SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Atualização terapêutica em tuberculose: principais efeitos adversos dos fármacos2 - Resumo do relatório de gestão - 2003 Centro de Referência Professor Hélio Fraga índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Bol. Pneumol. Sanit. v.11 n.2 Rio de Janeiro dic. 2003

 

INFORMES

 

1- Apresentação dos trabalhos dos alunos do Curso de Especialização em Pneumologia Sanitária/CRPHF - 2003

 

 

ALUNOS/FORMAÇÃO/ESTADO

TÍTULO DO TRABALHO / OBJETIVO

Adriana Barison Odontologia/RS

- Implementação do SINAN no Municípios da 1a CRS/RS. / Implementar o sistema de informação de agravos de notificação (SINAN) através da revisão de 100% dos livros de registros e controle dos casos de tuberculose dos anos 1999 a 2003, dos 16 municípios da 1a CRS com o Programa de Controle da Tuberculose implantado, visando um banco de dados confiáveis, no período de janeiro de 2004 a dezembro de 2005.

Adriana Garcia Araújo de Souza Enfermagem/RJ - Busca ativa de faltosos X Qualificação de pessoas. / Implantar um serviço de busca ativa aos faltosos através de qualificação de pessoal, formação de parcerias com Programas de Agentes Comunitários de Saúde, Associação dos Moradores e Organizações não Governamentais, visando manter 100% de regularidade no tratamento dos pacientes residentes no Complexo da Maré, no período de janeiro a dezembro de 2004.
Auler Rafaello Fernandes Coelho Medicina/MG - Programa de Controle da Tuberculose em Dores de Guanhães - Projeto de Implementação. / Capacitar os profissionais de saúde de Dores de Guanhães, acerca da tuberculose e do PCT.
Claudia de Souza Ribeiro Travassos Fisioterapia/RJ - Plano de Ação da Campanha Educativa de Divulgação da Doença e Referência em Tratamento de Tuberculose no Município de Nova Iguaçu no ano de 2004. / Realizar campanha educativa de divulgação da doença e referência em tratamento de tuberculose, aumentando a captação de sintomáticos respiratórios e detecção de casos novos em 10% no município de Nova Iguaçu no período de janeiro a dezembro de 2004.
Cleide Maria Marques Grando CiÍncias Sociais/SC - Implementação do Programa de Controle da Tuberculose na áreas Indígenas do Estado de Santa Catarina. / Implementação do Programa de Controle da Tuberculose em 100% das Unidades de Saúde das áreas Indígenas do Estado de Santa Catarina, atendendo 100% dos sintomáticos respiratórios e 100% dos casos de tuberculose pulmonar no período de janeiro à dezembro de 2004.
Darlan Endres de Rezende Enfermagem/AM - Implementação das Ações do PCT na busca ativa dos sintomáticos respiratório, diagnóstico e tratamento precoce da população do município de São Gabriel da Cachoeira/AM. / Implementar as ações do PCT, reciclando os profissionais de saúde envolvidos, reorganizando o sistema de diagnóstico e efetividade de tratamento a partir de dezembro de 2003, visando diagnosticar 70% dos casos pulmonares bacilíferos e curar 85% dos casos pulmonares bacilíferos do município de São Gabriel da Cachoeira/AM.
Ercilia Lima de Oliveira Silva Enfermagem/RJ - Plano de Ação uma Proposta de Parcerias entre os Programas de Controle de Tuberculose e DST/AIDS no ano de 2004. / Desenvolver parceria entre o programa entre o programa de controle da tuberculose e o programa de DST/AIDS no município de Queimados. Capacitando a equipe e construindo estratégias de atendimento aos usuários do PCT visando ampliar a detecção do HIV de 7% para 30% no período de fevereiro até dezembro 2004.
Francisco Carlos Duarte Azevedo Enfermagem/RJ - Plano para Implementação da Estratégia DOTS no Município de Belford Roxo - RJ. / Implantar a estratégia DOTS reorganizando as atividades dos serviços nas Unidades básicas de Saúde com PCT implantado, reduzindo o abandono de tratamento de 18% para 3 no Município de Belford Roxo, de janeiro a dezembro de 2004.
George Santiago Dimech Medicina Veterinária/DF - Plano de Ação para Implementação do Sistema de Vigilância Epidemiológica e de Informação do Programa de Controle da Tuberculose. / Garantir a melhoria da qualidade das informações sobre tuberculose no país, por meio de capacitações e fornecimento de equipamentos as Coordenações Estaduais e dos Municípios Prioritários para que estes assumam de forma efetiva a gerência das atividades relacionadas À vigilância e gestão de agravos, fim de que, até dezembro de 2004, seja estabelecido um fluxo contínuo de notificação e acompanhamento de pelo menos 96% dos casos detectados.
Geórgia Andréia de Carvalho Castro Enfermagem/MG - Implantação do PCT no Município de Astolfo Dutra/MG - Projeto. / Implantar o PCT na área de cobertura da 2a equipe do PSF.
Gerlânia Simplício de Sousa Medicina/PB - Implementação das Ações de Controle da Co-Infecção TB/HIV no Programa de Tuberculose do Estado da Paraíba. / Implementar nos municípios prioritários da Paraíba a solicitação para sorologia para HIV em todos os pacientes com tuberculose (TB), afim de Aumentar para 100% a identificação de indivíduos com tuberculose coinfecção pelo HIV, no ano de 2004.
Gisele Nogueira de Brito Assad Enfermagem/RJ - Educação em Saúde para Captação dos Sintomáticos Respiratórios na AP4 Jacarepaguá - Rio de Janeiro. / Implementar ações educativas em tuberculose, através de palestras e distribuição de insumos nas escolas, igrejas e associação de moradores, para aumentar em 20% a captação dos sintomáticos respiratórios no PAM Newton Bethlem no ano de 2004.
Inara Aparecida Faria Enfermagem/MG - Plano de Ação do Programa de Controle da Tuberculose - PCT - Município de Carmo da Mata-MG. / Implementar as ações do PCT através da busca ativa do sintomático respiratório no município de Carmo da Mata/MG, capacitando 100% dos profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família, visando aumentar em 50 a descoberta de casos novos de tuberculose de janeiro a dezembro de 2004.
Jorge Luiz da Rocha Medicina/RJ - Implementar as Ações educativas e Informativas em Tuberculose através de uma Cartilha de Promoção em Saúde de Conteúdo Multidisciplinar de Distribuição mensal e seriada. / Implementar as ações educativas e informativas em tuberculose através de uma cartilha de promoção em saúde de conteúdo multidisciplinar de distribuição mensal e seriada para todos os pacientes inscritos no Programa de Controle da Tuberculose do PAM Newton Bethlem, visando a melhoria de adesão ao tratamento para aumentar a taxa de cura de 82,5% para 87,5% no período de março de 2004 à março de 2005.
José Aluizio Coutinho Muniz Medicina/MG - Avaliação do programa de Controle da Tuberculose no Distrito Leste de Belo Horizonte, MG. / Implementar as ações diagnósticas junto as ESF (equipes de saúde da família) do Distrito Sanitário Leste, no período de janeiro a dezembro de 2004. Supervisionar as internações de casos de tuberculose, com levantamento dos casos que poderiam ser tratados ambulatoriamente no Distrito Sanitário Leste, no período de janeiro a dezembro de 2004. Implementar o tratamento supervisionado dos casos de tuberculose, alcançando 100% dos pacientes de tuberculose, no Distrito Sanitário Leste, no período de janeiro a dezembro de 2004. Implementar o projeto de supervisão periódica das ESF, no Distrito Sanitário Leste, no período de janeiro a dezembro de 2004.
Josefa Ângela Pontes de Aquino Farmácia/PB - Implantação do SINAN no Hospital Referência de Tuberculose no Estado da Paraíba. / Implantar o SINAN no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Hospital Referência de Tuberculose no Estácio, visando obter 100% de notificação de casos de tuberculose diagnosticados no ano de 2004.
Kelly Cristina da Silva Fisioterapia/RJ - Plano para Implantação de Ações Educativas no Hospital Estadual Pedro II - RJ. / Implantar ações educativas para divulgar sinais e sintomas da tuberculose, visando aumentar diagnóstico e referência em tratamento junto a porta de entrada da emergência do Hospital Estadual Pedro II, no período de janeiro à dezembro/2004.
Leda Maria dos Santos Ciências Biológicas/RJ - Avaliação do ácido Para-Nitro-Benzóico para identificação do Complexo Mycobacterium Tuberculosis. / Avaliar o uso do ácido-nitrobenzóico (PNB) como agente inibidor do crescimento de micobactérias para a identificação de Mycobacterium tuberculosis no sistema MB/BacT.
Leonizia Clarinda da Silva Enfermagem/GO - Plano de Ação para Implantação do Programa de Controle da Tuberculose nas Unidades de Saúde Indígenas Jurisdicionado ao Distrito Sanitário Especial Indígena de São Félix do Araguaia. / Implementar as ações de Controle da Tuberculose no Distrito Sanitário Especial Indígena de São Félix do Araguaia, através de rotinas de controle da tuberculose em 100% dos Pólos - Base de Saúde Indígena, municípios envolvidos e o próprio DSEI - Araguaia e propiciar a cada um, condições para a implementação do controle da tuberculose, visando melhor fluxo de informação e indicadores epidemiológicos e operacionais de janeiro a dezembro de 2004.
Lidismar Pereira da Silva Enfermagem/RJ - A Enfermagem Ambulatorial de Pesquisa frente a melhoria da Qualidade da Assistência prestada ao cliente TB-MR. / Melhorar a qualidade da assistência de enfermagem, através de uma sala para procedimentos de enfermagem para administração de medicamentos parenteral, realização de testes tuberculínicos e leitura de PPD, em 100% dos clientes com TBMR e seus contatos, que procurarem o Ambulatório de Pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, Município do Rio de Janeiro, a partir do 1º semestre de 2004.
Lucia Helena de Sant'anna Marques Enfermagem/RJ - Implantação de rotina para identificação e Atendimento diferenciado aos pacientes com rico potencial de abandono de tratamento. / Implantar um sistema de prevenção do abandono através da identificação e atendimento diferenciado aos pacientes com risco potencial de abandono, visando atingir no mínimo 85% de alta por cura, referente ao período de fevereiro a dezembro de 2004. / Promover a atualização dos auxiliares de enfermagem do programa através da organização de cursos específicos e participação nas reuniões de equipe, buscando atingir 100% dos auxiliares de enfermagem que atuam no programa.
Luciana Stanford Baldoino Enfermagem/ PI - Implantação de Busca ativa dos Sintomáticos Respiratórios, capacitando 100% dos Agentes Comunitários de Saúde nas Ações do Programa de Controle da Tuberculose, visando aumentar em 10% a descoberta de casos no Município de Picos/PI no ano de 2004. / Implantar busca ativa dos sintomáticos respiratórios, capacitando 100% dos Agentes Comunitários de Saúde nas ações do Programa de Controle da Tuberculose, visando aumentar em 10% a descoberta de casos no Município de Picos/ PI no ano de 2004.
Luzia Saraiva Rocha Enfermagem/CE - Projeto de Intervenção para Implementar Ações do Programa de Controle da Tuberculose nos Municípios da 21a Célula Regional de Saúde - Juazeiro do Norte - CE - Período de 2004. / Ampliar a capacidade de busca ativa dos sintomáticos respiratórios, capacitando 100% dos Agentes Comunitários de Saúde nas Ações de Controle da Tuberculose dos 6 municípios da 21a CERES, com finalidade de aumentar em 15% a detecção dos casos de tuberculose no ano de 2004.
Marcos de Souza Alves Fisioterapia/RJ - Plano para Implementação das Ações do Programa de Controle da Tuberculose no Hospital Aristacho Pessoa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. / Criação do Programa de Controle da Tuberculose, efetivando a adesão ao tratamento, capacitação e dos recursos humanos em 100% e sensibilização da equipe de assistência do Hospital Central Aristacho Pessoa em todas as esferas, de janeiro a dezembro de 2004.
Maria do Carmo Oliveira Rocha Serviço Social/PE - Plano de Ação para o aprimoramento do Sistema de Informação de Tuberculose no Distrito Sanitário V da Secretaria de Saúde do Recife. / Aprimorar o sistema de informação da tuberculose, em 100% das Unidades de Saúde do Distrito Sanitário V da cidade do Recife com o Programa de Controle da Tuberculose implantado; diminuindo em 90% as variáveis ignoradas da Ficha de Investigação Epidemiológica do Sistema de Informação de Agravos de Notificação-SINAN e acompanhando e informando 100% da situação de encerramento dos casos no ano de 2004.
Maria Laiz Ferreira Oliveira Enfermagem/MG - Plano de Ação. / Implementar o Programa de Controle da Tuberculose no DISAVN Distrito Sanitário de Venda Nova, reorganizando todas as Unidades Básicas de Saúde nas ações do DOTS de maneira a descobrir 100% dos casos, buscando atingir uma taxa de cura de 85% dos casos de tuberculose - TB, no período de janeiro a dezembro de 2004.
Miramar Vieira da Silva Serviço Social/GO - Implementação das Ações e Descentralização do Programa de Controle da Tuberculose no Município de Luziânia - Goiás. / Implementar e melhorar as ações da descentralização do PCT, visando aumentar a taxa de cura de 68% para 75% dos casos diagnosticados e tratados no município de Luziânia no período de dezembro de 2003 a dezembro de 2004.
Mônica Cardoso Façanha Medicina/CE - Tuberculose - Resgate de casos subnotificados e sem informação de encerramento atendidos no município de Fortaleza entre 2000 e 2002. / Registrar no Sistema Nacional de Agravos de Notificação - SINAN todos os casos e situação de encerramento do tratamento de tuberculose de pacientes diagnosticados em unidades públicas de saúde com o Programa de Controle da Tuberculose implantado no Município de Fortaleza obtida através de busca ativa nos livros de registro da tuberculose nos anos 2000 a 2002.
Mônica Gonçalves Reis Enfermagem/RJ - Plano de Ação para o Controle da Tuberculose Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro. / Aumentar a efetividade do PCT, através da implantação e implementação das ações de controle deste agravo, visando à redução do abandono para 5% no município de Campos dos Goytacazes, de janeiro a dezembro de 2004.
Neide Maria de Souza Enfermagem/SP - Plano de Ação do Programa de Controle da Tuberculose - Coordenadoria de Saúde da Sub-Prefeitura da Cidade Tiradentes - SP. / Implementar um sistema de busca ativa de faltosos através da sensibilização de pessoal, formação de parcerias com Programas das Unidades Básicas, Programa de Saúde da Família, Associação de Moradores e ONG's, reduzindo o abandono de 30% para 10% no período de novembro de 2003 a janeiro de 2005.
Neuza Denise Bitencourt Leonardo Enfermagem/RJ - Mapeamento de Risco da sala de espera do Centro de Clínicas Adrelírio Rios Gonçalves do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz. / Mapear o risco da sala de espera do Centro de Clínicas do Instituto de Pesquisa Evandro Chagas.
Paulo Roberto da Silva Ciências Contábeis/RJ - Plano de ação para Implantação de Campanha de Caráter Educativo de Divulgação da Tuberculose no Hospital Municipal Conde Modesto Leal e em Postos de Saúde em Maricá - RJ. / Implementar campanha de ações informativas para divulgação dos sintomas da doenças nos serviços de atendimento do hospital e demais unidades de saúde, através de material instrucional, visando aumentar o diagnóstico e melhorar a adesão ao tratamento durante o ano de 2004.
Rita de Cassia de Moraes Serviço Social/SP - Plano de Ação para implementação do Sistema de Informação nas Unidades Básicas de Saúde e Hospitais com o Programa de Controle da Tuberculose da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura Mooca, Município de São Paulo-SP. / Implementar o sistema em 100% das unidades e hospitais com o Programa de Controle da Tuberculose, da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura Mooca, São Paulo - SP, treinando 100% dos profissionais que operam o sistema, visando atualizar 100% dos casos não encerrados com vistas a melhoria da qualidade e confiabilidade do sistema de informação, no período de janeiro a dezembro de 2004.
Roberto Lourenço Borba Administração/RJ - Implantação do Programa de Saúde da Família no Município de Mendes-RJ. / Implantar o Programa de Saúde da Família - PSF em 100% dos Centros de Saúde, capacitando 100% das equipes de saúde, visando reduzir a taxa de mortalidade por doenças do aparelho respiratório para 5% no Município de Mendes, no Estado do Rio de Janeiro, no período de janeiro a dezembro de 2004.
Roselene Lopes de Oliveira Figueiredo Enfermagem/MS - Implementação do Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose nas Aldeias Indígenas de Mato Grosso do Sul-Brasil. / Diagnosticar todos os casos de tuberculose nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, identificando e examinando 100% dos sintomáticos respiratórios, encontrando pelo menos 4% de baciloscopia positiva, no período de janeiro à dezembro de 2004.
Sonia Regina Cardoso de Araujo Enfermagem/RJ - Busca Ativa aos Pacientes Faltosos e com Alto Risco de Abandono. / Implementar um Sistema de busca ativa aos pacientes faltosos, e com alto risco de abandono através da qualificação do pessoal e a formação de parcerias com a associação de moradores, com o propósito de manter a regularidade em 100% do tratamento. No período de janeiro a dezembro de 2004.
Suzane Maria Zacca Maciel Enfermagem/RJ - Implantação do Programa de Tuberculose no PSF São Sebastião no Município de Japeri. / Implantar o PCT no PSF São Sebastião, no município do Rio de Janeiro, capacitando recursos humanos (RH), alocando recursos materiais a fim de diagnosticas e tratar 100% dos casos de tuberculose da localidade no período de janeiro à dezembro de 2004.
Vinicius Alexandre da Silva Oliveira Odontologia/PI - Plano de Ação para o Controle da Tuberculose em Unidades Prisionais do Estado do Piauí no ano de 2004. / Implantar o Programa de Controle da Tuberculose reorganizando o serviço de saúde para a captação dos casos de tuberculose em 100% das unidades penais, tratando 100% dos casos descobertos no sistema penitenciário do Piauí em 2004.
Waldeci Cardoso Silva Enfermagem/PA - Implantação da Terapia Supervisionada nas Unidades Básicas de Saúde no Município de Belém - Pará. / Implantar a Terapia Supervisionada em 100% das Unidades Básicas de Saúde, através da integração das equipes do Programa de Saúde da Família, Programa de Agente Comunitário de Saúde e do Programa de Controle da Tuberculose, treinando e promovendo ações de educação em saúde, visando aumentar a taxa de cura de 74% para 85%, no município de Belém, no período de janeiro a dezembro de 2004.
Wandyra Araujo Barros Serviço Social/PA - Informatização do Programa de Assistência a Portadores de Tuberculose Multirresistente do Estado do Pará. / Implantar um sistema de informação para o Programa de Assistência a Portadores de Tuberculose Multirresistente, através da utilização dos dados da ficha de notificação atual e de consulta trimestral, visando controlar 100% das informações do Estado do Pará, no período de janeiro a abril de 2004.