SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Considerando a asmaImplementação de ações educativas com adolescentes, para prevenção da tuberculose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.10 n.1 Rio de Janeiro jun. 2002

 

INFORMES

 

1- APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DO CURSO DE
ESPECIALIZAÇÃO EM PNEUMOLOGIA SANITÁRIA/CRPHF - 2001

 

ALUNOS/FORMAÇÃO/ESTADO

TÍTULO DO TRABALHO / OBJETIVO

Alexandre Flávio Faria Ferraz
Medicina - MG

- Melhorando a informação: Plano de ação do Programa de Controle da Tuberculose para a Regional Leste de Belo Horizonte ano de 2002. / Melhorar a qualidade de informação do Programa de Controle da Tuberculose da Região Leste de Belo Horizonte, reduzindo o percentual de casos sem informação para menos de 10% do total de casos notificados, até Dezembro de 2002.

Ana Lília Guimarães B. de Souza
Medicina - RO

- Plano de ação para o Programa de Controle da Tuberculose no estado de Roraima. / Intensificar a descoberta de casos novos de tuberculose através da implantação de um sistema de busca ativa de sintomáticos respiratórios na população geral nos 15 municípios do estado de Roraima, visando aumentar a taxa de descoberta de casos novos de 72% para 92%, no período de janeiro a dezembro de 2002.

Arapuã de Macedo
Administração de Empresas - RJ

- Sistema de Informação Laboratorial da Tuberculose: Concepção, Linguagem e Lógica. / Implantação do SILTB na rede nacional de laboratórios.

Benedito VianadeLira
Enfermagem - RN

- Implementação do desenvolvimento das ações de controle da tuberculose nas unidades de saúde de Mossoró. / Implementar o desenvolvimento das ações de controle da tuberculose em 20 unidades de saúde do município de Mossoró, capacitando e sensibilizando a equipe multiprofissional, com a finalidade de aumentar a adesão ao tratamento, reduzindo a taxa de abandono de 13% para 5% no período de janeiro a dezembro de 2002.

Bettiria Meder
Farmacêutica Industrial - RO

- Plano de ação para o Programa de Controle da Tuberculose no estado de Roraima. / Intensificar a descoberta de casos novos de tuberculose através da implantação de um sistema de busca ativa de sintomáticos respiratórios na população geral nos 15 municípios do estado de Roraima, visando aumentar a taxa de descoberta de casos novos de 72% para 92% no período de janeiro a dezembro de 2002.

Cathia Regina Sperandio
Enfermagem - PR

- Uma proposta de descentralização das ações do Programa de Controle da Tuberculose para as equipes do Programa Saúde da Família do município de Maringá, 2002. / Descentralizar as atividades do PCT para 22 unidades básicas de saúde (UBS), devendo ficar sob a responsabilidade das equipes do PSF que funcionam nestas UBS, no município de Maringá, 2002. Aumentar o percentual de cura de 62,2% para 85%, visando atingir o percentual preconizado pelo Ministério da Saúde. Diminuir o percentual de abandono através da implantação do tratamento diretamente supervisionado - DOTS nas UBS, para todos os pacientes inscritos no Programa de Controle da Tuberculose.

Clelsa Maria Bernardo Antunes
Medicina - GO

- Plano de ação para implementação do Programa de Controle de Tuberculose no Centro de Referência de Diagnósticos e Terapêutica de Goiânia para aumentar a captação de casos novos no município. / Implantar o plano de ação no Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica de Goiânia para implantar ações de busca ativa de sintomáticos respiratórios no município de Goiânia, através de um programa de educação em saúde para a população em geral, pacientes e seus contatos, treinando as equipes multidisciplinares dos vários PCT existentes em Goiânia, com a finalidade de aumentar a taxa de captação de casos novos de tuberculose, de 60% para 80% em Goiânia, no período de janeiro a dezembro de 2002.

Cristiane Morais da Silva
Enfermagem - RJ

- Plano de Ação para o Hospital Raphael de Paula e Souza. / Implantar rotina de identificação, registro e rastreamento dos contatos dos clientes que encontram-se inscritos no Programa de Controle de Tuberculose (pCT) do Hospital Raphael de Paula Souza (HMRPS), no 10 semestre de 2001, residentes na área adstrita ao Programa de Saúde da Família, situado nesta Unidade de Saúde.

Dalva Maria da Costa Fedele
Mediciria - RJ

- Retratamento dos casos de abandono do tratamento de TB multirresistente do Ambulatório de Pesquisa Germano Gerard Filho. / Testar alternativas para assegurar a adesão ao tratamento de pacientes que abandonaram o tratamento padronizado de TB multirresistente, através de busca ativa e recuperação desses pacientes, reduzindo o abandono, e interceptando a cadeia de transmissão, no período de 2 anos.

Denise Freitas da Silva
Medicina - RJ

- Plano de Ação para o Controle da Tuberculose no Município de São Gonçalo - 2002. / Implantar o acompanhamento diferenciado aos pacientes faltosos e de abandono que retomaram após busca ativa, oferecendo DOTS àqueles com maior risco de abandonar.

Edna Marta Silvados Santos
Enfermagem - TO

- Implementação das ações do Programa de Controle da Tuberculose do município de Palmas-TO. / Aumentar a efetividade das ações de controle da tuberculose no município de Palmas, através da implementação de atividades específicas para o seu controle em 100% das unidades de saúde da família e Policlínicas, visando aumentar a captação de baciliferos e diminuir a transmissão do bacilo da Tuberculose na população, até 2003.

Edson Luiz Silva
Enfermagem - RR

- Plano de ação 2001/2002 Implantação do DOTS nas unidades de saúde do município de Caracaraí - RR. / Implantar o DOTS em todas as unidades de saúde do município de Caracaraí-RR, capacitando as equipes do PCT, PSF, PACS promovendo divulgação aos clientes portadores de TB e contactantes, supervisão das unidades de saúde visando alcance e meta proposta evitando abandono.

Elcenira Farias do Nascimento
Ciências Biológicas - AC

- Implantação do DOTS nas unidades de saúde no Estado do Acre. / Implantar o DOTS nas US dos 16 municípios do Estado do Acre com PCT, capacitando as equipes do PCT, PSF, PACS, promovendo divulgação aos clientes portadores de TB e supervisão das US, visando a redução do abandono de 20% para 12%, no período de Dez/2001 a Nov/2002.

Eliete de Souza da Silva
Enfermagem Obstetrícia - AM

- Implantação do tratamento observado de curta duração nas unidades de saúde do estado do Amazonas. / Implantar o tratamento diretamente observado de curta duração (DOTS) em 12 unidades de saúde da capital e 34 unidades de saúde do interior, capacitando as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), Programa de Agente Comunitário de saúde (PACS) e supervisionando as unidades de saúde já implantadas, visando a redução da taxa de abandono de 13,4% para 8%, no período de janeiro de 2002 ajaneiro de 2003.

Francisca Rochelle Fenreira Monteiro
Enfermagem - CE

- Implantação de ações de prevenção de abandono e busca ativa de faltosos ao tratamento de tuberculose no município de Fortaleza-CE. / Implantar o desenvolvimento das ações de controle da tuberculose em 35 unidades de saúde do município de Fortaleza com a finalidade de aunentar a adesão ao tratamento, reduzindo a taxa de abandono de 10% para 5%, de janeiro a dezembro de 2002.

Francisco Eloi Fagundes Filho
Enfermagern - CE

- PBL: Uma estratégia de mudança curricular. / Esta pesquisa tem como propósito apresentar uma nova abordagem educacional para o Centro de Referência Professor Hélio Fraga denominada de Problem-Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas. Foi apresentada uma proposta de mudança curricular para o Curso de Pneumologia Sanitária que acontece anualmente. Apresentamos os principais tópicos da metodologia, o processo organizativo da aprendizagem, as razões que justificam sua aplicação, bem como uma proposta curricular aproveitando a estrutura do curriculo atual do curso para a introdução do PBL, vislumbrando uma mudança na concepção metodológica na Especialização em Pneumologia Sanitária, já que entendemos que o PBL deve ser a espinha dorsal do curso para um melhor aproveitamento da essência da metodologia.

Giselle Rosa Ferreira da C. Barroso
Enfermagem - ES

-A Reorganização do Programa de Controle da Tuberculose no Municipio de Mimoso do Sul - ES, tendo como pilares de sustentação a estratégia de saúde da família, a educação para a saúde, bem como a implantação do tratamento supervisionado -DOTS. / Implantar o PCT nas 11 equipes da estratégia de saúde da família existentes no Município de Mimoso do Sul, através de um plano de trabalho que vise a estruturação do serviço objetivando elevar a captação dos casos novos esperados de 50% para 80% no período de fevereiro de 2002 a fevereiro de 2003.

Irlene Gurgel do Amaral
Enfermagem - CE

- Implementação das ações do Programa de Controle da Tuberculose nas unidades prisionais no município de Fortaleza do estado do Ceará. / Implementar as ações do Programa de Controle da Tuberculose em 5 unidades prisionais do município de Fortaleza, visando diminuir a moibidade e mortalidade por Tuberculose, mediante a busca ativa e tratamento supervisionado, no período de janeiro a dezembro de 2002.

Ivan Cleber Andrade Prates
Medicina - ES

- Plano de Implementação do programa de controle da Tuberculose em Cariacica -ES. / Implantar o desenvolvimento de um plano de busca ativa de sintomáticos respiratórios através de um programa de educação em saúde, treinando equipes multidisciplinares, a fim de aumentar a captação de casos novos de Tuberculose de 60% para 100%, no período de janeiro a dezembro de 2002.

Jorge Luiz Massaro
Medicina - PR

- Plano de descentralização das ações de controle da tuberculose. / Descentralizar as ações do PCT com a implantação do programa em mais três unidades de saúde (cia Bonsucesso, cia Morro Alto e cia Boqueirão) e nos programas de saúde da família (PSF), visando a melhoria dos indicadores operacionais e epidemiológicos da tuberculose, no período de janeiro a dezembro de 2002.

Katia Pereira Pimentel Bemfica
Enfermagem - RJ

- Plano de ação apresentado como requisito à obtenção de título de Especialista em Pneumologia Sanitária do Centro de Referência Professor Hélio Fraga. / Implantar rotinas de trabalho no centro de saúde Vasco Barcellos, envolvendo a coordenação, treinando pessoal, desenvolvendo e acompanhando os procedimentos para reduzir o abandono de tratamento de tuberculose de 35% para 10% até dezembro de 2002.

Kleber Pinheiro de Oliveira
Medicina - AM

- Implantação de rotina para detecção de pacientes o risco de abandono e busca de faltosos ao tratamento de tuberculose na Fundação de Medicina Tropical Manaus/AM. / Implantar rotina para detecção de pacientes com o risco potencial de abandono e busca de faltosos na Fundação de Medicina Tropical, treinando 100% dos profissionais do Programa de Controle da Tuberculose, na Fundação de Medicina Tropical em 2002.

Liberato Futema
Enfermagem - GO

- Implementação das ações de diagnóstico e tratamento do Programa de Controle da Tuberculose no Estado de Goiás. / Implantar o Programa de controle da Tuberculose no Estado de Goiás, por meio da implantação ou reorganização das atividades específicas para o seu controle, em 100% dos municípios e ou apoiar tecnicamente os municípios prioritários, proporcionando a cada um, condições para implementarem ações de controle da tuberculose e melhorarem os indicadores epidemiológicos e operacionais, até dezembro de 2002.

Lúcia de Fátima Cadilhe de Oliveira Costa
História - RJ

- Implantações de ações educativas com adolescentes, para prevenção da tuberculose. / O presente trabalho propõe mostrar o desenvolvimento de ações educativas bidirecionais de controle da tuberculose, entre o educador em saúde e adolescentes, legitimando o conceito de Construção Compartilhada do Conhecimento para Prevenção da Tuberculose.

Lucia Maria Freitas
Serviço Social - RJ

- Avaliação da implantação do sistema de informação de tuberculose nas unidades federais. / Identificar os avanços e dificuldades no processo de implantação e implementação do SILTB nas unidades federais.

Luciana Moreira Gonçalves
Enfermagem - RJ

- / Intensificar a divulgação dos principais sintomas da tuberculose e buscar sintomáticos respiratórios, através do treinamento dos ACS e equipes de PSF e profissionais de saúde do Pronto Socorro Municipal, visando atingir 100% da população capaz de identificar os sintomas e buscar atendimento nos módulos de saúde do município de Pinheiral, no período de dezembro de 2001 a junho de 2002.

Luciano Evangelista Vieira
Enfermagem - BA

- Plano de ação para controle da tuberculose na Bahia-2002. / Estruturar o sistema de informação para exata avaliação situacional do agravo, tendo como finalidade desenvolver ações de controle da tuberculose em 2002, na Bahia.

Ludmila Patricia F. Quintas Alves
Medicina - RJ

- Estudo para Implantação do Plano de Controle da Tuberculose- PCT. Nas UACPS Cecília Donnângelo - Vargem Grande. / Implantar o PCT na UACPS Cecília Donnângelo - Vargem Grande, no Município do Rio de Janeiro / RJ, capacitando recurros humanos(RH), aiocando recursos materiais a fim de diagnosticar e tratar 100% dos casos de TB da região, no período de janeiro a dezembro de 2002.

Margarida Maria Ferreira
Pedagogia - RJ

- Proposta de Acompanhamento das Doenças TBM. / Promover um processo de acompanhamento das ações voltadas à "Proteção Especial" dos pacientes com a doença TBM, garanta as condições necessárias no aprimoramento do atendimento na Promoção de Educação em Saúde, dos pacientes e os comunicantes nos Estados e municípios.

Maria Aparecida de Freitas
Enfermagem - DF

- Implementação de ações de controle de contactantes de Tuberculose, e Biossegurança de todos os casos na regional de Ceilândia-DF. / Implementar as ações de controle da Tuberculose nas Regional de Saúde de Ceilândia-DF, garantindo a continuidade do sistema de prevenção que atinge 100% dos contactantes de doentes em todos ao Centro de Saúde e Regional, no período de março a setembro de 2002. Estabelecer medidas de Biossegurança e Vigilância especiais na proteção de 80% dos profissionais de Saúde, quanto a transmissão da Tuberculose, no período de março a dezembro de 2002.

Maria Cecília Vieira Santos
Enfermagem - SP

- Plano de ação para o controle da tuberculose em prisões no Estado de São Paulo para o ano de 2002. / Descobrir casos de Tuberculose em prisões do Estado de São Paulo, capacitando recursos humanos para a busca ativa, diagnóstico e tratamento no período de janeiro a dezembro de 2002.

Maria Cristina Glycerio da Motta
Psicologia - RJ

- Uma estratégia de melhoria continua. A gestão da qualidade total. / Tem como objetivo conciliar e catalisar todas as centelhas do nosso ser para resolver os problemas diários em nosso trabaliho e na vida comunitária. Para isto reúne técnicas vindas das mais diferentes cívilizações, orienta a conquista de uma postura neolítica com a mudança de paradigmas e por fim exercita o trabalho em equipe para transformar e buscar a melhoria continua.

Maria de Jesus Gomes da Silva
Medicina - PI

- Plano de ação para implementar o Programa de Controle de Tuberculose no município de Teresina. / Implementar o programa de controle de Tuberculose no município de Teresina, descentralizando as ações de diagnóstico e tratamento em 20 unidades de saúde da rede pública com a finalidade de aumentar a cobertura de 46% para 80% no período de janeiro a dezembro de 2002. Aumentar a efetividade do tratamento da Tuberculose implementando o tratamento supervisionado em 100% das unidades de saúde com ações do Programa de Controle de Tuberculose visando melhorar a taxa de cura de 70% para 85% até dezembro de 2002.

Maria de Lourdes Lima
Biblioteconomia - RJ

- BVS - Biblioteca Virtual em Saúde. / Implantação de um Sistema Nacional de Informação Técnico-Científica da Tuberculose no Centro de Referêncía Professor Hélio Fraga / FUNASA.

Maria Elisabete Ferreira
Ciências Econômica - RJ

- O monitoramento como estratégia de melhoria da efetividade da política de controle da tuberculose no pais. / Implantação de um sistema de monitoramento no Centro de Referêncía Professor Hélio Fraga/FUNASA .

Maria Elza Lima Sousa
Enfermagern - MA

- Reorganização das unidades de saúde para a prevenção do abandono e recuperação de faltosos ao tratamento de tuberculose no município de São Luís (MA) em 2002. / Fazer levantamento de 100% dos exames baciloscópicos realizados na rede laboratorial pública através, do "Livro de registro de baciloscopia e cultura para o diagnóstico e controle da Tuberculose", com vistas à busca ativa dos casos positivos, evitandoo abandono primário no decorrer do ano de 2002.

Maria Emília Ferreira da Costa
Psicologia - RJ

- Implantação do Programa de Gestão pela qualidade total em uma unidade de saúde atuante no Programa de Controle da Tuberculose. / Demonstar a importância da implantação total como instrumento de modernização, tansformação gerencial e melhoria de processos, que culminará na otimização da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, usuários da unidade de saúde.

Maria Helena Carneiro de Carvalho
Enfermagem - RJ

- Implantação do Programa de Controle da Tuberculose na UACPS Dr. Albert Sabin-Rocinha/RJ. / Implantar o Programa de Controle da Tuberculose na UACPS Dr. Albert Sabin-Rocinha/RJ através das Normas do Plano Nacional de Controle da Tuberculose, para diagnosticar e tratar 100% dos Casos Novos de Tuberculose no período de janeiro a dezembro de 2002.

Marina Xavier da Cunha
Medicina - PE

- Implementação do Programa de Controle da Tuberculose na Policlínica de especialidade Centro Previdenciário de Niterói (PE-CPN) para o ano 2002. / Implementar o PCT da PE-CPN, com a finalidade de captar os sintomáticos respiratórios, diagnosticar, tratar, acompanhar, controlar e prevenir a tuberculose, especialmente sua transmissão nosocomial, até dezembro de 2002.

Neusa Berbert de Andrade Matias
Medicina - PB

- Plano de ação para o controle da tuberculose no município de João Pessoa / PB. / Implantar o PCT em 100% dos centros de saúde do município, criar um sistema de prevenção de abandono, visando aumentar a taxa de cura para 85% no período de janeiro a dezembro de 2002.

Patricia Couto Wiederkehr
Enfermagern - RS

- Plano de Ação da Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre/RS de monitoramento dos casos de tuberculose internados nos hospitais do município. / Reorganizar as atividades de Vigilância Epidemiológica da Tuberculose nos hospitais de Porto Alegre, monitorando pemanentemente 100% dos casos, durante a internação.

Romildo Siqueira de Assunção
Medicina - PE

- Plano de ação para o controle da tuberculose III Diretoria Regional de Saúde/PE -2002. / Aumentar a efetividade das ações de controle da tuberculose na área de abrangência da III Diretoria Regional de Saúde/PE, através da implantação e implementação de atividades específicas para o seu controle em 100% dos municípios, visando reduzir a transmissão do bacilo e na população, até o ano de 2004.

Rose Marrie de Araújo Barros
Serviço Social - RN

- Implementação da efetividade do Programa de Controle da Tuberculose do Hospital Giselda Trigueiro. / Implementar a efetividade do Programa de Controle da Tuberculose no Hospital Giselda Trigueiro, através da integração das equipes multiprofissionais do serviço de atendimento de urgência, Ambulatório de Pneumologia e Enfermaria da Tisiologia, visando uma redução de abandono de tratamento de 10,20 à 5% até 2002.

Ruth Glatt
Medicina - RJ

- Avaliação da Completude e Consistência da base nacional de Dados da Tuberculose do Sistema de lnformação de Agravos de Notificação. / Uma breve análise do banco nacional, avaliar o grau de preenchimento para o cálculo de indicadores epidemiológico e operacionais.

Tereza Cristina Brito e Cabral
Enfermagem - CE

- Plano de ação para implementação da descentralização das ações de controle da tuberculose nas equipes do Programa Saúde da Família na 20o microrregional de saúde do estado do Ceará. / Descentralizar as ações de controle da Tuberculose treinando 90,2% das E.S.F. dos 13 municípios da 20o MRS, visando aumentar a taxa de cura de 73,3% para 85% até o ano de 2005.

Valnice da França Santos
Enfermagern - BA

- Implementação das ações de controle da tuberculose no município de Camaçari-BA. / Implementar e/ou implantar as ações de controle da tuberculose, organizando um sistema de diagnóstico e efetividade do tratamento a partir de dezembro de 2001, visando descobrir 90% dos casos esperados, curar em data oportuna 85% dos casos no município de Camaçari, no ano de 2002.