SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Semana brasileira de combate à tuberculose. Dia mundial da tuberculose 2000Miranda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.8 n.1 Rio de Janeiro jun. 2000

 

INFORME

 

Medalha Prof. Hélio Fraga

 

 

O Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, unidade descentralizada da Fundação Nacional de Saúde e tecnicamente subordinada ao Centro Nacional de Epidemiologia, Ministério da Saúde, é um órgão de apoio técnico-científico e referência nacional para as atividades desenvolvidas no campo da pneumologia sanitária com ênfase na tuberculose.

Gerado no ambiente de trabalho que construiu os diversos organismos de luta contra a tuberculose no Brasil, o CRPHF além de buscar o alcance de seus objetivos técnicos e específicos, inclui entre seus propósitos o de cultivar o reconhecimento dos valores individuais e institucionais que concorreram para os avanços da saúde pública brasileira.

Dentro dessa linha de compromisso, o colegiado do Centro criou a Medalha Prof. Hélio Fraga, nome de seus patrono, destinada a render homenagem àqueles que se distinguiram no combate à tuberculose em nosso país.

No dia 24 de Março de 2000, por ocasião da solenidade comemorativa do Dia Mundial da Tuberculose, realizada no Rio de Janeiro, foram contemplados com a Medalha Prof.Hélio Fraga, os médicos cujos currículos estão resumidos a seguir:

José Rosemberg - Prof. titular da Faculdade de Medicina da PUC, São Paulo; Diretor do Instituto de Tuberculose Clemente Ferreira, São Paulo; Diretor da Divisão de Tuberculose do Estado de São Paulo; membro do quadro de peritos em tuberculose da OMS; Presidente do Comitê Coordenador do Controle do Tabagismo no Brasil; membro do Comitê Técnico-científico de Assessoramento à Tuberculose, Ministério da Saúde; detentor da comenda "Palme Academique" do Governo da França e da medalha Tabaco e Saúde da OMS; autor de seis livros e numerosos artigos nos campos da tisiologia e tabagismo.

Germano Gehardt Filho - Prof. Adjunto da Faculdade de Medicina da UFRJ; Diretor da Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária; Superintendente da Campanha Nacional contra a Tuberculose; criador e primeiro diretor do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga; Presidente da Fundação Ataulpho de Paiva; Representante oficial do Brasil em Assembléias Mundiais de Saúde, OMS e Conferências Pan-Americanas de Saúde, OPS; coordenador das pesquisas de quimioterapia que levaram à padronização dos esquemas de curta duração; membro do Comitê Técnico-Científico de Assessoramento à Tuberculose, Ministério da Saúde; autor de grande número de trabalhos publicados com ênfase em Pneumologia Sanitária.

Gilmário Mourão Teixeira - Prof. Titular da Faculdade de Medicina da UFC; Livre Docente da Faculdade de Medicina da UFT¨; Superintendente da Campanha Nacional contra a Tuberculose no Ceará; criador e professor do Curso de Especialização em Pneumologia da UFC; Assessor permanente em Tuberculose e Infecções Respiratórias Agudas da OPS/OMS; membro do Painel de Peritos em Tuberculose da OMS; membro do Comitê Técnico-Científico de Assessoramento à Tuberculose, Ministério da Saúde; Assessor Técnico do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, FUNASA/MS; muitos trabalhos publicados nos campos de Tisiologia Clínica, Pneumologia Sanitária e Saúde Pública.

In memoriam - José Antônio Nunes de Miranda - Organizador e Diretor do Sanatório de Aracajú, CNCT/MS; Coordenador do Programa de Tuberculose da Área Indígena, DNT/FNI; Chefe da Unidade de Atendimento Especial para Área Indígena, FNI; membro titular do Conselho Indigenista, FNI; Coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, DNPS/MS; Superintendente da Campanha Nacional Contra a Tuberculose, MS; Assessor temporário em Tuberculose da OPS; trabalhos publicados sobre Tuberculose e outras endemias em área indígena.

In memoriam - Francisco Eduardo Ferreira da Silva - Mestrando de Epidemiologia da Escola Nacional de Saúde Pública; médico chefe das Unidades Sanitárias de Humaitá e Caracaraí da Fundação SESP/MS; Chefe do Serviço de Registro e Cadastro de Saúde da Delegacia Federal de Saúde no Rio de Janeiro, MS; Coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose das Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste; Chefe do Serviço de Desenvolvimento de Recursos Humanos, DNPS/MS; Diretor substituto da Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária, MS; autor de trabalhos publicados sobre tuberculose e infecções respiratórias agudas.