SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Acidentes ocupacionais com material perfurocortante em profissionais de enfermagemHidatidose Mesentérica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.4 Belém dez. 2007

 

Avaliação das CCIH'S dos hospitais públicos, privados e filantrópicos de São Luís - MA

 

 

Santos, RJ; Medeiros, RB; Oliveira, ICB; Pereira, DCA; Borges, DP

Superintendência de Vigilância Sanitária. São Luís- MA

 

 

INTRODUÇÃO: o controle de infecção constitui um dos maiores desafios do sistema de saúde. As mais frequentes e importantes complicações ocorrem em pacientes hospitalizados, tanto em países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. A possibilidade de redução de 30 a 70% na ocorrência dessas infecções, ocorre, através de programas de vigilância e monitoramento que funcionam como ferramentas para esta diminuição. Foi sancionada a Lei no 9.431 em 06/012/97, que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção de programa de controle de infecções hospitalares no país. A Portaria no 2616/GM/MS de 15/05/98, em suas diretrizes reforça a necessidade da criação e manutenção de Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH), definido como um: "conjunto de ações desenvolvidas, sistematicamente, com vistas à redução máxima da incidência e gravidade das infecções hospitalares", define as estratégias de medidas de prevenção e controle das infecções hospitalares.
OBJETIVO: avaliar o funcionamento das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH's) dos estabelecimentos hospitalares públicos, filantrópicos e privados de São Luís – MA, com base na Resolução – RDC no 48 de 02/06/2000 – Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa).
MÉTODO: estudo avaliativo, realizado no município de São Luís – MA, em 34 hospitais. Os dados foram coletados no período de março a agosto de 2006, mediante a aplicação do Roteiro de Inspeção – CIH (Resolução RDC no 48/Anvisa). Realizadas inspeções por técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA) nos hospitais, por meio de entrevistas com os profissionais das CCIH's. Analisou-se, também, os relatórios de Vigilância Epidemiológica com indicadores de infecção hospitalar encaminhados regularmente a SUVISA pelas CCIH's. O processamento e análise dos dados foram realizados, manualmente, digitados e tabulados em planilha Excel em gráficos de barra.
RESULTADOS: conclui-se após análise dos dados que a maioria dos estabelecimentos avaliados (35,3%) eram privados, o percentual de estabelecimentos públicos municipais e estaduais (23,5%), (6%) públicos federais e (11,7%) filantrópicos. O estudo revelou que 68% dos hospitais tinham CCIH conforme preconiza a Portaria 2616/GM/M.S. de 15/05/1998. Ainda assim, 39% das CCIH's avaliadas não possuíam o PCIH. 61% dos hospitais que tinham CCIH, realizam vigilância epidemiológica da infecção hospitalar e, desta, apenas 84% encaminhavam relatórios com indicadores de infecção hospitalar à Vigilância Sanitária Estadual. 57% das CCIH's emitiam relatório de sensibilidade ao seu corpo clínico.
CONCLUSÃO: apesar da maioria dos hospitais avaliados possuírem CCIH, 32% não é atuante e não atende aos requisitos da legislação sanitária brasileira sobre controle de infecção hospitalar, onde se faz necessário desenvolvimento de estratégias e ações de implementação, voltadas para prevenção das infecções hospitalares e redução da morbimortalidade de pacientes hospitalizados.

 

 

Classificação temática: (001) - controle de qualidade em serviços de saúde