SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva em crianças de 0-4 anosAvaliação preliminar do teste de sensibilidade indireto às drogas dos esquemas padronizados no sistema automatizado MB/BacT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.10 n.1 Rio de Janeiro jun. 2002

 

INFORMES

 

2- RESUMOS DE TRABALHOS APRESENTADOS NA
I CONFERÊNCIA QTROP/FAP SOBRE A TUBERCULOSE - 2002

 

Confiabilidade dos exames laboratoriais para o diagnóstico e controle da tuberculose

 

 

Fatima Martins; Paulo Caldas; Reginalda Medeiros; Joselba Araújo; Leda Santos; Mariza da Silva; Angela Barreto*; Mavilde Porreca

Laboratório de Referência. Centro de Referência Professor Hélio Fraga. Rio de Janeiro. Fundação Nacional de Saúde/ MS

 

Keywords: quality control; tuberculosis; susceptibility testing

 

A qualidade dos exames laboratoriais para o diagnóstico e controle da tuberculose sempre foram alvo de preocupação em nosso país. O exame de baciloscopia conta com um sistema informatizado desenvolvido em 1999 que faz uma seleção das lâminas que deverão ser encaminhadas para controle de qualidade (10% das negativas e todas as positivas). Este sistema vem sendo periodicamente atualizado para se adequar as necessidades dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENS).

Quanto a qualidade do teste de sensibilidade às drogas utilizadas no tratamento da tuberculose não há informações disponíveis. A avaliação de sua confiabilidade foi inicialmente realizada em nosso meio durante um inquérito epidemiológico de resistência. Os treze LACENS participantes mostraram coeficientes de concordância (kappa) altamente satisfatório (Barreto et al., 1997).

Devido a implantação do teste de sensibilidade em todos os LACENS, exceto Tocantins, e a importância deste exame no controle da tuberculose sobretudo na vigilância epidemiológica do paciente multirresistente, foi iniciado em 2001 um estudo de confiabilidade deste exame no qual todas as culturas com resistência a qualquer droga e 10% das culturas sensíveis foram encaminhadas para o laboratório de referência onde foram replicadas. Os LACENS avaliados e os dados preliminares desta avaliação são apresentados nas tabelas 1 e 2.

 

 

 

 

Os maiores valores de concordância para INH e RMP assim como menores para SM foram similarmente observados por Laszlo et al.,1997. A pobre concordância observada para o EMB merece especial atenção e um maior número de amostras resistentes para melhor avaliação.

Os insumos (meio de Lowenstein-Jensen , sais das drogas e amostras-tipo) são padronizados e fornecidos pelo laboratório de referência para todos os LACENS. A qualidade dos insumos utilizados e a capacitação técnica do profissional são essenciais para obtermos resultados confiáveis em todos os exames laboratoriais.

 

Bibliografia

Barreto, AMW, ; Braga, J.U.; Hijjar, A M, Martins, P.M. & Gouveia, S.S. Avaliação da qualidade dos testes de sensibilidade de M. tuberculosis durante um inquérito epidemiológico nacional. Resumos do XIX Congresso Brasileiro de Microbiologia, Rio de Janeiro, 1997.

Laszlo, A ,Rahman, A, Raviglione, M. & Bustreo, F. Quality assurance programme for drug susceptibility testing of Mycobacterium tuberculosis in WHO/IUATLD supranational laboratory network: first round proficiency testing. Int. J. Tuberc.Lung.Dis., 1(3): 231-238

 

 

*e-mail: Crphf.Labtb@Funasa.Gov