SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Incidence of the risk factors for systemic arterial hypertension among elderly patients seen at a health care unitRoncos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. vol.21 no.3 Belém Sept. 2007

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Fatores maternos observados na "Casa Família Saudável" como justificativa para o desmame precoce

 

Maternal factors seen by "Casa Família Saudável" like apology for the early weaning

 

 

Jorge Luiz Andrade Coêlho; Danilo David Santos Silva; Juliana de Sá Pinheiro; Paulo Roberto Paes e Silva Júnior; Suzane Neves Marinho; Thiciane Barbosa Pereira

Universidade do Estado do Pará Casa Família Mangueirão

 

 

INTRODUÇÃO: estima-se que a promoção da lactância materna poderia salvar um milhão de vidas, anualmente, nos países em desenvolvimento. A despeito do aleitamento materno exclusivo ser a forma de alimentação ideal até o sexto mês de vida, o desmame precoce ainda é prática freqüente no Brasil.
OBJETIVO: determinar os principais fatores alegados pelas mães atendidas pela "Casa Família Saudável", Mangueirão, como justificativa para o desmame precoce.
METODOLOGIA: estudo transversal, realizado através de entrevistas com 100 genitoras de infantes compreendidos na faixa etária de 0 a 24 meses, desmamados precocemente, cadastrados na "Casa Família Saudável", Mangueirão, sendo seus dados coletados por meio de protocolos de pesquisa próprios, período de outubro a novembro de 2006. Todas as genitoras foram entrevistadas após aprovação dos respectivos responsáveis ou por elas, se já alcançada a maior idade, por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido. Os resultados obtidos foram submetidos a uma análise estatística descritiva e uma inferencial.
RESULTADOS: dentre as 100 crianças estudadas, 55% são do sexo masculino; a escolaridade materna predominante foi ensino fundamental incompleto (52%); a renda familiar prevalente foi entre 50 e 100 reais (31%) e 57% das mães entrevistadas não participaram do PROAME; dentre as alegações mais freqüentes estão a concepção pela mãe de seu leite como fraco (25,49%); fatores não constantes no protocolo (22,88%); influências de familiares e/ou amigos (22,22%); orientação inadequada referente à amamentação fornecida por profissional de saúde (7,84%) e rejeição ao aleitamento pelo lactente (7,19%).
CONCLUSÃO: os principais fatores alegados pelas mães atendidas pela Casa Família Mangueirão como justificativa para o desmame precoce foram em ordem decrescente de significância: 1- concepção pela mãe de seu leite como fraco; 2-influências de familiares e/ou amigos,; 3-orientação inadequada referente à amamentação fornecida por profissional de saúde e rejeição ao aleitamento pelo lactente.

Descritores: aleitamento materno, desmame precoce.

 

 

Trabalho apresentado na VI Jornada de Trabalho Científico do Curso de Medicina/UEPA, 21.12.2006.