SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Inquérito epidemiológico da resistência às drogas usadas no tratamento da tuberculose no Brasil 1995-97, IERDTB: Parte II: validade e confiabilidades das medidasTuberculosis control program logical model evaluation: case studies, municipal/State in Legal Amazon índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.10 n.2 Rio de Janeiro dic. 2002

 

INFORMES

 

1- APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DO CURSO DE
ESPECIALIZAÇÃO EM PNEUMOLOGIA SANITÁRIA/CRPHF - 2002

 

ALUNOS/FORMAÇÃO/ESTADO

TÍTULO DO TRABALHO / OBJETIVO

Ana Lourdes das Costa Rocha
Enfermagem/RJ

 

- Proposta de Promoção da Saúde no Programa de Controle da Tuberculose na AP 4 - Rio de Janeiro. / Desenvolver nas unidades da AP 4 o que realizam o PCT uma proposta, referenciada nos conceitos de Promoção da Saúde. Essa proposta deverá ser apresentada aos trabalhadores das Unidades para a partir da reflexão das práticas de atendimento, ajudá-los a co nstruir uma nova tecnologia de promoçãoda saúde na assistência aos pacientes.

Ana Lúcia Lobo Vianna Cabral
Serviço Social/MG

- Plano de ação para implementação de supervisão do Programa de Controle da Tuberculose nas unidades básicas de saúde do Distrito Sanitário Leste de Belo Horizonte. / Melhorar a qualidade do Programa de Controle da Tuberculose nas unidades básicas de saúde do DISAL, a partir da realização de supervisões periódicas às equipes, aumentando o percentual de cura de pacientes na área de abragência do DISAL de 58,2% em 2001 para 80% dos casos em dezembro de 2003 e garantido a melhoria da qualidade das informações de forma a reduzir de 18,3% para 5% o percentual de casos sem informações.

Cândida Rodrigues Silva
Enfermagem/DF

- Descentralização do Programa de Controle da Tuberculose na unidade hospitalar do Gama – DF: uma nova tentativa. / Implantar um plano emergencial para descentralização das ações básicas do Programa de Controle da Tuberculose da Unidade de Saúde do Gama, visando a melhoria das metas estipuladas pelo Programa Nacional, no período de janeiro de 2003 a janeiro de 2004.

Edjane Maria Torreão Brito
Medicina/SP

- Plano de ação do Programa de Controle da Tuberculose – Distrito de Sacomã - SP. / Implementar as ações do PCT através da estratégia DOTS capacitando 100% dos profissionais que atuam neste programa em oito unidades de saúde reduzindo o abandono de 21% para 10% num período de novembro 2002 a novembro 2003.

Elba Urzedo de F. Lamounier
Enfermagem/RR

- Plano de ação para implantação das medidas de biossegurança para tuberculose no Hospital Rubens de Souza Bento/Setor de Emergência - Francisco Elesbão no Estado de Roraima. / Implantar as medidas de biossegurança em tuberculose nos setores do Hospital Geral de Roraima – Rubens de Souza Bento e setor de Emergência – Francisco Elesbão, através da CCIH com a criação de comissão específica para tuberculose e treinamento de 100% dos profissionais visando à prevenção da doença entre os profissionais de saúde e/ou pacientes, no período de janeiro a dezembro de 2003.

Eliane Dias Pancha Pintor
Medicina/RJ

- Plano de ação para aumentar a capacitação de sintomáticos respiratórios no Centro de Saúde Ariadne Lopes de Menezes (CMS XII). / Capacitar os profissionais do CMS XII e a comunidade para identificar os sintomáticos respiratórios, realizando ações educativas com os mesmos, a fim de aumentar a capacitação dos sintomáticos respiratórios em 65% nesta unidade básica de saúde, de janeiro a dezembro de 2003.

Fátima Maria do Nascimento
Enfermagem/RR

- Análise da incidência da tuberculose na população indígena Yanomami no estado de Roraima Brasil. / Implementar as ações de controle da tuberculose, capacitando as equipes multidisciplinares do Distrito Sanitária Yanomami, para o PCT aumentando em 80% a descoberta de casos novos no período de janeiro a dezembro de 2003.

Gelci Machado Rodrigues
Enfermagem/RS

- Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Pneumologia Sanitária - RJ. / Implementar a integração do ambulatório de tisiologia e unidades de saúde, capacitando os profissionais nas atividades de controle da tuberculose, visando a redução da taxa de abandono de 15% para 10% no ano de 2003.

Ióli Sbeghen Hoff
Enfermagem/RO

- Plano de ação do Programa de Controle da Tuberculose, na busca do sintomático respiratório no DSEI / Porto Velho – Rondônia de janeiro a dezembro de 2003. / Implementar o controle da Tuberculose no Distrito Sanitário Especial Indígena de Porto Velho, através de rotinas de controle da tuberculose em 100% dos pólos base de saúde indígena e propiciar a cada um condições para a implementação do controle da tuberculose, visando melhorar os indicadores epidemiológicos e operacionais de janeiro a dezembro de 2003.

Jacqueline Ferrão Zoch
Fisioterapia/RS

- Plano de ação para o Programa de Controle da Tuberculose. / Implementar o uso do Sistema de Informação em Tuberculose nos municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde do RS, através da capacitação das equipes municipais do PCT, visando a utilização do SINAN em 100% destes municípios até o final de 2003.

Jaqueline Linhares Coelho
Enfermagem/ES

- Implantação de medidas de biossegurança em unidade básica de saúde no município de Vitória (ES) para reduzir a transmissão da tuberculose. / Implantar medidas de controle de biossegurança em tuberculose em 69% das unidades básicas de saúde do município de Vitória (baixa e média complexidade), com vistas a atingir 100% das medidas de proteção respiratória, 11% das medidas ambientais e 70% das medidas administrativas no período de abril de 2003 a março de 2004.

Jaqueline Rodrigues de Oliveira
Enfermagem/RJ

- Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Pneumologia Sanitária. / Expandir a cobertura da estratégia DOTS, capacitando recursos humanos em 25% das unidades básicas de saúde com PCT implantado, reduzindo a taxa de abandono de 15% para 10% no município do Rio de Janeiro, de janeiro a dezembro de 2003.

Jebson Medeiros de Souza
Enfermagem/AC

- Implantação do DOT’S no município de Cruzeiro do Sul / Acre, através do treinamento das equipes do PACS/PSF e reorganização dos serviços em 11 unidades deste município, no período de janeiro a dezembro de 2003. / Implantar a estratégia DOTS no município de Cruzeiro do Sul / Acre, através do treinamento das equipes do PACS/PSF e profissionais do PCT, reorganizando os serviços em 11 unidades deste Município, visando a descentralização do PCT e a cobertura de 90% da meta proposta de busca dos sintomáticos respiratórios, 100% de diagnóstico e tratamento, mantendo a taxa de cura já existente, no período de janeiro a dezembro de 2003.

Joseane Pimentel de Sousa Batista
Enfermagem/AP

- Implementação de busca ativa de sintomático respiratório no município de Macapá. / Implementar busca ativa de sintomático respiratório do município de Macapá, treinando Agentes Comunitário de Saúde e promovendo divulgação das ações do PCT, visando aumentar em 30% a descoberta de casos novos de Tuberculose de janeiro à dezembro de 2003.

Joycenéa Matsuda Mendes
Medicina/RJ

- Tuberculose uma questão de vida ou de morte? O complexo de Manguinhos pede socorro. / Diminuir a taxa de abandono.

Kelly Christina Gomes de Araújo
Enfermagem/AP

- Implementação da estratégia DOT no município de Macapá. / Implementar a estratégia DOT no município de Macapá - AP, capacitando profissionais de Saúde da Família nas ações do PCT, visando a redução da taxa de abandono de 9% para 5% no período de janeiro à dezembro de 2003.

Lucélia Borges de Abreu Ferreira
Farmácia Bioquímica/GO

- Reorganização do Programa de Controle da Tuberculose implementação das ações através da estratégia de Saúde da Família. / 1. Aumentar a efetividade das ações do Programa de Controle da Tuberculose na abrangência da 10a regional de Saúde/GO, através da implementação de atividades específicas para o seu controle em 100% dos municípios com PSF, visando elevar a descoberta de casos novos de 60% para 90% até dezembro/04. 2. Viabilizar a implantação de um calendário de atividades de educação e promoção da saúde para grupos organizados da sociedade (lideranças comunitárias, clubes de serviços, sindicatos, igrejas, escolas, conselhos comunitários, etc.) através de um plano de ação que contemple 80% desses segmentos até dezembro/03.

Lucia Marques Gouveia Carneiro
Enfermagem/GO

- Implementação das Ações do PCT na busca ativa dos sintomáticos respiratório, diagnóstico e tratamento precoce da população indígena DSEI, Porto Velho, Pólo Base de Guajará-Mirim - RO. / Implementar as ações do PCT, reciclando os profissionais de saúde envolvidos, reorganizando o sistema de diagnóstico e efetividade do tratamento a partir de dezembro de 2002, visando diagnosticar 70% dos casos pulmonares bacilíferos e curar 85% dos casos pulmonares bacilíferos da população indígena do pólo base de Guajará-Mirim.

Magali Cristina Pereira da Silva
Enfermagem/AP

- Plano de ação para implantação do DOTS no estado do Amapá no ano de 2003. / Implementar a estratégia DOT'S no estado do Amapá, capacitando profissionais da saúde da família e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) nas ações do PCT, visando a redução da taxa de abandono de 19% para 10% no ano de 2003.

Marcela Lopes Bhering da Silva
Farmácia/RJ

- Plano de ação "Projeto Porta de Saída – implantação de um sistema de referência e contrareferência no Hospital Estadual Santa Maria – RJ". / Estabelecer um sistema de referência e contra-referência do Hospital Estadual Santa Maria com as unidades básicas de saúde do estado do Rio de Janeiro, através da implantação de um sistema de prevenção de abandono denominado Projeto Porta de Saída, visando referenciar 100% dos pacientes que terão alta para tratamento ambulatorial, de janeiro a dezembro de 2003.

Márcia Rosa Silva Borba
Serviço Social/TO

- Implementação das ações de controle da tuberculose nas unidades de saúde de Palmas, com a finalidade de aumentar adesão e regularidade do tratamento, reduzindo a taxa de abandono. / Implementar as ações de controle da tuberculose nas unidades de saúde de Palmas sensibilizando e motivando as equipes multiprofissionais, através de capacitação, com a finalidade de aumentar a adesão ao tratamento e, conseqüentemente a regularidade, reduzindo a taxa de abandono de 12% para 5% no período de novembro/2002 a dezembro/2003.

Maria da Conceição Silva do Nascimento
Serviço Social/RN

- Prevenção e promoção à saúde com enfoque na tuberculose. / Aumentar o percentual de cura de 72% para 855, conseqüentemente diminuindo a taxa de abandono de 10 para 5% integrando o PCT ao SIEC sensibilizando os gestores e responsáveis pelos programas a REFLEXÃO sobre a importância e a necessidade de ações que visem a melhoria na qualidade de vida coletiva nos municípios do Rio Grande do Norte, no ano de 2003.

Maria das Graças Serafim
Medicina/PR

- Implantação de ações educativas continuadas nas comunidades indígenas do estado do Paraná. / Implantar ações educativas continuadas, capacitando as equipes multidisciplinares para o PCT, envolvendo as 20 comunidades indígenas do estado do Paraná, visando curar 85% dos casos de Tuberculose, de janeiro a dezembro de 2003.

Maria do Pérpetuo Socorro V. Macedo
Enfermagem/PI

- Plano de ação para implementação do sistema de informação laboratorial (SILTB) no estado do Piauí. / Formar um banco de dados (referente ao diagnóstico laboratorial da tuberculose) com 100% das informações geradas pelas unidadeslaboratoriais dos municípios que possuem o PCT, através da implantação laboratorial - versão 3.0 (SILTB-3.0) em 100% das unidades laboratoriais e no Laboratório Central (LACEM) no estado do Piauí no ano de 2003.

Maria Elda Alves Lacerda Campos
Enfermagem/PE

- Plano de ação para o controle da tuberculose. / Implementar a busca de faltosos através da reorganização do serviço de tuberculose, visando a redução de 10% do abandono em 100% dos municípios da VIII Regional de Saúde de janeiro a dezembro de 2003.

Maria Jose Brandão Alves
Serviço Social/RJ

- Plano de ação para o controle da tuberculose no município de Japeri. / Implantar ações de controle da tuberculose nas duas unidades básicas de saúde com PCT implantado, visando reduzir o abandono e aumentar a taxa de cura de 51% para 85% dos casos diagnosticados no período de janeiro à dezembro de 2003.

Mônica Flores Rick
Medicina/RJ

- Plano de ação para implantação do tratamento supervisionado nas equipes de PSF no município de Nova Iguaçu, com o objetivo de aumentar a adesão ao tratamento. / Implantar o tratamento supervisionado em 5 UBS com PCT/PSF, capacitando profissionais da equipe de PSF, reduzindo a taxa de abandono de 15% para 10%, no município de Nova Iguaçu/RJ, de janeiro a dezembro de 2003.

Nauremir Lomelino de Azeredo
Medicina/RJ

- Plano para implementação das ações do Programa de Controle da Tuberculose no município de Belford Roxo - RJ. / Implementar as ações do Programa de Controle da Tuberculose, efetivando a adesão ao tratamento, capacitando recursos humanos em 100% das unidades municipais de saúde com o PCT implantado, aumentando a taxa de cura de 55,4% para 75%, no município de Belford Roxo de janeiro á dezembro de 2003.

Necha Goldgrub
Medicina/SP

- Plano de ação para 2003: Controle da TB nos albergues do município de São Paulo. / Reimplantar em janeiro de 2003 a busca de casos, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção da tuberculose para os usuários dos albergues do município de São Paulo, bem como para os funcionários e profissionais da saúde que lhes prestam atendimento.

Nelson Carmelo Olazar
Ciências Contábeis/MS

- Implementação do DOTS em áreas indígenas para 2003. / Implementar a estratégia DOTS nas 4 aldeias do município de Dourados, capacitando os profissionais das equipes multidisciplinares do PCT, visando identificar 100% dos sintomáticos respiratórios, e envolver as comunidades indígenas para a redução da taxa de abandono de 5% para 1% no período de janeiro a dezembro de 2003.

Patrícia Maria C. Carneiro de Albuquerque
Enfermagem/PE

- Plano de ação para o controle da tuberculose no estado de Pernambuco. / Aumentar a efetividade do Programa de Controle da Tuberculose, através da implantação e implementação das ações de controle deste agravo, visando a redução do abandono para 10%, no estado de Pernambuco, de janeiro a dezembro de 2003.

Renata Cristina Campos Reis Matta
Pedagogia/RJ

- Projeto de mobilização, informação e conscientização junto as micro empresas da área de Curicica-Jacarepaguá, quanto a importância do Controle da Tuberculose. / Conscientizar funcionários das micro empresas da área da Curicica-Jacarepaguá, por meio de atividades de educação e promoção da saúde, da importância do controle da tuberculose na população, no período de fevereiro de 2003 à julho de 2004.

Rossana Maria Kovalski
Enfermagem/RS

- Plano de ação para o Programa de Controle da Tuberculose da 1a Coordenadoria Regional de Saúde do RS. / Aumentar a descoberta de casos novos de Tuberculose através da reorganização de um sistema de busca ativa de sintomáticos respiratórios na população geral nos municípios da 1aCRS, visando que a taxa de descoberta de casos novos seja de 90% dos casos estimados no período de janeiro a dezembro de 2003.

Sarah Jane Barbosa dos Santos
Psicologia/SP

- Tuberculose multirresistente em Santos - Subsídios para implantação de um ambulatório regional. / Implantar um sistema de Vigilância Epidemiológica para Tuberculose Multirresistente no município de Santos, levantando o perfil epidemiológico, analisando e avaliando os dados de 100% dos casos de TBMR notificados entre 1997 e 2000, visando subsidiar a criação de um ambulatório de referência para TBMR no município em 6 meses e discutir medidas de prevenção a serem implantadas nas unidades básicas do município.

Vera Lúcia Santos de Azevedo
Cruz Psicologia/RR

- Plano de ação para o controle da Tuberculose - Município de Boa Vista - 2002. / Reduzir a fonte de infecção do bacilo da Tuberculose na população de Boa Vista, através da implantação e implementação de atividades do PCT em oito Unidades de Saúde e postos de atendimento do PSF, visando diagnosticar 90% dos casos esperados, no período de janeiro a dezembro de 2003.