SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Surto de Burkholderia cepacia em pacientes cirúrgicosAvaliação da sensibilidade da hemocultura para diagnóstico de pneumonia associada à ventilação mecãnica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.4 Belém dez. 2007

 

Pneumonia hospitalar em pacientes HIV positivos e não-HIV

 

 

Saraiva, DL; Marsola, L; Neves, D; Medeiros, R.

Hospital Universitário João de Barros Barreto- HUJBB; Secretaria Estadual de Saúde do Pará; Instituto Evandro Chagas – IEC- Belém PA

 

 

INTRODUÇÃO: a pneumonia hospitalar (PNH) é uma das topografias mais prevalentes entre as infecções hospitalares (IH). O seu risco relativo está relacionado com a complexidade do hospital, os procedimentos invasivos, a doença de base do paciente e o critério diagnóstico utilizado para a sua caracterização.
OBJETIVO: investigar e comparar a ocorrência de PNH entre pacientes portadores do HIV(+) e pacientes admitidos com outras doenças que não seja HIV/AIDS (não-HIV), internados na Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) de um hospital público e relacionar com a ventilação mecânica (VM).
MÉTODO: utilizou-se estudo descritivo, prospectivo com acompanhamento dos pacientes durante sua internação até alta hospitalar, de fevereiro a junho de 2007, buscando PNH, segundo os critérios dos Centers for Diseases Control and Prevention, Atlanta (CDC).
RESULTADOS: foram acompanhados 4026 pacientes/dia HIV+ e 5087 paciente/dia não-HIV. A taxa de IH/1000 pacientes/dia HIV+ foi 4,22 (17) enquanto para não-HIV foi 2,36 (12). A taxa de PNH/1000 pacientes/dia HIV+ foi 2,48 (10), e 0,98 (5) para não-HIV. A taxa de PNH/1000VM/dia influenciou somente os pacientes HIV com 30,30 (1), embora a taxa de utilização de VM/dia tenha sido superior para o não-HIV 9,43 contra 8,19.
CONCLUSÃO: este estudo elucidou a suscetibilidade dos pacientes HIV positivos à PNH em relação à doença de base, sistema imunológico e aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos submetidos.

 

 

danlisar@bol.com.br