SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Atividade física em pacientes com excesso de peso no ambulatório de obesidade infantil da Fundação Santa Casa de Misericórdia do ParáBalão de oxigênio e eutanásia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.20 n.4 Belém dez. 2006

 

JORNADA CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ – DEZEMBRO/2006

 

Análise do controle de qualidade do leite doado para o banco de leite humano da FSCM-PA

 

 

Maria Eunice Begot da Silva Dantas; Érika Ozela Augusto; Isabela de Souza Botelho

 

 

INTRODUÇÃO: a qualidade química e microbiológica do leite humano ordenhado (LHO) distribuído pelo Banco de Leite Humano é um assunto de interesse para a saúde pública, pois os neonatos que consumirão este produto têm baixa resistência às infecções e o consumo de leite contaminado pode ser a causa de doenças [1]. O controle de qualidade deve garantir que o produto oferecido tenha sua qualidade preservada a baixo custo e com o mínimo de risco para a saúde do consumidor [2]. O leite humano cru, se não utilizado de imediato, deve ser armazenado sob refrigeração, por no máximo 15 dias e deve ser submetido a testes microbiológicos e físico-químicos para avaliação de sua qualidade [3].
OBJETIVO: analisar os resultados dos testes microbiológicos e físico-químicos realizados a fim de verificar a qualidade das etapas que antecedem essas analises.
MÉTODO: realizou-se estudo transversal com base nos dados do protocolo do Laboratório do Banco de leite Humano da FSCMPA, durante o primeiro trimestre de 2006.
RESULTADOS: observa-se por meio desses resultados que, das 3857 amostras analisadas, 3450 foram aprovadas e 407 foram descartadas por apresentarem acidez maior que 8oD, o que representa 89% e 11% respectivamente. Das amostras analisadas o maior valor de acidez observado foi de 45,0oD, o menor foi de 1,0oD e o valor médio da acidez foi de 4,6oD. O valor do desvio padrão da amostra analisada foi de 3,9. As 3450 amostras aprovadas no teste de acidez foram submetidas ao teste microbiológico e todas foram aprovadas pela ausência de coliformes fecais.
CONCLUSÕES: apesar da maior porção das amostras serem aprovadas no teste de acidez, é importante buscar novas técnicas para evitar a perda do leite doado para BLH, pois este é de fundamental importância para a nutrição dos recém nascidos do hospital. Pelo fato de que todas as amostras que passaram pela analise microbiológica terem sido aprovadas, podemos concluir que o teste de acidez tem se demonstrado muito eficaz na detecção de leites impróprios para consumo, mas é de suma importância que se mantenha as duas análises para garantir a segurança do alimento que chega aos neonatos.

DESCRITORES: controle de qualidade; banco de leite humano.

 

Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará / Universidade Federal do Pará.

 

Trabalho apresentado na Jornada de Trabalhos Científicos da FSCMP, em 15.12.2006.