SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Métodos de diagnóstico e diversidade de infecções por Mycobacterium abscessusSepse entre os recém-nascidos internados em uma unidade neonatal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. vol.21 no.4 Belém Dec. 2007

 

O conhecimento dos profissionais de enfermagem quanto ao método de esterilização: Sterrad

 

 

Ximenes, LSC; Barleta, IMP

SESPA; FSCMPA BELÉM PA; UEPA/FSCMPA

 

 

INTRODUÇÃO: o plasma de peróxido de hidrogênio - Sterrad - é um equipamento que representa nova tecnologia em esterilização a baixa temperatura (50oC) a artigos termosensiveis, na qual utiliza o método de esterilização físico-químico, não precisa de aeração e seu tempo padrão é de 75 minutos. Não polui o meio ambiente, pois, os produtos de sua decomposição são água e oxigênio.
OBJETIVOS: investigar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre o processo de esterilização pelo peróxido de hidrogênio, identificando suas vantagens e desvantagens do uso deste método pela equipe e seus benefícios aos clientes e conhecer os materiais específicos processados por esse equipamento.
MÉTODO: pesquisa qualitativa descritiva; aplicou-se um formulário a 30 profissionais de enfermagem de um hospital público. Da amostra, 16 executam suas tarefas na Central de Processamento de Artigos (CPA) e 14 são lotados na Clínica Cirúrgica (CC).
RESULTADOS: entre os entrevistados a maioria é do sexo feminino (28), com o tempo de formação com mais de 10 anos (14), sendo classificados na categoria de técnico de enfermagem (26) e (04) enfermeiras. Todos os entrevistados da CPA e 13 da CC informaram conhecer o equipamento Sterrad; suas vantagens e desvantagens à equipe e ao cliente. Com relação ao tempo e temperatura, 13 dos profissionais da CC deixou este item em branco, mas, os entrevistados da CPA revelaram um conhecimento maior; apenas 2 não se pronunciaram.
CONCLUSÃO: é relevante analisar o conhecimento da equipe de enfermagem, no sentido de proporcionar uma educação continuada aos profissionais. Pode-se concluir que os entrevistados possuem o conhecimento de que o material é liberado rapidamente, mas não sabem a que tempo e temperatura ocorre o processo de esterilização; contudo, esses conhecimentos são considerados superficiais, necessitando de esclarecimento.

 

 

lienecamara@oi.com.br