SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Infecção da corrente sanguínea por Pseudomonas aeruginosa em unidade neonatalPneumonia hospitalar em pacientes HIV positivos e não-HIV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.4 Belém dez. 2007

 

Surto de Burkholderia cepacia em pacientes cirúrgicos

 

 

Freitas, MR; Costa, RMM; Silva, EF; Diniz, SRD; Neto, FVA; Medeiros, WDA; Pascoal, WFB; Melo, CR

Hospital do Coração (Hcn). Natal-RN

 

 

INTRODUÇÃO: a Burkholderia cepacia é um Gram-negativo não fermentador de glicose, cujo habitat é o meio ambiente.No hospital está associada a surtos por contaminação de anti-sépticos, medicamentos, gel de ECG, água para hemodiálise e lipídeos.
OBJETIVOS: descrever um surto de infecção por B. cepacia e compartilhar as nossas dificuldades para identificação da fonte.
CASUÍSTICA E MÉTODO: o HCN é um hospital geral privado com 111 leitos, sendo 2 UTIs adulto com 13 leitos cada. Em abril de 2007,a equipe do SCIH alertou para um possível surto de B.cepacia na UTI2 e procedeu investigação a partir dos resultados microbiológicos.Construiu-se diagrama de controle e planilha de casos. Realizou-se auditoria interna de estrutura e processo nos setores envolvidos, seguida de reunião técnica multidisciplinar com os gestores para discussão dos problemas e aplicação de medidas corretivas. Divulgou-se boletim técnico com informes sobre o surto, ressaltando a necessidade de intensificar a higienização das mãos e eliminar o reenvase das soluções anti-sépticas em almotolias. Foram feitos cultivos de: soluções anti-sépticas; pias e lavabos das UTIs e Centro cirúrgico(CC); amostras de água dos reservatórios geral e de hemodiálise, colchão térmico, máquina de CEC e barrilhetes da farmácia de manipulação; alíquotas de anti-sépticos manipulados na farmácia do hospital; cremes e pomadas fracionados (lidocaína, dersani e trombofob).
RESULTADOS: no período de nov/06 a jun/07, foram notificados 11 casos de infecção do sítio cirúrgico, por B. cepacia, em especialidades diversas: cardíaca(5), cirurgia geral(2), neurocirurgia(1), ortopedia(1), vascular(1), plástica(1). Outros 12 casos foram identificados em pacientes não-cirúrgicos, sendo cinco isolados na urina, dois em ponta de cateter central, três hemoculturas e dois aspirados traqueal. Destes pacientes, 73% realizaram algum procedimento no CC. Foi isolado B. cepacia na água do reservatório da máquina de CEC e do lavabo do CC. Medidas de limpeza e desinfecção ambiental foram reforçadas. Em 21 de maio os anti-sépticos do CC foram substituídos por industrializados e não se registrou mais casos cirúrgicos para os operados a partir desta data. A manipulação dos anti-sépticos no hospital foi interrompida em 01/06, com resolução do surto.
CONCLUSÃO: o surto foi controlado com a suspensão da manipulação de anti-sépticos no hospital e aquisição de soluções industrializadas.

 

Hospital do Coração de Natal: mariserf@uol.com.br