SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Relatório de atividades 2000 Centro de Referência Prof. Hélio Fraga índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.8 n.2 Rio de Janeiro dez. 2000

 

 

Resumo das monografias apresentadas pelos alunos do curso de Especialização em Pneumologia Sanitária do ano de 2000, realizado pelo Centro de Referência Prof. Hélio Fraga/FUNASA/MS

 

 

Nome do aluno
Título do Trabalho

OBJETIVO

1. Angela Maria Guedes Pinto - Médica - RJ
Plano de Ação para PCT - Pólo Sanitário Hélio Cruz, Município de São Gonçalo.

Implementar as ações do PCT capacitando e atualizando os profissionais de saúde para a busca rotineira dos sintomáticos respiratórios, bem como o controle dos contatos no Pólo Sanitário Hélio Cruz, no Município de São Gonçalo, buscando a detecção precoce dos casos esperados até dezembro de 2001.
Implantar um serviço sistematizado de recuperação dos faltosos, estabelecendo rotinas de envio de aerogramas e visitas domiciliares com a finalidade de reduzir de 35% para 20% o abandono do Pólo Sanitário Hélio Cruz, no Município de São Gonçalo até dezembro de 2001.
Implantar atividades educacionais para a comunidade, pacientes e familiares envolvidos com o PCT, quanto ao esclarecimento da doença tuberculose, com isto aumentando o retorno dos pacientes em abandono de tratamento no Pólo Sanitário Cruz, no Município de São Gonçalo até dezembro de 2001.
Promover a implantação de tratamento supervisionado para pacientes cadastrados no PCT do Pólo Sanitário Hélio Cruz, no Município de São Gonçalo, empregando a estratégia DOTS, visando atingir uma taxa de cura de 85% dos casos diagnosticados até dezembro de 2001.

2. Carlos Alberto Bezerra - Médico - DF
Plano de Ação para o Programa de Controle da Tuberculose da Cidade Satélite do Gama - DF.

Implementar o sistema de recuperação de faltosos do PCT do Gama, reorganizando a rotina da visita domiciliar do PACS/PSF, reduzindo taxa de abandono em 50% no ano de 2001

3. Emília Maria de Araújo Silva - Enfermeira - BA
Plano de Ação para a descentralização das Controle da Tuberculose no Município de Ilhéus/Bahia-2001.

Descentralizar as ações de controle da tuberculose em mais uma Unidade de Saúde da rede básica do município de Ilhéus-BA, visando à melhoria dos indicadores operacionais e epidemiológicos em níveis aceitáveis conforme o Programa Nacional de Controle da tuberculose, no período de janeiro a dezembro/2001.
Incorporar a vigilância epidemiológica do município ao Programa de Controle da tuberculose, promovendo a descentralização das ações, elevando a 85% a efetividade de tratamento de casos diagnosticados no município de Ilhéus/BA até 2002.
Ampliar o programa SINAN através da incorporação do agravo tuberculose, melhorando o sistema de notificação/investigação, garantindo a alimentação permanente de 100% dos dados de tuberculose do município de Ilhéus/BA até 2002.

4. Eva Teresa Skazufka - Médica - SP
Plano de Ação para o Controle da Tuberculose no estado de São Paulo.

Implementar atividades educativas para o controle da tuberculose, capacitando 100% dos profissionais envolvidos com o Programa municipal de controle da tuberculose, visando diminuir a transmissão do bacilo da tuberculose, melhorando a qualidade e a oportunidade do diagnóstico, buscando atingir uma taxa de cura de 85% em Ilhéus-BA até 2002.
Instrumentalizar os profissionais de saúde do Programas de Saúde da Família (PSF) e Programas de Agentes Comunitários (PAC) das Secretarias Municipais de Saúde e 24 Divisões Regionais de Saúde (DIR) do Estado de São Paulo para planejar, executar e avaliar intervenções educativas, enquanto parte das ações de Saúde Coletiva, em especial, junto ao Programa de Controle de Tuberculose, em sua área de abrangência, no período de janeiro a dezembro de 2001.
- Estabelecer ações de saúde coletiva, de assistência preventiva e curativa desenvolvidas no PCT, em todos os municípios do Estado , por meio da implementação de ações de educação em saúde e da reorganização dos serviços, visando ao diagnóstico, ao tratamento e a cura de 85% dos casos diagnosticados de tuberculose, no período de janeiro a dezembro de 2001.

5. Fernando Carlos Vetromille Ribeiro - Médico - RJ
Projeto de Biossegurança em Tuberculose no Hospital Estadual Santa Maria.

Implantar um plano de biossegurança hospitalar para tuberculose de forma pactuada com toda a comunidade hospitalar, implementando os programas de prevenção de riscos ambientais e saúde ocupacional, para que em 1 ano se tenha 100% de medidas de proteção respiratória,70% das medidas administrativas e 30% das medidas ambientais propostas em operação.

6. Geisa Fregona - Enfermeira - ES
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Pneumologia Sanitária/2000.

Implantar medidas de controle da transmissão nosocomial/ocupacional da tuberculose no Hospital Universitário Cassiano Antônio Morais (HUCAM), através da criação de uma comissão de controle de infecção da tuberculose (CCI-TB), visando mensurar e minimizar os níveis de contaminação dos profissionais de saúde. Diagnosticar e tratar os profissionais de saúde, que adoeçam no período de fevereiro a dezembro de 2001.

7. Inei Anastácia Loeblein - Enfermeira - RS
Plano de Ação para Redução de Reinterações no Hospital Sanatório Partenon Porto Alegre.

Implantar no Hospital Sanatório Partenon um sistema de acompanhamento pós-alta hospitalar dos pacientes identificados como de risco para abandono, a partir da análise dos prontuários de todos os paciente reinternados em 1999 e 2000 para estudar o perfil dos pacientes e as causas das reinternações, visando, com a intervenção precoce, reduzir em 30% a taxa de reinternações em um ano.

8. Irlan Peçanha Tartaglia - Comunicação Social - RJ
Plano de Ação para o Controle da Tuberculose na UACPS Cecília Donnângelo/Vargem Grande/RJ.

Implantar na UACPS Cecília Donnângelo, um serviço de controle da tuberculose, por meio de treinamento dos profissionais de saúde (nível superior e médio), estabelecendo rotinas de trabalho e supervisionando o mesmo, visando identificar, diagnosticar e tratar 100% dos casos no período de dezembro de 2000 a dezembro de 2001.

9. Jascilene Pereira Furtado - Enfermeira - PI
Plano de Controle da Tuberculose no Município de São Miguel do Tapuio ANO 2001.

Implantar um sistema de busca ativa dos sintomáticos respiratórios (SR), no município de São Miguel do Tapuio (SMT) por meio de implementação das ações de educação em saúde e reorganização dos serviços, visando diagnosticar e tratar 100% dos casos de tuberculose no período de janeiro a dezembro de 2001.

10. Jucineide Vieira Araújo - Médica - RR
Plano de Ação para Controle da Tuberculose no Estado de Roraima.

Implementar as ações de controle da tuberculose no Estado de Roraima, organizando um sistema de prevenção do abandono, buscado atingir uma cura de 85%, no período de janeiro a dezembro de 2001.
Descentralizar as atividades do P.C.T, integrando as atividades de diagnóstico e tratamento dos Centros de Saúde existentes na rede pública, visando aumentar para 50% (atualmente 27,7%) a cobertura do mesmo no Estado de Roraima, no período de janeiro a dezembro.
Ampliar a implantação do tratamento supervisionado para pacientes cadastrados no PCT implantando, adaptando e aprimorando a estrutura dos serviços de saúde já existentes, com a finalidade de manter a taxa de abandono para menos de 5% no período de janeiro a dezembro de 2001.
Implementar sistema de busca ativa dos contatos de tuberculose e dos sintomáticos respiratórios, capacitando os profissionais de saúde do Estado de Roraima, visando descobrir pelo menos 90% dos casos de tuberculose existentes, no período de janeiro a dezembro de 2001.

11. Leila Bernárdez Del Nero de Freitas - Enfermeira - TO
Projeto Para Implementação das Ações de Diagnóstico e Tratamento do Programa de Controle da Tuberculose do Estado do Tocantins, Secretaria de Estado da Saúde Palmas-TO.

Aumentar a efetividade das ações de controle da TB no Estado do TO, através da implementação ou implantação de atividades especificas para seu controle em 100% dos municípios, visando diminuir a transmissão do bacilo da tuberculose na população, até o ano 2001.

12. Liliane Mônica Pinto Serra - Enfermeira - AP
Plano de Ação para a Implementação da Busca Ativa de Contactantes de Pacientes de Tuberculose que Fazem Tratamento na Clínica de Referência de Pneumologia Sanitária do Estado do Amapá.

Realizar, no período de dezembro/2000 a dezembro de 2001, a implementação de busca ativa dos contactantes de casos de BK+ cadastrados na CRPS-SES-AP, através da realização de visitas domiciliares, buscando atingir um percentual de 100% dos exames realizados.

13. Lisia Maria Raymundo de Freitas - Médica - RJ
Projeto de Biossegurança Instituto Estadual de Doenças do Tórax ARY Parreiras.

Implantar um plano de biossegurança hospitalar para TB, de forma pactuada com toda comunidade hospitalar, implementando os programa de prevenção de riscos ambientais e de saúde, para que em 1 ano se tenha 100% de medidas de proteção respiratória, 70% das medidas administrativas e 30% das medidas ambientais propostas em operação.

14. Luciana Ermerlinda Gallina Zanin - Enfermeira - RS
Implantação do Programa de Tuberculose no Município de Dois Lajeados.

Implantar o Programa de Controle da Tuberculose no Município de Dois Lajeados, através das normas do Plano Nacional de Controle da Tuberculose, para diagnosticar e tratar 100% dos casos de tuberculose, no período de janeiro a dezembro de 2001.

15. Luciene Maria Naliato Melillo - Enfermeira - RJ
Plano de Ação para o P.C.T, do Centro de Saúde Aníbal Veriato de Azevedo, do Município de São João de Meriti-RJ.

Implementar um sistema de ação para a prevenção ao abandono, incluindo a busca dos pacientes faltosos do PCT, reorganizando a rotina da visita domiciliar dos agentes de saúde do PASC/PSF, visando reduzir a taxa de abandono de 17% para 5% no ano de 2001.

16. Mara Valéria de Souza de Jesus - Enfermeira - RJ
Plano de Ação para o Programa de Controle de Tuberculose do Município de Nova Iguaçu-RJ.

Implantar um serviço sistematizado de recuperação dos faltosos, estabelecendo rotinas de envio de aerogramas e visitas domiciliares, com a finalidade de reduzir, de 32,9% para 20%, o abandono, no Município de Nova Iguaçu, até dezembro de 2001.

17. Maria Célia Auzec - Assistente Social - PR
Projeto de Controle da Tuberculose: Uma Proposta de Descentralização para o Município de Londrina, 2001.

a- Descentralizar as atividades do PCT para 8 unidades de saúde da zona rural e 4 unidades de saúde da zona urbana (leste, oeste, norte, sul) no município de Londrina, no ano de 2001.
b- Aumentar o percentual de cura de 62,8% para 85%, acompanhando a programação de metas pactuadas entre Estado/município, visando atingir percentual preconizado pelo Ministério da Saúde.
c- Diminuir o percentual de abandono através da implantação do tratamento diretamente supervisionado-DOTS, para todos os pacientes de risco (população de rua, alcoólatras, drogadictos, doentes mentais, inscritos no programa de controle da tuberculose.
d- Implantar a busca dos sintomáticos respiratórios em todas as unidades básicas de saúde do município de londrina, buscando atingir 100% dos sintomáticos respiratórios estimados.

18. Maria Clara Montagnana Zoratti - Administradora - SP
Plano de Gestão de Qualidade Total Instituto Clemente Ferreira.

Implantar um Plano de Gestão de Qualidade Total no Instituto Clemente Ferreira, alinhado com as Normas do PNCT, de forma pactuada com toda a comunidade do Instituto, implementando o Programa de Biossegurança, para que em 1 ano se tenha 65% das propostas em operação.

19. Maria das Graças Miranda de Sales Leão - Enfermeira - PI
Implantação de Rotinas para Busca de Sintomáticas Respiratórios na U.S.P em Teresina - Piauí no ano de 2001.

Implantar uma rotina de busca de sintomáticos respiratórios, aumentando a cobertura de atendimento, visando elevar a descoberta de casos novos Tb de 47% para 85% na U.S. Primavera em Teresina - Piauí no ano de 2001.

20. Maria Elizabete de Oliveira - Enfermeira - RN
Implantação de Rotina para Detecção de Paciente com Risco Potencial de Abandono e busca de Faltosos ao tratamento de Tuberculose no município de Mossoró - RN.

Implantar rotina para detecção de pacientes com risco em potencial de abandono e busca de faltosos, por Agentes Comunitários de Saúde, treinando 100% dos Profissionais do programa de controle da tuberculose (PCT), visando à regularidade do tratamento em 18 unidades de saúde, no município de Mossoró - RN, em 2001.

21. Maria Eugênia de Melo Machado Maciel - Enfermeira - MA
Prevenção do Abandono e Busca de Faltosos ao Tratamento de Tuberculose no Município de São Luís/MA.

Implementar um sistema de ação para prevenção ao abandono, incluindo a busca dos pacientes faltosos e em atraso, bem como capacitar os profissionais de saúde envolvidos com o Programa de Controle da Tuberculose, sensibilizando familiares e pacientes, implantando atividades educativas e visitas domiciliares em 100% das unidades de saúde do município com PCT, com a finalidade de reduzir de 18% para 15% o abandono de tratamento no município de São Luís até dezembro de 2001.

22. Maria Inês Vieira do Nascimento - Enfermeira - RJ
Plano de Ação - Policlínica Comunitária Carlos Antônio da Silva.

1. Viabilizar um local com infra-estrutura funcional às ações do Programa de Controle de Tuberculose, de forma a oferecer um ambiente seguro e agradável aos pacientes e aos profissionais nele envolvidos, na Policlínica Comunitária Carlos Antônio da Silva no período Janeiro de 2001a Março de 2001.
2. Implementar a equipe do PCT, no tocante ao perfil e ao investimento do profissional, a fim de prestar um atendimento especializado ao paciente e garantir o seu tratamento na PCCAS de abril de 2001 a junho de 2001.
3. Implantar um serviço sistematizado de recuperação dos faltosos, estabelecendo rotinas de envio de aerogramas e visitas domiciliares com finalidade de reduzir de 30% para 10% o abandono, na PCCAS da FMS de Niterói, no período de janeiro a dezembro de 2001.
4. Implantar um sistema de comunicação da PCCAS com as unidades que pertencem a área de abrangência do PCT, a fim de aumentar a captação de pacientes sintomáticos respiratórios e a adesão dos positivos ao tratamento na PCCAS da FMS de Niterói a partir de abril de 2001.

23. Maria José da Fonsêca Souza - Enfermeira - PB
Prevenção do Abandono do Tratamento da Tuberculose: Uma Proposta para o Centro Integrado de Saúde de Cruz das Armas.

1. Implementar um sistema de busca ativa aos pacientes faltosos e em abandono, treinando os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os profissionais superiores envolvidos no Programa de Controle de Tuberculose do Centro Integrado de Saúde de Cruz das Armas(CISCA),visando reduzir o índice de abandono de 10,0% para menos de 1,5%, no período de fevereiro a dezembro de 2001.
2, Implementar uma rotina de busca e descoberta de casos novos, junto à comunidade, através do PSF/PACS, de divulgação e de reunião nas Associações de bairro.
3. Implementar o Programa de controle da tuberculose do município de João Pessoa, efetivando o sistema de informação, capacitando equipe multi-profissional para melhor assistência, disponibilizando recursos de diagnóstico.
4. Melhorar a qualidade de assistência prestada pelo PCT no CISCA, buscando um maior interesse dos pacientes ao tratamento, reduzindo a taxa de abandono de 10% para menos de 1,5% no período de fevereiro a dezembro de 2001.

24. Maria José Procópio Ribeiro de Oliveira - Médica - RJ
Plano da AP4 do Município do Rio de Janeiro/RJ.

1. Implantação na Área Programática 4 (AP4) do Município do Rio de Janeiro, integrando ações e parcerias visando aumentar a capacitação dos casos e a diminuir o abandono de tratamento, em planejamento conjunto compactuando das metas e recursos necessários:
• treinamento das equipes multiprofissionais e dos agentes de saúde;
• implantação da supervisão da administração do tratamento;
• sistema de visita domiciliar e de busca ativa de faltosos de contatos e de sintomáticos respiratórios;
• sistema de registro com controle de qualidade;
• estratégias para o envolvimento da comunidade.

25. Maria Rilda Ferreira de Oliveira - Enfermeira - PA
Plano de Ação para Implementação da Rotina do PCT no Município de Castanhal/PA.

1. Implantar o sistema de recuperação de faltosos do PCT de Castanhal, reorganizando a rotina de visita domiciliar do PACS/PSF e buscando parceria com clubes de serviços e empresários, para juntos encontramos estratégias de incentivo aos pacientes portadores de Tuberculose a comparecerem regularmente na unidade de saúde, reduzindo assim a taxa de abandono em 70% até dezembro de 2001.
2. Implementar na rotina do PCT um sistema de adesão ao tratamento de 100% dos pacientes envolvendo seus familiares na participação direta de seu tratamento e assegurando um atendimento de melhor qualidade até dezembro de 2001.
3. Implantar no PCT do município um sistema de qualificação e atualização de 100% dos profissionais que operacionalizam o programa, objetivando total compromisso e conseqüentemente melhor qualidade no atendimento e no desempenho do PCT, até dezembro de 2001.
4. Implantar, no PCT, um sistema de divulgação extra muro, buscando parceria com os meios de comunicação, lideranças comunitárias e profissionais do PACS/PSF, visando à conscientização de 80% da população sobre a tuberculose, seu tratamento e como funciona o programa no município, até dezembro de 2001.

26. Maria Vilma Neves de Lima - Enfermeira - CE
Implantação de Rotina de Detecção de Pacientes com Risco Potencial de Abandono e Busca de Faltosos ao Tratamento de Tuberculose no Município de Fortaleza-CE.

Implantar rotina para detecção de pacientes com risco potencial de abandono e busca de faltosos por Agentes Comunitários de Saúde, treinando 100% dos profissionais do Programa de Controle da Tuberculose (PCT), visando à regularidade do tratamento em 12 unidades de saúde, no Município de Fortaleza - CEARÁ, em 2001.

27. Mariangela Maciel Inocente - Administradora - SP
Plano de Ação para Controle da Tuberculose DIR XVII. Ribeirão Preto - SP.

Otimizar as atividades do Plano de Controle da Tuberculose nos municípios da DIR XVII de Ribeirão Preto - SP, buscando aumentar a captação, o diagnóstico e tratamento precoce.

28. Nadia Mattos Ramalho - Enfermeira - RJ
Plano da Ação Para o Controle da Tuberculose.

- Implementar ações de controle da tuberculose na XXX RA, implantando atividades de captação de sintomáticos respiratórios e acompanhamento dos casos e contatos de tuberculose, nos 07 consultórios simplificados e programa de agentes comunitário de saúde do Complexo da Maré, buscando diagnosticar 95% dos casos estimados e curar 92% no ano de 2001.
- Garantir a qualidade da assistência prestada no CMS Américo Veloso, visando a adesão do paciente ao tratamento, com a finalidade de elevar de 85% para 92% o percentual de cura na XXX RA.
- Implantar medidas de biossegurança , visando estabelecer ações de controle da transmissão da tuberculose, para o novo Ambulatório do PCT do CMS Américo Veloso, a ser inaugurado no 1o semestre de 2001.

29. Olauro Raimundo da Silva - Enfermeiro - PR
Descentralização das Ações do Programa de Controle da tuberculose em Foz de Iguaçu, PR.

Descentralizar as atividades do Programa de Controle da Tuberculose (PCT), através da implantação do mesmo nos quatro Distritos Sanitários de Foz do Iguaçu - PR, buscando atingir uma taxa de cura de 85%, no período de janeiro a dezembro de 2001.

30. Rosa Maria Sant' Anna da Cunha Gahyva - Pedagoga - RJ
Implantação de um Programa de Biossegurança no PCT.

Implantar numa Unidade Gestora do PCT, um sistema de biossegurança que garanta bem-estar e proteção para equipe e para o usuário.

31. Rosane Macedo de Souza - Enfermeira - RJ
Trabalho de Conclusão do Curso.

Implantar a triagem na pneumologia do ambulatório do Hospital Municipal Raphael de Paula Souza, Rio de Janeiro, visando à captação de todos os sintomáticos respiratórios que comparecem ao Serviço, quer referenciado, demanda espontânea ou identificados por quaisquer funcionário, buscando diagnosticar 100% dos casos de tuberculose nessa população em um ano.

32. Rosangela Maria Allão Sena - Estatística - RJ
Plano de Ação para a Implantação do Sistema de Informação na Área da AP-4.

Implantar o sistema de informação para o controle da tuberculose, nas unidades de saúde da AP-4, a partir da avaliação qualitativa do sistema de registro de dados existente e da capacitação dos técnicos envolvidos na coleta de informação, no exercício de 2001.

33. Rosemary Aparecida Passador Sanches de Giuli - Enfermeira - RO
Plano de Ação Para o Programa de Controle da Tuberculose do Município de Pimenta Bueno - RO.

Implementar o Programa de Controle da Tuberculose de Pimenta Bueno, treinando 100% dos profissionais que atuam no programa e 100% das equipes PSF e agentes do PACS nas ações de controle da tuberculose, visando aumentar em 50 % a descoberta dos casos novos de tuberculose no ano de 2001.

34. Sandra Maria dos Santos - Bióloga - PE
Plano de Ação para Controle da Tuberculose no Município de Arcoverde.

Implantar o programa de controle da tuberculose (PCT) nos 04 Centros de Saúde e 10 postos de saúde de Arcoverde, capacitando profissionais, disponibilizando recursos diagnósticos nos 03 laboratórios credenciados; visando à detecção de 92% dos casos esperados, até dezembro de 2001.

35. Sueli Aparecida Diório Almeida - Enfermeira - MS
Plano de Ação/Programa de Controle da Tuberculose/Gerencia Municipal/Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS.

Implantar o SINAN, no Serviço da Gerência Técnica Municipal do Programa de Controle da Tuberculose do Município de Campo Grande, por meio de treinamento à equipe atuante no Controle do Programa para a reorganizar os serviços, visando identificar os 100% dos casos novos de tuberculose residentes ou não no município, e as duplicidade de casos, no período de novembro a dezembro de 2000.

36. Tarso da Cunha Lopes Virmond - Médica - RS
Plano de Ação para Redução de Reinternações no Hospital Sanatório Partenon Porto Alegre.

Implantar no HSP um sistema de acompanhamento pós-alta a partir da análise dos prontuários de pacientes internados pela primeira vez no ano de 1997, visando subsidiar medidas de intervenção precoce para reduzir em 30% a taxa de reinternação em um ano.

37. Tereza Paula dos Santos - Enfermeira - AL
Plano de Ação Para o Programa de Controle da Tuberculose no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes - UFAL em 2001.

1. Implantar uma rotina para busca de faltosos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da área de abrangência, treinando 100% dos Profissionais do PCT, visando à manutenção da regularidade do tratamento no Hospital Universitário HU-UFAL em 2001.
2. Detectar sistemáticos respiratórios , contatos dos casos na demanda dos ambulatórios, comunidades fechadas e comunidade de maneira geral do 7º distrito, implantando ações de busca ativa, aumentando em 90% a descoberta de casos no HU-UFAL em 2001.
3. Reorganizar e atividades do setor de bacteriologia, treinando 100% dos profissionais para implantação do livro de registro das baciloscopias e nas medidas de segurança, visando melhor operacionalização no controle de exames e quebra da cadeia de transmissão da tuberculose no laboratório do HU-UFAL em 2001.

38. Vera Lucia Quinhones Guidolin - Enfermeira - RS
Implantação da Rotina de Busca Ativa dos Sintomáticos Respiratórios através de treinamento das equipes de PSF, dos ACS e profissionais envolvidos no PCT e reorganização dos Serviços em 11 municípios da 15a-CRS/RS, no período de janeiro a dezembro de 2001.

Implantar uma rotina de busca ativa dos sintomáticos respiratórios através do treinamento dos ACS, equipes do PSF e profissionais do PCT e reorganização dos serviços de saúde, visando atingir 90% da meta proposta de busca dos sintomáticos respiratórios, 100% de diagnóstico e tratamento e 85% de cura dos casos de tuberculose em 11 municípios da15a CRS/RS com PCT/PACS/PSF implantado no período de janeiro a dezembro de 2001.

39. Vera Mercedes de Melo - Médica - RS
Plano de Ação para Redução de Reinternações no Hospital Sanatório Partenon Porto Alegre.

Implantar, no Hospital Sanatório Partenon, um sistema de acompanhamento pós-alta hospitalar para os pacientes identificados como de risco para abandono, a partir da análise dos prontuários de todos os pacientes reinternados em 1999 e 2000 para estudar o perfil dos pacientes e as causas das reinternações, visando com a intervenção precoce, reduzir em 30% a taxa de reinternação em um ano.

40. Viviane Saraiva de Almeida - Enfermeira - RJ
Plano de Ação para o Controle da Tuberculose na Comunidade da Nova Holanda.

Implantar um serviço sistematizado de captação, referência e adesão ao tratamento dos sintáticos respiratórios (SR) em uma unidade básica de Saúde, implementando atividades de organização do serviço e capacitação de todos os profissionais de saúde da unidade, com a finalidade de captar 100% de SR da população residente na comunidade da Nova Holanda, localizada no Complexo da Maré, até dezembro de 2001.

41. Wagner Luís Natario Pereira - Enfermeiro - RJ
Plano de Ação Para a População de Rua Acolhida no Centro de Recuperação Leão XII- governo do Estado do Rio de Janeiro

Implantar na rotina da equipe de enfermagem do CRS a captação do sintomáticos respiratórios e o tratamento supervisionado da ingestão da medicação durante o período necessário, garantindo 100% dos pacientes em tratamento e alta por cura no ano 2001.

42. Waldecira da Silva Monteiro dos Santos - Enfermeira - AP
Plano de Ação para Implantação do DOTS no Estado do Amapá no Período de 2001 a 2002.

Implantar o tratamento supervisionado (DOTS) em 20 unidades básicas de saúde do Estado do Amapá, capacitando os profissionais de saúde sobre as ações do PCT e do DOTS, visando à adesão ao tratamento e a redução da taxa de abandono de 10,2% para, pelo menos, 5% no período de março de 2001 a março de 2002.

43. Wanir José Barroso - Farmacêutico - RJ
Implantação da Baciloscopia na Rede de Laboratórios Próprios e Conveniados da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Promover a implantação da baciloscopia na rede de laboratórios próprios e conveniados da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, localizados nos diversos municípios do Estado, sob a Coordenação do Programa de Controle da Tuberculose, adaptando e aprimorando a infra-estrutura já existente, com a finalidade de aumentar em 30 % o número de laboratórios que passarão a realizar a baciloscopia, no período de janeiro a dezembro de 2001.

44. Zelina Maria da Rocha Caldeira - Médica - RJ
Plano de Ação Para o Controle da Tuberculose no Município de Niterói.

Promover o controle e a avaliação da tuberculose no município de Niterói, estabelecendo estratégias que possibilitem alcançar a cura de 85% dos casos diagnosticados.