SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Tese de doutorado analisa impacto da supervisão no tratamento da tuberculose urbanaSemana brasileira de combate à tuberculose. Dia mundial da tuberculose 2000 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.8 n.1 Rio de Janeiro jun. 2000

 

INFORME

 

"O tabagismo visto sob vários aspectos"

 

 

Jandira Torreiro de Carvalho

MEDSI Editora Médica e Científica Ltda.
Rio de Janeiro/RJ, 2000.

 

 

O tabagismo é uma das causas de doença que assombra por sua magnitude e extensão planetária. Os altos prejuízos impostos pelo consumo do tabaco são uma pesada carga não só para a saúde individual, mas também para a saúde financeira da sociedade. Responsável por mais de quatro milhões de mortes anuais no mundo, determinadas pelo aumento da prevalência das doenças relacionadas com o hábito de fumar, converte-se, ao mesmo tempo, em cruel paradoxo, já que o tabagismo constitui a maior causa isolada de doença evitável que se conhece entre as não imunizáveis. Agente mórbido introduzido e mantido pelo próprio homem, por razões tão diversas como as de ordem econômica, social, cultural e de droga-dependência, converte-se em uma das epidemias de mais difícil redução.

As atividades de luta anti-tabaco desenvolvidas pela sociedade civil organizada, governos, organismos internacionais de saúde, crescem ano a ano, mas permanecem longe do alcance dos objetivos colimados. A multiplicidade de áreas do conhecimento - educação, sociologia, antropologia, psicologia, medicina - que necessita ser mobilizada para fazer face a este problema, representa um obstáculo ao êxito pleno, uma vez que reunir técnicos de tão variada formação em um corpo de tomada de decisão e ação, constitui, em nosso meio, um desafio aos modelos vigentes no cotidiano sanitário do país. Acresce que o trabalho desse grupo que requer entusiasmo, mística, paixão, só terá êxito onde houver ativa participação da comunidade através de suas variadas manifestações de expressão.

Felizmente, existe por toda parte pessoas que acreditam que onde houver obstáculos haverá aí o poder de superá-los. Aqui entra Jandira Torreiro de Carvalho e seu livro "O TABAGISMO visto sob vários aspectos". Trata-se de uma obra de superação, um desafio vencido com galhardia.

A Assistente Social e Advogada Jandira que, por muitos anos, integrou equipes de administração de saúde, incorporou-se entusiástica e apaixonadamente, à luta contra o tabagismo, aplicando a experiência acumulada em outra ação não menos meritória, o combate à tuberculose. Seu livro, uma exaustiva revisão selecionada da imensa bibliografia tabágica mundial, coloca em mãos de quantos - leigos e técnicos - necessitam do socorro de uma consulta, a oportunidade de encontrar informação atual e analisada. Em linguagem simples, sempre preocupada em não emaranhar-se no jargão médico - a luta contra o tabagismo é uma ação multidisciplinar - a autora faz jus ao subtítulo do livro ao trazer para análise os aspectos mais pertinentes que envolvem o estudo desta matéria. O livro começa abordando aspectos fundamentais como a origem, composição química e propriedades do tabaco, para em seguida considerar a história, a epidemiologia, a patologia, a economia e a ecologia, num visível esforço de cobertura das diferentes áreas de conhecimento envolvidas.

"O TABAGISMO visto sob vários aspectos" da Dra. Jandira Torreiro de Carvalho, por sua atualização e abrangência, é uma contribuição de real interesse para as equipes técnicas, grupos educacionais e comunitários integrados na luta anti-tabaco.

Parabéns Jandira, com o abraço fraterno de seus antigos colegas do Centro de Referência Professor Hélio Fraga.