SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Detecção de metalo-â-lactamase em amostras de Pseudomonas aeruginosa residentes a imipenem, isoladas em Belém-ParáSurto de Burkholderia cepacia em pacientes cirúrgicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.4 Belém dez. 2007

 

Infecção da corrente sanguínea por Pseudomonas aeruginosa em unidade neonatal

 

 

Carneiro, ICRS; Boulhosa, DC; Vencelau, JM; Bezerra, SS

Universidade Federal do Pará

 

 

INTRODUÇÃO: a corrente sanguínea representa o sítio mais comum de infecção nosocomial em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTINs). Surtos de infecção por bactérias gram-negativas como o Pseudomonas aeruginosa em UTIN podem ser uma ameaça à vida dos neonatos, contribuindo para uma elevada morbi-mortalidade nesta população.
OBJETIVO: estudar um surto de infecção da corrente sangüínea (ICS) por Pseudomonas aeruginosa na Unidade de Neonatologia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará descrevendo suas características clínico-epidemiológicas, no período de Janeiro de 2004 a Junho de 2006.
MÉTODO: foi realizado um estudo do tipo transversal, descritivo, baseado na revisão dos prontuários dos pacientes considerados casos. Os casos de ICS por Pseudomonas aeruginosa ocorreram no período de janeiro de 2004 a outubro de 2005, envolvendo 13 recém-nascidos.
RESULTADOS: do total de pacientes, 61,5% dos recém-nascidos foram do sexo masculino, com peso entre 900g e 2.280g (1533,1 ± 419,1) e idade gestacional entre 29 e 37 semanas (33,53 ± 2,5 semanas). Todos os pacientes (100%) realizaram antibioticoterapia empírica prévia, 53,8% fizeram uso prévio de Imipenem e 84,6% foram submetidos à ventilação mecânica. A média de aparecimento da bacteremia foi de 17,53 dias. A taxa de cepas multirresistentes foi de 69,2%. O grupo de estudo apresentou uma taxa de mortalidade de 53,8%.
CONCLUSÃO: as infecções da corrente sanguínea por Pseudomonas aeruginosa ocorrem tardiamente em neonatos prematuros, ventilados mecanicamente, em uso de antibioticoterapia de amplo espectro, sendo responsáveis por elevada mortalidade. A taxa de multirresistência tem sido elevada entre isolados de Pseudomonas aeruginosa em unidades neonatais.

 

 

e-mail: irnajula@uol.com.br