SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Snakebite by the rattlesnake (Crotalus sp) in Ponta de Pedra, Marajó Island, Pará - A Case reportMaternal factors seen by "Casa Família Saudável" like apology for the early weaning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. vol.21 no.3 Belém Sept. 2007

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica em pacientes idosos atendidos em uma unidade de saúde

 

Incidence of the risk factors for systemic arterial hypertension among elderly patients seen at a health care unit

 

 

Heloísa Helena Moreira de Moraes Barbosa; Antonette Souto El-Husny; Diego Oliveira Uchôa Pinheiro; Karen Margarete da Silva Franco; Marcela Matos Monteiro Gonçalves; Marcelo Silveira D'Oliveira

 

 

INTRODUÇÃO: a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um importante fator de risco cardiovascular e torna-se progressivamente um grave problema de saúde pública, apresentando uma incidência de cerca de 20% em pacientes idosos. As doenças do que acometem o sistema circulatório respondem por 40% dos óbitos em pacientes de idade avançada no Brasil.
OBJETIVO: estimar a incidência dos fatores de risco para HAS dentre pacientes idosos atendidos na Unidade Básica de Saúde da Pedreira.
MÉTODO: estudo transversal em 150 pacientes idosos da referida Unidade de Saúde, aplicando-se entrevista baseada em protocolo de pesquisa com medida da pressão arterial e dados antropométricos, período de dezembro de 2005 a janeiro de 2006.
RESULTADOS: observou-se que 75% dos pacientes hipertensos apresentavam PA alterada durante a entrevista; eram hipertensos: 71,7% das mulheres e 67,2% dos homens; 55,4% não eram fumantes e 54,3% não etilistas; 40,2% estavam com sobrepeso; 30,4% eram diabéticos; 8,5% apresentaram alterações cardiovasculares; cerca de 18% apresentaram antecedentes familiares de IAM e AVC.
CONCLUSÃO: entre os pacientes que participaram da pesquisa, verificou-se que o tabagismo e o etilismo não tinham associação direta com a HAS, enquanto que o IMC superior a 25 Kg/m2 apresentou-se como um fator importante para o desenvolvimento da patologia. Quanto às doenças associadas, encontrou-se um discreto predomínio no grupo de hipertensos.

Descritores: Hipertensão arterial sistêmica, fatores de risco..

 

 

Trabalho realizado como Conclusão de Estágio no Curso de Graduação de Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará – UEPA.