SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Questões de linguagem médica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Paraense de Medicina

versión impresa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.3 Belém sep. 2007

 

ARTIGO ESPECIAL

 

O livro na história da medicina

 

 

Alípio Augusto Bordalo

Sócio Honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Pará IHGP Do Conselho Estadual de Cultura do Pará
Coordenador do Núcleo Cultural da FSCMP

 

 

Há alguns anos o Núcleo Cultural da Santa Casa com parceria da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES Regional Pará criaram o – Projeto do Livro na História da Medicina -. Por motivos óbvios, foram estudados e escritos apenas dois trabalhos que ainda continuam no portal da SOBRAMES Pará e publicados em revistas.

Resolvemos, agora, continuar o referido projeto e publicar, continuamente, neste periódico. Decerto é uma pesquisa relevante, pois resgata a memória da Medicina européia e latino-americana.

Neste fascículo se mostra o livro – A. Vulpian, Clinique Medicale de l' Hopital de la Charité -. Conforme a etiqueta que se encontra no ângulo superior esquerdo do verso da capa dura, acredita-se que tenha sido adquirido na Livraria Luso Brasileira de Lopes do Couto & Filhos, Rua da Quitanda, 24, Rio de Janeiro. Caso alguém saiba se essa livraria ainda exista, fineza informar para – borinfor@amazon.com.br -.

Eis como se apresenta a folha de rosto:

CLINIQUE MEDICALE
DE L' HOPITAL DE CHARITÉ
DE
M. A. VULPIAN

Doyen de La Faculté de Médecine, Médecin de l' Hopital de La
Charité. Membre de l' Institut et de l' Académie de Médecine

CONSIDÉRATIONS CLINIQUES ET
OBSERVATIONS
Par de Dr. F. RAYMOND
Médecin des hòpitaux

PARIS
OCTAVE DOIN, ÉDITEUR
8, PLACE DE L' ODEON
1879
Tous droits reserves

À 3a página, 2o parágrafo do AVANT-PROPOS (Prefácio), vê-se: Ce livre contient un certain nombre des observations qui on été recueillies ou continuées dans mon service pendanr les sept premiers mois de l' année 1877. Traduzindo, o livro é uma coletânea de observações clínicas do Serviço do Dr. Vulpian, durante os sete primeiros meses do ano 1877, estudadas pelo Dr. F. Raymond.

O livro se divide em XI capítulos descrevendo diversas observações de importantes nosologias. Os cinco primeiros capítulos descrevem o quadro clínico, evolução, tratamento e prognóstico de reumatismo, doenças cutâneas e escrófulo, doenças do coração, doenças da aorta e artérias e do aparelho digestivo. O último (XI), talvez o mais longo, trata das enfermidades do sistema nervoso.

O espaço é exíguo para abordar todos os capítulos. Lendo o Capítulo I, com 23 observações clínicas citadas, se vê que, àquela época, a terapêutica do reumatismo era feita com salicilato de sódio e sulfato de quinino. Quanto à etiologia, muitas observações registram a blenorragia, exigindo, então, o constante cateterismo vesical.

Já no século XX, os farmacêuticos, também, tratavam as blenorragias crônicas com lavagens vesico-uretrais com soluções antissépticas e cateterismo. Sem dúvida, o gonococcus foi, durante longo tempo, um inimigo da humanidade.

Esse livro é da Coleção de Livros antigos de Medicina e Farmácia do Museu/Arquivo Histórico da Santa Casa MAHSC e que em junho p.p. completou 20 anos.