SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Jubileu de ouro dos médicos - Turma de 1957 - UFPAA tradução para língua inglesa ( Série I ) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.21 n.4 Belém dez. 2007

 

ARTIGO ESPECIAL

 

Uma resenha de um livro

 

 

Alípio Augusto Bordalo

Da Associação Brasileira de Editores Científicos ABEC. Do Conselho Estadual de Cultura do Pará

 

 

Jamais poderíamos negar o honroso convite da estimada amiga, Profa Victoria Secaf, da USP, a escrever uma resenha sobre seu livro – Artigo científico: do desafio à conquista, 4a edição 2007 -.

Diz Houaiss, ilustre dicionarista patrício - resenha é o resumo comentado de livro -. Mesmo reconhecendo que não seja fácil, isso fazer, tentaremos de forma ética, construtiva e sucinta, atender o convite de alguém que, há muito, acompanhamos sua brilhante trajetória.

Comentar uma obra abrange vários aspectos, como sejam: 1) o livro na história; 2) apresentação e diagramação; 3) o conteúdo (literário ou científico); 4) o estilo e 5) a linguagem culta.

1- Se os livros antigos eram maiores em tamanho e grande número de páginas, hoje, se vê a tendência de editorar livros pequenos, também conhecidos como opúsculos, com 100 a 150 páginas. As principais vantagens resultantes são custos menores e leitura fácil e rápida.

2- Apresentação e diagramação, excelentes.

3- O conteúdo preenche suas finalidades, cujos 7 capítulos bem divididos orientam, de forma concisa e clara, a elaboração e desenvolvimento do trabalho científico.

4- Estilo simples, claro, espontâneo e, o subtítulo – Do desafio à conquista – é algo poético.

5- Em que pese a escrita da nossa rica e bela língua portuguesa ser difícil, a redação está correta. Em alguns capítulos se percebe a harmonia das linguagens culta e coloquial.

Cumpre-nos, então, reconhecer os méritos da distinta amiga Profa Victória Secaf, há muito dedicada ensino de enfermagem na Univ. de São Paulo.

Dezembro/2007.