SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Granulomatose Linfomatóide: relato de casoGrau de satisfação da população usuária da "Casa Família Água Cristal" em relação ao atendimento médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.2 Belém jun. 2007

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Perfil sócio-econômico de adolescentes grávidas e puérperas em Belém do Pará, atendidas pelo Pré-Natal do "Programa Saúde da Família"

 

 

Jorge Luiz Andrade Coêlho; Danielle Dias da Silva; Felipe Oliveira de Sousa; Hirlana Gomes Almeida; Max Guilherme Nacimento Júnior; Walda Helena Alves Gonçalves Coêlho

Universidade do Estado do Pará. Casa Família Mangueirão

 

 

INTRODUÇÃO: segundo dados da Organização Mundial de Saúde, adolescentes de 15 a 19 anos tornam-se mães de cerca de 15 milhões de crianças, anualmente. No ano de 1996, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde mostrou que 18% das adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos já tinham pelo menos um filho ou estavam grávidas.
OBJETIVO: traçar o perfil sócio-econômico de adolescentes grávidas e puérperas em Belém do Pará, atendidas pelo Pré-Natal do Programa Saúde da Família-Mangueirão.
MÉTODO: estudo transversal realizado através da aplicação de um protocolo que possuía informações referentes à realidade sócio-econômica e biológica das 53 adolescentes, faixa etária de 13 a 19 anos, sendo 17 grávidas e 36 puérperas, assistidas pelo Pré-Natal do PFS-Mangueirão, de janeiro a outubro de 2006. Todas as adolescentes foram entrevistadas após aprovação dos respectivos responsáveis ou por elas, se já alcançada a maior idade, por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido. Os resultados obtidos foram submetidos a uma análise estatística descritiva e a uma inferencial.
RESULTADOS: das 53 adolescentes entrevistadas, 68% eram puérperas, 49% solteiras, 67,9 % não freqüentavam a escola, 64,15% com renda familiar menor que um salário mínimo, 91% não planejaram a gravidez, 64% tinham informações sobre métodos contraceptivos, 64,29% utilizavam o preservativo masculino, 59% não tinham acesso aos métodos anticoncepcionais, 85% contaram com o apoio familiar e 76% com o apoio do pai da criança.
CONCLUSÃO: a maioria das entrevistadas era puérpera, solteira, não freqüentava a escola, com renda familiar menor que um salário mínimo, não planejou a gravidez, possuía informações sobre métodos contraceptivos, utilizava o preservativo masculino, não tinha acesso aos métodos anticoncepcionais, contou com o apoio familiar e do pai da criança.

Descritores: adolescência; gravidez; perfil de saúde.

 

 

Trabalho apresentado na VI Jornada de Trabalho Científico do Curso de Medicina/UEPA, 21.12.2006.