SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Sepse entre os recém-nascidos internados em uma unidade neonatalAcidentes ocupacionais com material perfurocortante em profissionais de enfermagem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. vol.21 no.4 Belém Dec. 2007

 

Contribuição da Santa Casa de Maceió na Rede Nacional de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde

 

 

Tenório, MTF; Pacheco, LMM; Gusmão MLT; Lima, SMM; Ferreira, TNF

Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Maceió-AL

 

 

INTRODUÇÃO: a resistência microbiana é um grande desafio enfrentado pelos serviços de saúde no Brasil e em todo mundo, que resulta em aumento da morbi-mortalidade da população, do tempo de internação e do custo de tratamento. A criação da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde, Rede RM, foi constituída dentro de um termo de cooperação entre Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA e Organização Pan-Americana de Saúde OPAS, em parceria com a Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde. A Rede RM compõem além da Coordenação Nacional do Projeto, 109 Hospitais Sentinelas, 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública e 27 Coordenações Estaduais da Rede RM.
OBJETIVO: informar, mensalmente, as notificações de ocorrência das infecções primárias da corrente sangüínea (BSI) em pacientes de terapia intensiva e o perfil de sensibilidade dos microrganismos prioritários isolados na Rede de Monitoramento Microbiano.
MÉTODO: os representantes da CCIH e do Laboratório de Microbiologia da Rede Sentinela no período de maio a junho/2006 foram capacitados pela ANVISA entre os quais tivemos 03 colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Os dados são coletados no Laboratório de microbiologia da Instituição, analisados e classificados pela Gerência de Riscos e Controle de Infecção Hospitalar , de acordo com as padronizações do Clinic and Laboratory Standards Institute – CLSI, National Nosocomial Infection Surveillance (NNIS) System e portaria no 2616 do Ministério da Saúde. Os resultados são transmitidos via internet, através do SINAIS (Sistema Nacional de Informação de Infecção em Serviço de Saúde) até o 15o dia do mês subseqüente ao mês de vigilância.
RESULTADOS
E CONCLUSÃO: dos 109 hospitais sentinelas, 66 hospitais participam da Rede RM (61%). Na região Nordeste, temos 15 hospitais capacitados (23%). A Santa Casa de Misericórdia de Maceió faz parte do grupo de 05 hospitais nordestinos (20%) que enviam os dados com regularidade mensal, nos noves meses de notificação. Os dados preliminares podem servir para formulação de estratégias de combate à disseminação dos microorganismos e do uso indiscriminado de antibióticos.

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Gerência de Riscos e Controle de Infecção Hospitalar
E-mail:gcih@santacasademaceio.com.br