SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Sepse entre os recém-nascidos internados em uma unidade neonatalAcidentes ocupacionais com material perfurocortante em profissionais de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.4 Belém dez. 2007

 

Contribuição da Santa Casa de Maceió na Rede Nacional de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde

 

 

Tenório, MTF; Pacheco, LMM; Gusmão MLT; Lima, SMM; Ferreira, TNF

Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Maceió-AL

 

 

INTRODUÇÃO: a resistência microbiana é um grande desafio enfrentado pelos serviços de saúde no Brasil e em todo mundo, que resulta em aumento da morbi-mortalidade da população, do tempo de internação e do custo de tratamento. A criação da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde, Rede RM, foi constituída dentro de um termo de cooperação entre Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA e Organização Pan-Americana de Saúde OPAS, em parceria com a Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde. A Rede RM compõem além da Coordenação Nacional do Projeto, 109 Hospitais Sentinelas, 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública e 27 Coordenações Estaduais da Rede RM.
OBJETIVO: informar, mensalmente, as notificações de ocorrência das infecções primárias da corrente sangüínea (BSI) em pacientes de terapia intensiva e o perfil de sensibilidade dos microrganismos prioritários isolados na Rede de Monitoramento Microbiano.
MÉTODO: os representantes da CCIH e do Laboratório de Microbiologia da Rede Sentinela no período de maio a junho/2006 foram capacitados pela ANVISA entre os quais tivemos 03 colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Os dados são coletados no Laboratório de microbiologia da Instituição, analisados e classificados pela Gerência de Riscos e Controle de Infecção Hospitalar , de acordo com as padronizações do Clinic and Laboratory Standards Institute – CLSI, National Nosocomial Infection Surveillance (NNIS) System e portaria no 2616 do Ministério da Saúde. Os resultados são transmitidos via internet, através do SINAIS (Sistema Nacional de Informação de Infecção em Serviço de Saúde) até o 15o dia do mês subseqüente ao mês de vigilância.
RESULTADOS
E CONCLUSÃO: dos 109 hospitais sentinelas, 66 hospitais participam da Rede RM (61%). Na região Nordeste, temos 15 hospitais capacitados (23%). A Santa Casa de Misericórdia de Maceió faz parte do grupo de 05 hospitais nordestinos (20%) que enviam os dados com regularidade mensal, nos noves meses de notificação. Os dados preliminares podem servir para formulação de estratégias de combate à disseminação dos microorganismos e do uso indiscriminado de antibióticos.

 

 

Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Gerência de Riscos e Controle de Infecção Hospitalar
E-mail:gcih@santacasademaceio.com.br