SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica em pacientes idosos atendidos em uma unidade de saúdeRoncos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Paraense de Medicina

versión impresa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.3 Belém sep. 2007

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Fatores maternos observados na "Casa Família Saudável" como justificativa para o desmame precoce

 

Maternal factors seen by "Casa Família Saudável" like apology for the early weaning

 

 

Jorge Luiz Andrade Coêlho; Danilo David Santos Silva; Juliana de Sá Pinheiro; Paulo Roberto Paes e Silva Júnior; Suzane Neves Marinho; Thiciane Barbosa Pereira

Universidade do Estado do Pará Casa Família Mangueirão

 

 

INTRODUÇÃO: estima-se que a promoção da lactância materna poderia salvar um milhão de vidas, anualmente, nos países em desenvolvimento. A despeito do aleitamento materno exclusivo ser a forma de alimentação ideal até o sexto mês de vida, o desmame precoce ainda é prática freqüente no Brasil.
OBJETIVO: determinar os principais fatores alegados pelas mães atendidas pela "Casa Família Saudável", Mangueirão, como justificativa para o desmame precoce.
METODOLOGIA: estudo transversal, realizado através de entrevistas com 100 genitoras de infantes compreendidos na faixa etária de 0 a 24 meses, desmamados precocemente, cadastrados na "Casa Família Saudável", Mangueirão, sendo seus dados coletados por meio de protocolos de pesquisa próprios, período de outubro a novembro de 2006. Todas as genitoras foram entrevistadas após aprovação dos respectivos responsáveis ou por elas, se já alcançada a maior idade, por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido. Os resultados obtidos foram submetidos a uma análise estatística descritiva e uma inferencial.
RESULTADOS: dentre as 100 crianças estudadas, 55% são do sexo masculino; a escolaridade materna predominante foi ensino fundamental incompleto (52%); a renda familiar prevalente foi entre 50 e 100 reais (31%) e 57% das mães entrevistadas não participaram do PROAME; dentre as alegações mais freqüentes estão a concepção pela mãe de seu leite como fraco (25,49%); fatores não constantes no protocolo (22,88%); influências de familiares e/ou amigos (22,22%); orientação inadequada referente à amamentação fornecida por profissional de saúde (7,84%) e rejeição ao aleitamento pelo lactente (7,19%).
CONCLUSÃO: os principais fatores alegados pelas mães atendidas pela Casa Família Mangueirão como justificativa para o desmame precoce foram em ordem decrescente de significância: 1- concepção pela mãe de seu leite como fraco; 2-influências de familiares e/ou amigos,; 3-orientação inadequada referente à amamentação fornecida por profissional de saúde e rejeição ao aleitamento pelo lactente.

Descritores: aleitamento materno, desmame precoce.

 

 

Trabalho apresentado na VI Jornada de Trabalho Científico do Curso de Medicina/UEPA, 21.12.2006.