SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Aspectos epidemiológicos da tuberculose em Vila Rosário, Duque de Caxias-RJDesenvolvimento de um modelo de biossegurança em tuberculose em determinada área geográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.10 n.1 Rio de Janeiro jun. 2002

 

INFORMES

 

2- RESUMOS DE TRABALHOS APRESENTADOS NA
I CONFERÊNCIA QTROP/FAP SOBRE A TUBERCULOSE - 2002

 

Modelo de verificação dos óbitos por tuberculose

 

 

Sonia NatalI*; Maria José P. R. OliveiraI; Miguel Aiub HijjarI; Zulmira HartzII; Elisabeth MoreiraIII

ICentro de Referência Prof. Hélio Fraga/FUNASA/MS
IIEscola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ

 

Keywords: tuberculosis; mortality ;epidemiology , logical model

 

Na segunda metade do século passado, dois momentos, para o Controle da Tuberculose no Brasil, podem ser destacados: na década de 50 a implantação da químioterapia e, no início da década de 80 a implantação da quimioterapia de curta duração. Após a implantação da quimioterapia, na década de 50, houve um grande impacto sobre a letal idade e a mortalidade por tuberculose. A partir desta época, estes indicadores, passaram a ser de "operacionalização" do Programa de Controle da Tuberculose (PCT). Já com a implantação da quimioterapia de curta duração, por sua altà eficácia, esperava-se um impacto também sobre estes indicadores, o que não se observou. A tuberculose atualmente mata mais que a AIDS, e é uma das principais causas de morte para as mulheres em idade produtiva. Pela gravidade da situação apresentaremos uma proposta para a verificação de mortes por tuberculose, por ser este um evento sentinela, já que o tratamento utilizado apresenta uma eficácia de quase 100%.

O objetivo do estudo é a validação dos indicadores de letalidade e mortalidade por tuberculose, além de uma maior compreensão das causas de mortes, a distribuição por local de residência e Unidades de Saúde, presença de equipes de PSF, além da identificação dos erros mais frequentes nas declarações de óbitos.

O tipo de estudo será "Estudo de Casos", e para desenvolvê-lo será utilizado "Modelo Teórico ou Lógico e Métodos de avaliação rápida (REM)".

O estudo de caso constitui um dos desenhos da "estratégia de pesquisa sintética" definida como "aquela que, para explicar ou prever fenômenos complexos, examina o conjunto das relações onde intervêm, simultaneamente, diversas variáveis dependentes e independentes num modelo de relações interdependentes". Assim, o grau de implantação de uma intervenção (indicador composto de diversas variáveis qualificando a estrutura e processo de atenção a cada problema), pode representar a variável dependente quando se analisa sua relação com as características contextuais, ou a variável independente quando se quer observar sua influência sobre os efeitos observados.

A potência explicativa desta estratégia decorre da profundidade da análise e não do número de unidades e se apóia na coerência das relações entre os componentes do caso, assim como na coerência das variações destas relações no tempo. A validade interna depende portanto de dois fatores: a qualidade e a complexidade da articulação dos pressupostos teóricos subjacente ao estudo. Assim o desenvolvimento de uma explicação se refere a uma abordagem essencialmente interativa. Neste estudo eles se baseiam na literatura e norma técnicas que fundamentam a qualidade e eficácia das intervenções (modelo lógico) bem como nos atributos desejáveis do processo de descentralização de gestão da atenção básica que favoreceriam sua efetividade.

No que concerne à validade externa, a generalização se apóia no confronto da configuração empírica, de vários casos similares, ao quadro teórico particular para verificar se há réplica dos resultados de um caso para o outro, sendo correto se falar de facilidade com que podemos reproduzir um programa em outros meios. A validade externa desta estratégia de pesquisa se apóia portanto essencialmente na realização dos estudos de casos múltiplos com níveis de análise imbricados correspondentes às diferentes explicações do fenômeno observado.

O modelo teórico ou lógico, apresentado resumidamente no quadro 1, de verifjcação de mortes, constará de análise dos prontuários das Unidades Básicas de Saúde, onde se deu o diagnóstico e dos Hospitais, nos casos internados. Para todos os óbitos propõem-se visitas domiciliares, independentes do local da ocorrência e da confirmação bacteriológica. Também se fará o levantamento das mortes notificadas nos registros do SINAN e SIM, além da verificação da declaração de óbito.

 

 

 

*E-mail: sonianatal@uol.com.br