SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Revisão sobre a Patogenia da Leishmaniose Tegumentar Americana na Amazônia, com ênfase à doença causada por Leishmania (V.) braziliensis e Leishmania (L.) amazonensis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.22 n.1 Belém mar. 2008

 

EDITORIAL

 

Gérbera: o símbolo das pesquisas com células-tronco

 

 

Geraldo Roger Normando Jr.

Aluno do Curso de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFPA. e-mail:normando@amazon.com.br

 

 

Mayana Zatz deve ser uma dessas figuras, assaz determinada, a defender seu ideal de vida. Certamente se tivesse vivido em outros tempos, seus motes seriam heresias e já teria ela virado pó-de-carvão. Fazer qualquer comentário prosopopêico, como diria Guimarães Rosa, acerca da bióloga não é retórica desta revista, mas parecer ser ela uma admirável mulher e merecedora de toda atenção e respeito.

Ela se comunica bem. Percebe-se em seus textos e em suas falas que a força da mensagem não está na altura da voz, tampouco, no uso de verbetes exóticos, mas no sentimento almado (o neologismo significa "amado com alma" no meu modesto e desenfreado dicionário) pela verdade verdadeira que se veste a despida ciência.

Uma real prova vê-se em um de seus recentes textos. Num deles se lê Gérbera.- "é o nome de uma flor, símbolo da esperança ligada às pesquisas com células-tronco embrionárias", descreve Zatz. Recentemente, a flor foi exibida pelos defensores das pesquisas em um cerimonial de premiação dada à "Mulher" Mayana Zatz, simbolizando a simpatia da sociedade para com os ideais científicos da genética mendeliana. O nome da flor, comumente, utilizada em ornamentações, foi em homenagem ao naturalista alemão Traug Gerber, que a descobriu na África do Sul. A flor é uma parenta próxima de duas outras formosuras: a margarida e o girassol. Quem as vê, de supetão, por suas belezas, acha que são trigêmeas do mesmo vitelo.

Para estimular a brotação desta flor, deve-se podá-las rente ao solo, no final da floração. Podas de limpeza para retirar folhas velhas ou mortas também são recomendadas, o que representaria a tradução da apoptose, um fenômeno fantástico que os tecidos tecem com maestria. É vital para renovação de nossos recursos biológicos. Seria então esse o motivo da Gérbera ser o símbolo da pesquisa com células-tronco? O final da floração representaria a doença incurável, ou a morte encomendada, e a brotação, a cura genética? As pétalas da Gérbera são as mesmas de Zatz, um presente de Israel a este país miscigenado e multi-cultural.