SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Perfil sócio-econômico de adolescentes grávidas e puérperas em Belém do Pará, atendidas pelo Pré-Natal do "Programa Saúde da Família"Cinqüentenário dos médicos de 1957 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.2 Belém jun. 2007

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Grau de satisfação da população usuária da "Casa Família Água Cristal" em relação ao atendimento médico

 

 

Évila Fernanda Lameira de Melo Sodré; Ana Cláudia Viana Wanzeler; Ilker da Silva Drago; Kleyson Robson Castro Ramos; Maurício Neres Targino; Rafael Abadessa Gonçalves

Universidade do Estado do Pará - UEPA. Casa Família Água Cristal, Belém-Pa

 

 

INTRODUÇÃO: funcionando, adequadamente, as unidades básicas do Programa de Saúde da Família são capazes de resolver 85% dos problemas de saúde em sua comunidade, prestando um atendimento de bom nível, prevenindo doenças, evitando internações desnecessárias e melhorando a qualidade de vida da população.
OBJETIVO: avaliar o grau de satisfação dos usuários da Casa Família Água Cristal em relação ao atendimento médico.
MÉTODO: O estudo caracterizou-se como prospectivo, transversal e de coorte. A pesquisa foi desenvolvida com todos os pacientes em idade acima de 18 anos e com os responsáveis pelos pacientes com idade inferior a 18 anos na Unidade de Saúde da Família Casa Família Água Cristal, agosto e outubro de 2006, de ambos os sexos, totalizando uma casuística de 200 pessoas. A população estudada foi submetida ao preenchimento de um questionário referente a informações acerca da clareza no atendimento, no diagnóstico e sobre as medidas terapêuticas e profiláticas realizadas pelo médico, e um termo de consentimento, autorizando a utilização dos dados preenchidos no questionário.
RESULTADO: foram entrevistados 200 pacientes dos quais 177 (88,5%) eram do sexo feminino e 23 (11,5%) do sexo masculino. Destes entrevistados 97,5% consideram educada a forma de atendimento prestada pelo médico; 89% acham que o tempo de consulta é satisfatório; 86,5% entendem o que foi prescrito pelo médico; 62,5% acham que o número de visitas realizadas pelo médico é o suficiente; 89% entendem a explicação dada pelo médico acerca de sua patologia; 89% da população esta satisfeita com o acompanhamento feito pelo profissional durante o tratamento; 69% disseram que os médicos informam sobre possíveis efeitos colaterais causados pela medicação prescrita e por fim 84,5% respondeu que o médico fornece todas as informações necessárias para se evitar doenças.
CONCLUSÃO: através da análise dos dados coletados, concluiu-se que os usuários, em sua maioria, sentiram-se satisfeitos com o atendimento, devido a fatores como explicação do caso do paciente de forma acessível e principalmente, a educação do médico.

Descritores: grau de satisfação, atendimento médico, casa família.

 

 

Trabalho apresentado na VI Jornada de Trabalho Científico do Curso de Medicina/UEPA, 19.12.2006