SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Criptococose articular: Relato de casoInfecção da corrente sanguínea por Pseudomonas aeruginosa em unidade neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.4 Belém dez. 2007

 

Detecção de metalo-â-lactamase em amostras de Pseudomonas aeruginosa residentes a imipenem, isoladas em Belém-Pará.

 

 

Carvalho, RGC; Pinheiro, SC ; Fenandes, RN; Azevedo, PSR

Laboratório de Patologia Clínica Dr. Paulo Azevedo, Belém PA. Universidade Federal do Pará.

 

 

INTRODUÇÃO: pseudomonas aeruginosa, caracteriza-se como bacilo Gram negativo não fermentador, oxidase positiva, suas colônias expressam pigmentos conhecidos como piocianina, piorrubina e pioverdina, que entre outros fatores contribuem para o potencial de patogenicidade. Expressa resistência à maioria dos antimicrobianos inclusive aos betalactâmicos de amplo espectro como floroquinolonas, carbapenem e cefalosporina de amplo espectro.
OBJETIVO: investigar o percentual de produção de metalo-â-lactamase em Pseudomonas aeruginosa multiresistentes assim como comparar a eficácia do uso do método de dupla difusão em disco frente ao e-teste para pesquisa de metalo-â-lactamase.
MÉTODO: avaliadas 42 amostras de Pseudomonas resistentes ao imipenem, e 59 amostras sensíveis, isoladas em Agar MacConkey, proveniente de diversos espécimes clínicos, de diversos hospitais de Belém. Todas as amostras foram identificadas e submetidas ao teste de suscetibilidade no equipamento de automação (VITEK SYSTEMS/Biomérieux), a suscetibilidade foi confirmada pelo método de dupla difusão em placa de Agar Muller-Hinton, utilizando imipenem associado ao EDTA, paralelo ao e-teste.
RESULTADOS: das 42 amostras resistentes ao carbapenem, 31/(74%), foram e-teste positivo para metalo-âlactamase (MBL) e confirmadas pelo método de dupla difusão em placas, 11/ (26%) apresentaram resultado negativo para meta-â-lactamase. Das 59 amostras sensíveis ao carbapenem, 4/ (7%) foram e-teste positivo para metalo-â-lactamase e confirmadas pelo método de dupla difusão, e 55/ (93%) apresentaram resultado negativo para metalo-â-lactamase.
CONCLUSÕES: este estudo além de revelar elevado nível de resistência ao carbapenem e produção de metalo-â-betalacmase nas amostras estudadas, o que configura sério problema com implicações na conduta terapêutica, demonstra que o método de dupla difusão em placa com disco aproximação é um método eficaz para pesquisa de metalo-â-lactamase.

 

 

Galdsonneto@bol.com.br