SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Contribuição da Santa Casa de Maceió na Rede Nacional de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de SaúdeAvaliação das CCIH'S dos hospitais públicos, privados e filantrópicos de São Luís - MA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.4 Belém dez. 2007

 

Acidentes ocupacionais com material perfurocortante em profissionais de enfermagem

 

 

Ferreira, MSS; Araújo, LM; Santos, VLC

Universidade do Estado do Pará UEPA

 

 

INTRODUÇÃO: segundo a Lei no 8.213/91, acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício de labor, a serviço da empresa ou, ainda, pelo serviço de segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporário. Os profissionais de Enfermagem, especialmente aqueles inseridos na assistência hospitalar, estão expostos a inúmeros riscos ocupacionais pela proximidade requerida na atenção à saúde dos pacientes. Entre esses riscos inerentes à profissão, destacam-se os acidentes de trabalho com materiais biológicos que ocorrem, na maioria das vezes, através do manuseio de instrumentos perfurocortantes potencialmente contaminados com sangue e outros fluidos corpóreos.
OBJETIVO: realizar um estudo comparativo através do levantamento de pesquisas realizadas no período de 1998 a 2004, referentes aos acidentes de trabalho com material perfurocortante, assim como, conhecer a distribuição dos acidentes nas seguintes variáveis: ocorrência de acidentes ocupacionais com material perfurocortante, categoria funcional acidentada e gênero.
MÉTODO: pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para o levantamento das fontes do estudo bibliográfico utilizamos os bancos de dados LILACS e SCIELO, dos quais extraímos três pesquisas para realizar uma análise comparativa. A tabulação e análise dos resultados foram realizados através da planilha excel.
RESULTADOS: A população estudada foi constituída por 280 profissionais de Enfermagem. Verificou-se que a categoria mais afetada foi a dos técnicos e auxiliares de Enfermagem com 76.79% (215), sendo que as mulheres apresentaram o maior índice. Constatou-se, também, que os acidentes ocupacionais mais freqüentes foram através de instrumentos perfurocortantes 48% (134).
CONCLUSÃO: observou-se que entre os profissionais de Enfermagem, os técnicos e auxiliares estão expostos de maneira expressiva a esses agravos, sendo necessária a implementação de ações educativas, bem como, estudo dos processos de trabalho que envolvem estas ocorrências.

PALAVRAS-CHAVE: acidentes de trabalho, enfermagem, material perfurocortante.