SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Higienização das mãos como estratégia para redução da incidência de infecções hospitalares em um hospital públicoO conhecimento dos profissionais de enfermagem quanto ao método de esterilização: Sterrad author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. vol.21 no.4 Belém Dec. 2007

 

Métodos de diagnóstico e diversidade de infecções por Mycobacterium abscessus

 

 

Monteiro, JRS; Silva, RF; Lima, KVB; Sousa, MS

Centro Universitário do Pára CESUPA; Instituto Evandro Chagas IEC Belém, PA e Universidade Federal do Pará UFPA

 

 

INTRODUÇÃO: o Mycobacterium abscessus é responsável por vários tipos de infecções, tanto em pacientes imunocompetentes quanto em imunodeprimidos. O diagnóstico dessas infecções pode ser realizado mediante avaliação clínico-epidemiológica do paciente, auxiliada por métodos laboratoriais. A divulgação de novos métodos laboratoriais é importante no diagnóstico e na prevenção de novas infecções.
OBJETIVOS: identificar os métodos laboratoriais de diagnóstico e de análise de diversidade das cepas de M. abscessus mais relatados no meio científico.
MÉTODO: o presente estudo realizou busca on-line de artigos completos, publicados em revistas científicas entre 1996 e 2006, que relataram infecções humanas causadas pelo M. abscessus. A busca identificou 39 publicações, as quais foram divididas em três grupos: 27 artigos de relatos de casos isolados (incluindo 15 infecções clínico-hospitalares), cinco artigos de revisão de casos e sete artigos de relatos de surtos e pseudosurtos.
RESULTADOS: o levantamento das publicações nos permitiu verificar que os métodos diagnósticos mais relatados foram: baciloscopia, histopatológia, cultura, métodos cromatográficos (cromatografia gasosa – CG e cromatografia líquida de alta eficiência) e métodos moleculares, sendo os três primeiros os mais utilizados. Métodos de biologia molecular, tais como a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), a ERIC-PCR a RAPD e o seqüenciamento, foram relatados em cinco publicações, não apenas como técnicas auxiliares de diagnóstico, mas, também, na análise de diversidade e clonalidade entre infecções ocorridas em diferentes períodos. Cinco casos, previamente diagnosticados por baciloscopia como tuberculose, foram confirmados por cultura e PCR como infecções por M. abscessus.
CONCLUSÃO: identificamos que novas técnicas, tanto de diagnóstico rápido, como as que auxiliam na prevenção de novas infecções estão sendo utilizadas em relatos recentes de surtos e infecções hospitalares causadas pelo M. abscessus.

 

Fonte financiadora: FUNTEC/SECTAM, MS. rogeriomonteiro@globo.com.