SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Avaliação da sensibilidade da hemocultura para diagnóstico de pneumonia associada à ventilação mecãnicaMétodos de diagnóstico e diversidade de infecções por Mycobacterium abscessus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.4 Belém dez. 2007

 

Higienização das mãos como estratégia para redução da incidência de infecções hospitalares em um hospital público

 

 

Carvalho, AT; Souza, E S ; Sousa, DO; Costa, MHA; Bahia, GC e Marsola, LR

Hospital Universitário João de Barros Barreto, Belém- PA

 

 

INTRODUÇÃO: a lavagem das mãos representa a medida isolada mais importante como estratégia de redução da incidência das infecções hospitalares. A antissepsia alcoólica associa a eficácia do álcool com a facilidade de acesso ao mesmo e, assim, aumento da aderência à higienização das mãos pelos profissionais de saúde com conseqüente diminuição da ocorrência das infecções nosocomiais.
OBJETIVO: avaliar adesão à higienização das mãos como medida para redução da incidência das infecções hospitalares no período de agosto a dezembro de 2006.
MÉTODO: estudo realizado no HUJBB utilizando projeto piloto iniciado na Clínica Médica do hospital em agosto de 2006. A estratégia foi a higienização das mãos utilizando a antissepsia alcoólica, com um grupo de profissionais, os quais representavam as diferentes categorias do Hospital. As principais atividades desenvolvidas foram a realização de palestras na unidade, fixação de cartazes educativos e retorno das taxas de adesão à higienização das mãos bem como de infecção hospitalar e uso de antimicrobianos. Isso foi avaliado nos três períodos de trabalho pela enfermeira executora do controle de infecção.
RESULTADOS/DISCUSSÃO: no período de agosto a dezembro de 2006 foram observados 1530 procedimentos que necessitavam higienização das mãos. A taxa de adesão global da higienização com a intervenção aumentou de 8% para 49% (o que representa um aumento de 500%). Este aumento significativo teve, como demonstrado em outros trabalhos, importante impacto na taxa de infecção (3,76 episódios de infecção hospitalar/1000 pacientes-dia para 1,58), bem como, no consumo de antimicrobianos como demonstrou o uso de imipenem (37,7 DDD/1000 pacientes-dia para 10,9) e vancomicina (16,3 DDD/1000 pacientes-dia para 8,37).
CONCLUSÃO: a higienização das mãos é importante medida para reduzir incidência de infecção hospitalar e a antissepsia alcoólica é estratégia que favorece o aumento à adesão dos profissionais a essa importante medida.