SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4O conhecimento dos profissionais de enfermagem quanto ao método de esterilização: SterradContribuição da Santa Casa de Maceió na Rede Nacional de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. vol.21 no.4 Belém Dec. 2007

 

Sepse entre os recém-nascidos internados em uma unidade neonatal

 

 

Paes, A LV; Malveira, SS; Santos, H.L; Sousa, SO

Universidade do Estado do Pará / Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

 

 

INTRODUÇÃO: a sepse neonatal encontra-se entre as mais freqüentes condições que favorecem ao óbito nos hospitais pediátricos.
OBJETIVO: avaliar a taxa de sepse entre os recém-nascidos internados na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, identificando os casos de sepse precoce e tardia e os principais agentes etiológicos, além de analisar a proporção de sepse neonatal clínica e comprovada por hemocultura e a evolução clínica desses recém-nascidos.
MÉTODO: os dados foram obtidos através da revisão de prontuários dos 1302 recém-nascidos com sepse internados na Unidade Neonatal, período de janeiro de 2000 a dezembro de 2002.
RESULTADOS: observou-se que a incidência foi de 27,13%, desses 27,45% foram precoces e 72,55% de sepse tardia. Os agentes etiológicos mais freqüentemente isolados, tanto para a sepse precoce como tardia, foram: K. oxytoca, E. cloacae e E. coli. 46,47% destes foram casos confirmados por hemocultura. Quanto a evolução clinica, 44,1% dos recém-nascidos apresentaram melhora do quadro clínico.
CONCLUSÃO: a sepse neonatal, no período estudado, apresentou alta incidência e maior freqüência de sepse tardia.

 

 

e-mail:andréa.luzia@yahoo.com.br