SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Fatores de predição para a resistência aos tuberculostáticosTuberculose multirresistente: Características de pacientes com falência de tratamento e fatores associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.8 n.2 Rio de Janeiro dez. 2000

 

TESES

 

O programa de controle da tuberculose no município de Duque de Caxias/RJ e a educação em saúde: Uma perspectiva de promoção da saúde ou prevenção da doença?

 

The tuberculosis control program in a municipal health center of the district of Duque de Caxias/RJ and the health education: A perspective of health promotion or disease prevention?

 

 

Rosane Carvalho Lopes

Tese apresentada à Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde

 

 


RESUMO

O presente estudo aborda o Programa de Controle da Tuberculose - PCT, tendo como referencial teórico a Promoção da Saúde, visando oferecer subsídios para a reflexão e o repensar da prática da educação em saúde no campo da tuberculose. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, privilegiando a fala de clientes com tuberculose inscritos no PCT de um Centro Municipal de Saúde, localizado no Município de Duque de Caxias/RJ. Através da análise de conteúdo (Bardin,1994), obtido mediante entrevistas semiestruturadas, buscou-se investigar o conteúdo e as características das ações de educação em saúde desenvolvidas junto aos clientes inscritos no PCT. Os resultados do estudo tornam visível que o conteúdo das informações educativas apresenta-se de forma eminentemente biologicista e, que as características destas ações têm como estrutura central a monologicidade, tendo como conseqüência um alcance em nível individual, voltado para o controle da doença mediante a adesão ao tratamento. O estudo permitiu identificar que a prática da educação em saúde no contexto do PCT requer uma reflexão no campo da pedagogia para repensar a educação em saúde como ação dialógica e participativa, envolvendo obrigatoriamente os profissionais de saúde, o cliente e seu entorno.

Palavras-chave: Tuberculose, Promoção da Saúde, Educação em Saúde


ABSTRACT

The present study approaches the Tuberculosis Control Program - TPC, having as theoretical reference the Promotion of Health, seeking to offer subsidies to reflect and rethink about the health education practice in field of tuberculosis. It is a qualitative research, privileging the customer's speech with tuberculosis enrolled in the TCP of a Municipal Health Center, located in the Municipal District of Duque de Caxias/RJ. Through content analysis (Bardin, 1994), obtained by semi-structured interviews, it was aimed to investigate the content and the characteristics of the educational actions developed to the customers enrolled in the TPC. The results of the study turned visible that the content of the educational information is eminently biological and that the characteristics of these actions have as central structure a monological speech, having as consequence an attainment on individual level, directed to the disease control through the adhesion to the treatment. The study allowed to identify that the educational practice in the context of TCP requests a reflection about the pedagogical field to rethink health education as a dialogical and participative action, involving, obligatorily, the health professionals, the customer and his/her life conditions.

Key word: Tuberculosis, Health Promotion, Health Education