SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1" O tabagismo visto sob vários aspectos"Medalha Prof. Hélio Fraga índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.8 n.1 Rio de Janeiro jun. 2000

 

INFORME

 

Semana brasileira de combate à tuberculose. Dia mundial da tuberculose 2000

 

 

Por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Tuberculose 2000 - 24 de Março - cujo tema para este ano considerava a necessidade de incorporar novas parcerias para deter a tuberculose, a Coordenação Nacional de Pneumologia Sanitária, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação COPPETEC/UFRJ, promoveram no Rio de Janeiro, a Semana Brasileira de Combate à Tuberculose, nos dias 20 a 24 de Março.

Os organizadores tinham por objetivo chamar a atenção da comunidade para a magnitude da tuberculose traduzida, em termos mundiais, nestas cifras assustadoras - prevalência de 16 a 20 milhões de casos, 8 milhões de casos novos e 2 milhões de mortes por ano - e, em termos nacionais - 50 milhões de infectados e 130.000 casos novos anuais, o que coloca o Brasil, em número estimado de casos, em 10o lugar, entre os países que notificam à OMS.

O componente social da tuberculose e sua estreita ligação com a pobreza está explícito nestes dados: 95% dos casos novos e 98% das mortes ocorrem nos países em desenvolvimento, determinando a desorganização das famílias, e impondo pesadas perdas para a economia. A questão faz-se mais complexa quando se considera estes dois agravantes: a associação Tuberculose/HIV com 11 milhões de pessoas infectadas no mundo e a Tuberculose multi-droga-resistente, uma conseqüência da ineficiência dos programas que constitui a maior ameaça ao controle da doença.

Este panorama requer um trabalho organizado, envolvendo o sistema de saúde do país, as forças da comunidade e a colaboração das empresas e das instituições científicas, para tornar acessível à população os meios de diagnóstico e tratamento, altamente eficazes, que estão disponíveis. A OMS, ao recomendar neste Dia Mundial da Tuberculose do ano 2.000, a incorporação de novas parcerias, sinalizou a abrangência do problema e a indicação de que para solucioná-lo urge que se estabeleçam reais compromissos de governos, comunidade e sociedade civil.

Foi sob o impacto social desta situação que se programou a Semana Brasileira de Combate à Tuberculose no Rio de Janeiro, iniciada no dia 20 de março, com uma entrevista coletiva das autoridades de saúde à mídia. No dia 21 inaugurou-se a exposição "Imagens da Peste Branca - Memória da Tuberculose", no CIEP Samora Machel, localizado no bairro da Maré. Nos dias 22 e 23, teve lugar o I Curso Pan-Americano de Atualização em Tuberculose, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ. No dia 24 ocorreu o ato de encerramento na Vila Olímpica da Maré, com a presença de autoridades de saúde dos três níveis de governo, parlamentares e grande número de pessoas da comunidade. Constou da agenda: a assinatura de um protocolo para a implementação de um modelo de intervenção integrada para controle de tuberculose que inclui o tratamento supervisionado, na Área Programática 3.1 do Município do Rio de Janeiro; criação da Comissão Técnica Estadual em Tuberculose, do Prêmio Intermunicipal de Combate à Tuberculose e do Concurso de Redação para Escolas Públicas, cujo tema é "Lutemos contra a Tuberculose"; entrega da Medalha Prof.Hélio Fraga aos Drs. José Rosemberg, Germano Gerhardt Filho e Gilmário M. Teixeira e in memoriam aos Drs. José Antônio Nunes de Miranda e Francisco Eduardo Ferreira da Silva, por sua contribuição para o desenvolvimento da luta contra a tuberculose no Brasil.