SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Efetividade do esquema 3 (3SZEET/9EET) no retratamento da tuberculose na rotina das unidades de saúdeConfiabilidade dos exames laboratoriais para o diagnóstico e controle da tuberculose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.10 n.1 Rio de Janeiro jun. 2002

 

INFORMES

 

2- RESUMOS DE TRABALHOS APRESENTADOS NA
I CONFERÊNCIA QTROP/FAP SOBRE A TUBERCULOSE - 2002

 

Tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva em crianças de 0-4 anos

 

 

Hisbello da Silva Campos*

Médico do Centro de Referência Professor Hélio Fraga

 

Keywords: Tuberculosis, child, bacteriology

 

Ao longo dos últimos anos, um número significativo e regular de casos de tuberculose pulmonar bacilífera vem sendo notificado no grupo etário de 0 a 4 anos. Esse fato, tanto pode refletir uma gravidade da situação em nosso país, o que faria com que formas extensas - comuns nos casos de reinfecção em adultos - surgissem entre crianças, bem como erros nos critérios diagnósticos ou na notificação.

Com o intuito de esclarecer essas possibilidades, promoveu-se a análise dos casos de tuberculose pulmonar bacilífera notificados no grupo etário 0-4 anos (TPB 0-4) pelas Unidades Federadas nos anos de 1986 a 1988. Naqueles 3 anos foram notificados 320 casos: 119 em 1986, 124 em 1987 e 77 em 1988. Solicitou-se às Coordenações Estaduais (CE) do Programa de Controle da Tuberculose (PCT) informações padronizadas (idade, sexo, local do diagnóstico (capital ou interior), material colhido para exame bacteriológico com respectivo restado e emprego ou não da radiologia do tórax na investigação diagnóstica). Apenas os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro não enviaram os dados solicitados. Foram analisadas, então, as 104 fichas remetidas pelas demais unidades federadas.

 

Os principais achados foram:

1. Apenas a solicitação de informações nesse grupo etário promoveu a retirada de 48 dos 152 (31%) casos referidos pelas CE/PCT, pois detectaram erro na idade informada.

2. Entre os restantes, em 9% dos casos novamente houve erro quanto à idade informada, com 9 doentes com idade superior a 4 anos.

3. Se considerados apenas os casos no grupo etário de 0-4 anos (95 doentes), observou-se que a baciloscopia foi feita em 34% (32/95). Em 3% (3/95), a identificação do bacilo foi feita no lavado brônquico e, em 45% (43/95), o material examinado foi o lavado gástrico.

 

Conclusões

1. Possivelmente, o verdadeiro número de casos de tuberculose pulmonar bacilífera é inferior ao notificado regularmente. Se considerado que a denominação "tuberculose pulmonar bacilífera" pressupõe baciloscopia de escarro positiva para BAAR, houve apenas 29 casos (9%), e não 320 no período estudado. Como tanto o lavado brônquico como o gástrico espelham lesão pulmonar bacílifera, pode-se incluir na categoria "bacilífera" os casos cujo diagnóstico foi fundamentado no achado do BAAR nesses materiais. Assim, o número real deve estar próximo a 82%.

2. Excluindo o material examinado, o principal fator responsável pelo superdimensionamento do número de casos de TPB 0-4, foi o erro de notificação quanto à idade.

 

 

*E-mail: hisbello@hotmail.com