SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Inclusão de uma fluoroquinolona no esquema de reserva ou 2A linha (esquema III / MS) proposta de protocolo para um estudo multicêntrico nacionalResultados do tratamento da tuberculose na área de atuação de Vila Rosário, Duque de Caxias, RJ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.10 n.1 Rio de Janeiro jun. 2002

 

INFORMES

 

2- RESUMOS DE TRABALHOS APRESENTADOS NA
I CONFERÊNCIA QTROP/FAP SOBRE A TUBERCULOSE - 2002

 

Análise da tendência da letalidade e da mortalidade por tuberculose no Brasil 1980 a 1998

 

 

Maria José Procópio Ribeiro de Oliveira; Sonia Natal; Miguel Aiub Hijjar

Centro de Referência Prof. Hélio Fraga/CENEPI/FUNASA/MS

 

Keywords: tuberculosis; fatality; epidemiology

 

O objetivo deste estudo é analisar, a partir de dados secundários, a tendência da incidência (I), letal idade (L) e mortalidade (M) por tuberculose no Brasil, por região e estados, no período de 1980 a 1998. Foi utilizado o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), para base de análise.

Na tabela 1 estão apresentados as médias e os Intervalos de Confiança a 95% (IC95%) da incidência, letalidade e mortalidade por tuberculose, Brasil e Regiões Fisiográficas. A incidência apresentou uma redução estatística significativa para período, tanto para o Brasil, como para as demais regiões, exceção da região Sudeste, onde a redução não foi estatisticamente significativa. Para a letalidade, verificamos uma tendência inalterada, para o Brasil e para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, para as regiões Norte e Nordeste, a redução foi estatisticamente significativa; apenas a região Sul apresentou um pequeno incremento, mas sem significância estatística. Quanto à mortalidade específica, verificou-se uma redução significativa, para o Brasil e para todas as regiões.

 

 

Na tabela 2 estão apresentados os resultados da regressão linear, de mortes por tuberculose, por grupos etários, da região Sudeste. Observa-se uma tendência de redução até os 20 anos, para o grupo de idade de 30 a 49 anos a tendência foi de incremento, como nos de idade maiores de 79 anos.

 

 

Conclusão: Historicamente, existem restrições quanto à fonte utilizada, pois as mesmas estão sujeitas aos erros das declarações de óbitos, principalmente aos erros de diagnóstico, mas podemos salientar que neste período não houve nenhuma mudança de importância nos registros de mortes, podendo presumir que os erros existentes estarão sempre em uma mesma direção. Observamos tendência de redução da incidência e da mortalidade porém verificou-se pouco impacto na letalidade da tuberculose. Destaca-se a tendência de aumento do número de mortes por tuberculose nos grupos de idade de 30 a 49 anos. Apesar deste dado preliminar das mortes por grupo etário não terem sido ainda analisados em relação à incidência da tuberculose e da população geral, por grupo etário, a região Sudeste é que apresentou uma menor redução da mortalidade específica e da incidência não foi estatisticamente significativa. Os resultados mais favoráveis da região norte e nordeste podem estar ligados a sub-notificação, segundo a avaliação do CENEPI / FUNASA, são as regiões com os maiores problemas de informação.

Estes dados falam a favor da redução da efetividade do PCT no Brasil, principalmente após a década de 90, quando também verificou-se o aumento da miséria e do desemprego. O aumento da mortalidade por tuberculose, no grupo etário de 30 a 49 anos, pode estar relacionado com a co-infecção Tb - HIV, e nos grupos etários acima de 80 anos com doenças crônico-degenerativas associadas a estes grupos de idade