SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número11- APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PNEUMOLOGIA SANITÁRIA/CRPHF - 2001Modelo de intervenção para o controle da tuberculose em albergues e instituições assemelhadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.10 n.1 Rio de Janeiro jun. 2002

 

INFORMES

 

2- RESUMOS DE TRABALHOS APRESENTADOS NA
I CONFERÊNCIA QTROP/FAP SOBRE A TUBERCULOSE - 2002

 

Implementação de ações educativas com adolescentes, para prevenção da tuberculose

 

 

Lúcia de Fatima Cadilhe de Oliveira Costa; Ronaldo José Garcia; Irlan Peçanha Tartaglia; Elias Alves Pereira

Serviço de Ensino e Pesquisa/Centro de Referência Professor Hélio Fraga/FUNASA/MS

Endereço para correspondência

 

Keywords: health promotion; tuberculosis; popular education

 

O presente trabalho propõe mostrar o desenvolvimento de ações educativas bidirecionais de controle da tuberculose entre o educador em saúde e adolescentes, legitimando o conceito de Construção Compartilhada do Conhecimento para prevenção da tuberculose.

A Região da Área Programática 4 - AP4, que abrange os bairros de Jacarepaguá, Cidade de Deus e Barra da Tijuca notificou, em 1998, cerca de 1600 casos, sendo 800 casos novos. A AP4 é uma área com contradições sociais muito fortes. Podemos observar que numa mesma área, existem moradores de alto poder aquisitivo e moradores de comunidades extremamente carentes. Áreas como a de Curicica, onde o Centro de Referência Professor Hélio Fraga está localizado, tem perfil industrial e residencial e suas adjacências são todas cercadas por comunidades. Também existem escolas públicas da rede estadual, municipal e particular.

O Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, o Espaço Cultural Chico Belo e a 7a Coordenadoria Regional de Educação - Jacarepaguá, vêm desenvolvendo desde junho de 1999, um trabalho sócio-educativo dentro da área da pneumologia, especificamente com tuberculose, para mobilizar adolescentes escolares, comunidades e seus representantes, quanto à prevenção da doença.

Uma das linhas de ação que estamos desenvolvendo, e que está de acordo com a missão da FUNASA, porém adaptada à área da pneumologia sanitária, é o projeto " Adolescente na Divulgação da Tuberculose".

As práticas educativas anteriores (tradicionais) não atingiam o objetivo de promover a mudança de comportamento em relação a tuberculose, no que diz respeito as melhores condições de vida, de higiene, adesão ao tratamento, não abandono ao tratamento, alternativas de alimentação e trabalho. Hoje há uma necessidade destas práticas estarem mais próxima da população, em cuja a realidade os serviços de saúde devem ser inseridos na realidade desta e se adequar de forma mais socializada, percebendo que a população tem saber, e um saber que deve ser relevante para união de esforços e que se chegue a um bem comum - a Educação Popular em Saúde, onde o profissional de saúde de qualquer nível, tenha uma posição horizontalizada com o saber da população.

Conhecer e estudar a realidade da população para transformá-la, é uma atividade coletiva, feita pelos técnicos e a população sobre a realidade compartilhada. O planejamento participativo, a população junto com a equipe de saúde, discute seus problemas e tenta encontrar soluções para suas reais necessidades. Esta forma de planejar, aproxima-se mais da proposta da educação para a participação nas ações e saúde.

Essa ação conjunta pressupõe um processo dialógico, bidirecional e democrático, que favorecerá a transformação da realidade dos técnicos e da população e tem com objetivos específicos:

• Estimular a prática de hábitos saudáveis que contribuam para prevenção da tuberculose em alunos do 1o e 2o graus das escolas públicas, particulares e comunidades locais e seus representantes;

• Viabilizar, coordenar e avaliar encontros e oficinas de educação em saúde sobre tuberculose;

• Participar da construção compartilhada de novos conhecimentos em relação a prevenção, tratamento e cura da tuberculose, levando em consideração as experiências de vida dos adolescentes e comunidades, suas expectativas, seu modo de vida.

O objetivo deste trabalho é descrever, analisar e colocar em prática o conceito de construção compartilhada do conhecimento.

Com a aquisição de novos conhecimentos e pondo-os em prática, o educador em saúde passa a ser um Educador Popular em Saúde, onde seu procedimento não é mais apenas informar e sim trocar experiências, para que juntos possam construir conhecimentos que possibilitem a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

 

Bibliografia

Cadilhe LF. Adolescente na Divulgação da Tuberculose - Reformulando Práticas Educativas - Monografia do Curso de Especialização em Educação e Saúde - ENSP/FIOCRUZ - 2001.

Campanhas e Ações Educativas-FUNASA-2000, coordenação de Educação em Saúde/ASCOM/FUNASA-Brasília/1999.

Carvalho MAP, Acioli S, Stotoz EN. - O processo de Construção Compartilhada do Conhecimento. Paper. Comunicação apresentada no VI Congresso Bras. de Saúde Coletiva. Salvador: 2000.

Manual para operacionalização das ações educativas no SUS - São Paulo - Planejando as Ações Educativas, Teoria e Prática: 1997.

Plano de Controle da Tuberculose na AP4.

Relatório anual do Espaço Cultural Chico Belo/CRPHF-1999/2000/2001.

Stotoz EN. Enfoques sobre educação e saúde. In Valla VV. e Stotoz EN. Participação popular, educação e saúde: teoria e prática/organização. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

 

 

E-mail: crphf.ascom@funasa.gov.br