fatores de risco gestacional e complicações associadas às alterações ponderais de gestantes

 

Gestacional risk factors and complications related with overweight and underweight in pregnant women

 

 

Ana Beatriz Tavares de Moura Brasil Matos; Ingrid Soani Amaral de Couto; Leandra Ferreira do Nascimento; Lia Tavares de Moura Brasil Matos; Millene Arruda Bechara; Heloisa Helena Moreira de Moraes Barbosa

 

 

INTRODUÇÃO: alterações ponderais têm grande importância na evolução da gravidez, pois este é um período em que ocorrem grandes transformações no corpo feminino, em curto espaço de tempo. Fatores de risco e complicações gestacionais como hipertensão arterial, diabetes gestacional, alteração da função cardíaca, doença hipertensiva específica da gravidez, entre outras, estão, comumente, relacionadas ao sobrepeso e obesidade na gravidez; complicações fetais, como baixo peso do recém-nascido e retardo do crescimento intra-uterino, estão relacionadas à má-nutrição.
OBJETIVO: verificar os fatores de risco gestacional e complicações associadas ao sobrepeso e baixo peso das gestantes, atendidas na Unidade Básica de Saúde da Pedreira (UBS-Pedreira) em Belém, PA, em 2004.
MÉTODO: estudo transversal, com amostra inicial de 543 prontuários de pacientes grávidas atendidas na UBS-Pedreira, ano de 2004, listadas no Livro de Registro e Controle do Pré-Natal. Desses, foram excluídos 63 prontuários, pois não foram encontrados ou não continham dados suficientes para a pesquisa, restando então 480, cujos dados foram coletados através de protocolo de pesquisa para cada paciente. As informações pesquisadas foram referentes à: - idade, estatura; peso antes da gestação; número de gestações, partos e abortos; relação peso/idade gestacional (sobrepeso, peso normal ou baixo peso); fatores de risco apresentados (idade, altura, paridade, intervalo do último parto, ganho ponderal, antecedentes obstétricos, etilismo ou tabagismo, diabetes mellitus, diabetes gestacional, doença cardíaca, renda e outros), e as complicações (hemorragia na gestação, aborto, doença hipertensiva específica da gravidez e outros) -. A avaliação nutricional das gestantes foi realizada com base no Nomograma de Rosso e na Curva de Rosso.
RESULTADOS: a maior parte das gestantes (72%) apresentou baixo peso; 94,6% das gestantes apresentou pelo menos um fator de risco, dentre os quais, o mais prevalente foi a renda de 0 a 3 salários mínimos, que atingiu 305 gestantes, dentre as quais, 72,1% apresentaram baixo peso. A nuliparidade também foi outro fator, estatisticamente, relevante, pois 190 grávidas eram nulíparas, e dentre essas, 83,7% pertencem ao grupo baixo peso. A maioria das gestantes estudadas (97%) não apresentou complicações durante a gravidez. Considerações finais: o baixo peso foi predominante entre as gestantes com alteração ponderal. Dentre os fatores de risco prevalentes, baixa renda foi o principal. A maioria das pacientes não apresentou complicações durante a gravidez.

Descritores: gravidez; sobrepeso; baixo peso.

 

 

Trabalho realizado na UBS Pedreira, pelo CCBS da Universidade do Estado do Pará.