Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Paraense de Medicina
versão impressa ISSN 0101-5907
Rev. Para. Med. v.21 n.4 Belém dez. 2007
Métodos de diagnóstico e diversidade de infecções por Mycobacterium abscessus
Monteiro, JRS; Silva, RF; Lima, KVB; Sousa, MS
Centro Universitário do Pára CESUPA; Instituto Evandro Chagas IEC Belém, PA e Universidade Federal do Pará UFPA
INTRODUÇÃO: o Mycobacterium abscessus é responsável por vários tipos de infecções, tanto em pacientes imunocompetentes quanto em imunodeprimidos. O diagnóstico dessas infecções pode ser realizado mediante avaliação clínico-epidemiológica do paciente, auxiliada por métodos laboratoriais. A divulgação de novos métodos laboratoriais é importante no diagnóstico e na prevenção de novas infecções.
OBJETIVOS: identificar os métodos laboratoriais de diagnóstico e de análise de diversidade das cepas de M. abscessus mais relatados no meio científico.
MÉTODO: o presente estudo realizou busca on-line de artigos completos, publicados em revistas científicas entre 1996 e 2006, que relataram infecções humanas causadas pelo M. abscessus. A busca identificou 39 publicações, as quais foram divididas em três grupos: 27 artigos de relatos de casos isolados (incluindo 15 infecções clínico-hospitalares), cinco artigos de revisão de casos e sete artigos de relatos de surtos e pseudosurtos.
RESULTADOS: o levantamento das publicações nos permitiu verificar que os métodos diagnósticos mais relatados foram: baciloscopia, histopatológia, cultura, métodos cromatográficos (cromatografia gasosa – CG e cromatografia líquida de alta eficiência) e métodos moleculares, sendo os três primeiros os mais utilizados. Métodos de biologia molecular, tais como a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), a ERIC-PCR a RAPD e o seqüenciamento, foram relatados em cinco publicações, não apenas como técnicas auxiliares de diagnóstico, mas, também, na análise de diversidade e clonalidade entre infecções ocorridas em diferentes períodos. Cinco casos, previamente diagnosticados por baciloscopia como tuberculose, foram confirmados por cultura e PCR como infecções por M. abscessus.
CONCLUSÃO: identificamos que novas técnicas, tanto de diagnóstico rápido, como as que auxiliam na prevenção de novas infecções estão sendo utilizadas em relatos recentes de surtos e infecções hospitalares causadas pelo M. abscessus.
Fonte financiadora: FUNTEC/SECTAM, MS. rogeriomonteiro@globo.com.