SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Síndrome de eagle: relato de casoHemocromatose primária não relacionada ao gene HFE: relato de caso e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.20 n.4 Belém dez. 2006

 

JORNADA CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ – DEZEMBRO/2006

 

Soroprevalência de anticorpos anti-hav total em pacientes com hepatite crônica C em um hospital de referência da Amazônia Oriental

 

 

Thiago Ferreira da Silva; Edvan Amorim Filho; Simone Regina Souza da Silva conde; Ivanete do Socorro Abraçado Amaral; Lizomar de Jesus Maués Pereira Moia; Esther Castello Branco de Mello Miranda; Manoel do Carmo Pereira Soares

 

 

INTRODUÇÃO: há evidências de que a hepatite A, quando superposta a doença hepática crônica, exibe com maior freqüência formas mais graves, inclusive hepatite fulminante, sendo o risco maior em hepatopatas crônicos pelo vírus da hepatite C (VHC).
OBJETIVO: determinar a soroprevalência de anticorpos anti-HAV total em pacientes com hepatite crônica C, correlacionando-a aos aspectos clínico-epidemiológicos e a necessidade de imunoprofilaxia ativa contra a hepatite A.
CASUÍSTICA E MÉTODOS: no período de janeiro a julho de 2004, selecionaram-se pacientes portadores de anti-HCV (Elisa 3a geração) e PCR-RNA-HCV (Amplicor Roche) positivos com diagnóstico de hepatite crônica, cirrose e carcinoma hepatocelular do Programa de Hepatopatias Crônicas da Santa Casa de Misericórdia do Pará para a realização de sorologia anti-HAV total pelo teste de ELISA.
RESULTADOS: foram testados 243 pacientes dos quais 179 (72,4%) eram do sexo masculino e 200 (84,4%) procediam de zona urbana. Deste total, 90,5% eram anti-HAV positivos. Comparando-se os grupos anti-HAV positivo e negativo, obteve-se média de idade de 46,9 anos (DP=13,86) e 22,2 anos (DP=12,67; p<0,0001), respectivamente. Dentre aqueles com mais de 35 anos, 5 (2,7%) eram anti-HAV negativos (p<0,0001). Não houve diferença quanto à distribuição por sexo nem quanto aos diagnósticos entre os dois grupos.
CONCLUSÃO: foi alta a prevalência de anti-HAV total (90,5%) em pacientes cronicamente infectados pelo vírus da hepatite C com menor média de idade no grupo anti-HAV negativo em relação ao positivo (22,2 versus 46,9), sugerindo que a vacinação contra a hepatite A deveria ser feita com base na triagem sorológica prévia, principalmente após os 35 anos de idade.

Descritores: hepatite C; soroprevalência de antiHAV total.

Apoio financeiro: FSCMPA; IEC/SVS/MS

 

Universidade do Estado do Pará
Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
Instituto Evandro Chagas.

 

Trabalho apresentado na Jornada de Trabalhos Científicos da FSCMP, em 15.12.2006.