SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Revisiting the Pathogenesis of the American Tegumenyary Leishmaniasis in Amazonian, with emphasis to the disease due to Leishmania (V.) braziliensis and Leishmania (L.) amazonensis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. vol.22 no.1 Belém Mar. 2008

 

EDITORIAL

 

Gérbera: o símbolo das pesquisas com células-tronco

 

 

Geraldo Roger Normando Jr.

Aluno do Curso de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFPA. e-mail:normando@amazon.com.br

 

 

Mayana Zatz deve ser uma dessas figuras, assaz determinada, a defender seu ideal de vida. Certamente se tivesse vivido em outros tempos, seus motes seriam heresias e já teria ela virado pó-de-carvão. Fazer qualquer comentário prosopopêico, como diria Guimarães Rosa, acerca da bióloga não é retórica desta revista, mas parecer ser ela uma admirável mulher e merecedora de toda atenção e respeito.

Ela se comunica bem. Percebe-se em seus textos e em suas falas que a força da mensagem não está na altura da voz, tampouco, no uso de verbetes exóticos, mas no sentimento almado (o neologismo significa "amado com alma" no meu modesto e desenfreado dicionário) pela verdade verdadeira que se veste a despida ciência.

Uma real prova vê-se em um de seus recentes textos. Num deles se lê Gérbera.- "é o nome de uma flor, símbolo da esperança ligada às pesquisas com células-tronco embrionárias", descreve Zatz. Recentemente, a flor foi exibida pelos defensores das pesquisas em um cerimonial de premiação dada à "Mulher" Mayana Zatz, simbolizando a simpatia da sociedade para com os ideais científicos da genética mendeliana. O nome da flor, comumente, utilizada em ornamentações, foi em homenagem ao naturalista alemão Traug Gerber, que a descobriu na África do Sul. A flor é uma parenta próxima de duas outras formosuras: a margarida e o girassol. Quem as vê, de supetão, por suas belezas, acha que são trigêmeas do mesmo vitelo.

Para estimular a brotação desta flor, deve-se podá-las rente ao solo, no final da floração. Podas de limpeza para retirar folhas velhas ou mortas também são recomendadas, o que representaria a tradução da apoptose, um fenômeno fantástico que os tecidos tecem com maestria. É vital para renovação de nossos recursos biológicos. Seria então esse o motivo da Gérbera ser o símbolo da pesquisa com células-tronco? O final da floração representaria a doença incurável, ou a morte encomendada, e a brotação, a cura genética? As pétalas da Gérbera são as mesmas de Zatz, um presente de Israel a este país miscigenado e multi-cultural.