SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Diagnóstico radiológico à distância: um relato de experiênciaModelo de verificação dos óbitos por tuberculose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.10 n.1 Rio de Janeiro jun. 2002

 

INFORMES

 

2- RESUMOS DE TRABALHOS APRESENTADOS NA
I CONFERÊNCIA QTROP/FAP SOBRE A TUBERCULOSE - 2002

 

Aspectos epidemiológicos da tuberculose em Vila Rosário, Duque de Caxias-RJ

 

 

Lynd Sue DinizI*; Gilmário M. TeixeiraII; Germano G. FilhoIII

ICentro de Referência Professor Hélio Fraga
IISociedade QTROP
IIIFundação Ataulpho de Paiva

 

Keywords: epidemilogy; tuberculosis

 

A Sociedade QTROP escolheu a tuberculose como doença-alvo com base critérios fundamentais através de seminários e workshops realizados em 1993.(1) O Município de Duque de Caxias, um importante pólo industrial com cerca de 770.868 habitantes, para o ano 2000, situado na área metropolitana do Rio de Janeiro, foi selecionado para abrigar a primeira Área de Atuação. O diagilóstico situacional realizado por um Grupo de Trabalho (2) identificou, no que concerne ao controle da tuberculose, haver ali um Programa de Tuberculose centralizado, não hierarquizado, ineficiente em relação à infraestrura de saúde em operação e com um sistema de informação desestruturado que, desta forma, seria incapaz de fazer frente a uma situação em que a incidência de tuberculose foi de 193/100.000, em 1996, a mortalidade de 9,28/100.000, em 1995, ambas taxas cerca de três vezes superiores às nacionais, o percentual de cura de 65% e o de abandono do tratamento de 35%. Em levantamento, realizado em 1999, através de visita domiciliar, encontrouse população de 55.631 habitantes, com uma parcela significativa de condições desfavoráveis, tuberculose com prevalência de casos em tratamento de 103/100.000 e informação de haver ocorrido 19 óbitos em 1999.(3) Optou-se pela implementação de um programa mínimo, visando a busca ativa de casos (direcionada para os sintomáticos respiratórios) e a redução do abandono do tratamento, desenvolvido por uma equipe formada por um médico supervisor, um médico de família, uma enfermeira, uma assistente social e 17 agentes comunitários de saúde.

Os dados do levantamento e da busca de casos permitiram a estimativa, sujeita às falhas do método, da prevalência e da descoberta de casos de tuberculose nos anos de 2000 e 2001. A população para estes dois anos foi corrigida pela taxa de crescimento vegetativo do IBGE. (Tabelas 1 e 2)

 

 

 

 

No que concerne à mortalidade, os dados de 1999, procedem da informação, pouco confiável, de história de morte por tuberculose, obtida pelos agentes de saúde nas visitas casa a casa; já os de 2000 e 2001 foram registrados pelo Serviço. (Tabela 3)

 

 

Conclui-se que a ação do Serviço se fez sentir no aumento do conhecimento da prevalência de todas as formas, na intensificação da descoberta de casos novos e na redução da mortalidade. Os contatos dos casos da forma pulmonar positiva guardam a proporção conhecida para o país.

 

Bibliografia

QTROP-TB/Programa de Química Fina para o Combate à Tuberculose. UFRJ, FINEP, Rio de Janeiro, 1994.

Toledo, AS (Relatora), Teixeira, GM (Coordenador), Sayeg F, Silva FE, Bejgel I, Diniz LS, Lorenzo M, Motta T. Considerações gerais sobre o espaço urbano, condições de saúde e a tuberculose em Duque de Caxias, RJ. QTROP-TB, Rio de Janeiro 1997.

QTROP-TB. Relatório de Atividades - Convênio 2260/98, FNS/QTROP, Rio de Janeiro, 2001

 

 

Trabalho financiado pelo convênio 2260/98 entre FNS e Sociedade QTROP

 

 

(*) email: lynd@openlink.com.br